Topo

E aí, amigo(a)?! Agora é hora de um papo sério aqui entre nós: Coronavírus (COVID-19)

Você com certeza já viu e ouviu por aí as pessoas comentando sobre a nova pandemia que chegou no Brasil, mas o que você provavelmente não viu são orientações para quem está no batidão das entregas atrás do volante, não é mesmo?

Para te orientar a prevenir a doença e procurar ajuda caso apresente algum dos sintomas, vamos, primeiramente, entender o que é esse novo vírus.

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e já está presente na sociedade há um tempo. Ele foi descoberto na China no final de 2019 e os principais sintomas do COVID-19, que causa tosse, febre e falta de ar.

Inicialmente você deve estar pensando “ah! mas é só mais uma gripe”, porém, o contágio do COVID-19 é muito alto, e pode ser feito pelas mãos, tosse, espirro ou pelo contato com objetos contaminados. Além disso, pessoas idosas ou com doenças crônicas e autoimunes fazem parte do grupo de risco, ou seja, elas são altamente vulneráveis ao vírus, e podem ter complicações pela falta de estudo da doença. Então, se você mora com pessoas que estão nesse grupo de risco, tenha atenção, ok?

 

Todas as pessoas podem ser transmissoras, já que é possível estar infectado e não apresentar os sintomas. Por isso, é importante que cada um faça a sua parte para que o contágio não aumente entre a população.

Então, como você pode se prevenir?

Em caso de tosse, febre ou dificuldade para respirar é importante que você use máscara e procure um atendimento de saúde mais próximo, ou ligue 136. Se estiver nas estradas que têm pedágios é possível recorrer ao SAU (Sistema de Atendimento ao Usuário) ou se preferir, baixe o novo aplicativo do Ministério da Saúde, Coronavírus-SUS. O aplicativo foi desenvolvido especialmente para a pandemia e, em casos dos sintomas da nova doença, ele indica os pontos de atendimento mais próximos. O Coronavírus-SUS está disponível para IOS e Android.

Outra dica para você, amigo(a) que dirige, é a higienização do seu veículo e do volante, principalmente.

Para a higienização do painel você pode usar produtos de limpeza indicados para cada superfície. O mais indicado para superfícies eletrônicas, por exemplo, é o álcool isopropílico (álcool com menos de 1% de água, útil para remover a oleosidade e limpar equipamentos, sem comprometer o funcionamento), disponível em líquido e lenços umedecidos. Não é indicado o uso de produtos como álcool 96%, etanol ou bebidas alcoólicas.

Redobre a atenção para os cuidados pessoais

Ao espirrar ou tossir, cubra com o antebraço (cotovelo) e sempre lave as mãos com água e sabão, se possível use o álcool em gel 70%. E é válido lembrar que o uso de água e sabão já é eficiente contra o novo coronavírus, por isso, não utilize outras soluções, pois pode ser prejudicial à saúde. Se preferir, faça de uso pessoal com uma garrafinha.

Além disso, não compartilhe objetos pessoais. O Ministério da Saúde recomenda que evite aglomerações e que, neste período, não cumprimente com aperto de mãos, beijos ou abraços. Ao encontrar com os amigos ou familiares, mantenha a distância de um metro e lembre-se de evitar o contato com pessoas do grupo de risco.

E como se prevenir em locais públicos, na compra de produtos e na troca de dinheiro?

Certifique que os postos de gasolinas e as empresas onde vão carregar ou descarregar estão seguindo as orientações do Ministério da Saúde para manter os banheiros e área de alimentação higienizados. Ao tomar banho, use o seu chinelo e utilize protetores de assento nos vasos sanitários. Procure por álcool em gel, quando disponível, nas paredes ou entradas.

Para a compra de produtos em estabelecimentos nas estradas sempre lave as mãos ao voltar para o seu caminhão, principalmente ao receber o troco do dinheiro, caso pago em espécie. Em pedágios, lava bem as mãos ou use álcool em gel após o manuseio do dinheiro evite utilizar a sua mão que é mais hábil em tarefas (mão dominante), a probabilidade de levar a mão à boca, nariz ou olhos é menor, mas lembre-se de sempre lavar as mãos quando possível ou passe o álcool em gel.

Caso presencie a prática de preço abusivo de álcool em gel ou qualquer outro produto para a saúde em estabelecimentos nas estradas, denuncie no Procon mais próximo da sua localização.

Baixe o aplicativo do Ministério da Saúde: Coronavírus-SUS:

iPhone: https://apps.apple.com/br/app/coronavírus-sus/id1408008382

Android: https://apps.apple.com/br/app/coronavírus-sus/id1408008382

 

Faça a sua parte!

 

Sem Comentários

Postar um Comentário