Top

Água: essencial para qualquer sistema funcionar.

Água: essencial para qualquer sistema funcionar.

E aí, amigo(a) de leitura! O papo dessa vez é sério. Então, atenção sobre a importância desse tema, ok? Para começar, vamos entender um pouco o porquê do assunto sério. Todo ano, no dia 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água. A data, criada lá em 1992 pela Assembléia Geral da ONU, surgiu para mostrar a importância desse tema e para nos alertar de como estamos lidando com o meio ambiente, seja através de práticas pensadas no coletivo, quanto no individual.

Ainda temos água?

Falando em Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), o nosso país tem 12% de água doce do mundo. Só que temos que lembrar que essa distribuição não é totalmente igual. Por exemplo, 80% da região norte do planeta possui água, mas, falando em Brasil, isso significa apenas 5% dos brasileiros. Onde tem mais de 45% da população (próximo ao Oceano Atlântico), tem menos de 3% dos recursos hídricos. Por isso, cada atitude que preserve o nosso bem comum, a água, é extremamente importante!

Monitoramento

A Agência Nacional de Águas (ANA), tem observado a situação geral da água através de monitoramento hidrometeorológico em parceria com a Rede Hidrometeorológica Nacional. É através desses relatórios que conseguem medir o volume das águas (superficiais e subterrâneas), o quanto temos armazenado em reservatórios e o impacto de chuvas para essa quantidade. 

E sabe o que é mais legal? Você pode acessar esses dados e saber como anda o volume de água no nosso país. Só clicar aqui.

Uso diário

Você sabe o quanto a água é importante e essencial. Através do que acabamos de contar acima, algumas ações podem impactar muito o nosso futuro e o meio ambiente. E, resgatando o que já abordamos anteriormente em nosso blog sobre este tema, seguem algumas ações simples, mas que impactam muito no volume de água hoje e nos próximos anos.

  • Vai lavar a louça, escovar dente ou tomar banho? Tente utilizar a torneira apenas na hora que for enxaguar;
  • Se for lavar roupa durante as entregas, desligue a torneira enquanto for ensaboar;
  • Vai almoçar? Tire toda a sujeira do prato antes de lavá-lo. Ensaboar toda a louça antes de abrir a torneira pode poupar até 90 litros de água em 15 minutos.
  • Está em casa ou parado no posto entre as entregas? Evite usar a mangueira para lavar alguma parte do seu caminhão ou até a calçada da sua casa. Prefira baldes e vassouras, afinal, a cada 15 minutos, você gasta 280 litros de água;

Confira mais algumas dicas e veja como podemos economizar muito com pequenas ações:

E a IVECO?

Estamos abordando um assunto importante, e não poderíamos deixar de falar sobre algumas ações que mantemos aqui para contribuir com o meio ambiente e reutilizar quase tudo que produzimos.

Sempre celebramos o Dia Mundial da Água como uma forma de conscientização e para lembrar que a nossa produção é feita em cima de padrões de consumo sustentável. Vamos pontuar abaixo um dado muito importante!

A nossa fábrica em Sete Lagoas, possui o ISO 14001, que é uma certificação de gestão ambiental. Neste certificado, deixamos claro que a nossa empresa desenvolve uma estrutura que não agride o meio ambiente e que estamos dentro das políticas ambientais, praticando a sustentabilidade desde o início da criação dos nossos produtos (veículos leves, médios e pesados). Se quiser saber mais, clique aqui.

A água que é usada na fábrica é reutilizada. No sistema de pré-tratamento da pintura, reduzimos o consumo anual em 2.329m3. É a mesma quantidade que abasteceria durante um ano nove casas com quatro moradores. No ano passado, por exemplo, a taxa de reuso foi de 25,35%, o que representa 27.000m3.

Também realizamos outras ações que impactam diretamente o meio ambiente, veja só:

  • Oficina de Marcenaria: Oficina gratuita que apresenta conceitos básicos para a fabricação de mesas, camas e outros produtos, onde todos os insumos da fábrica são doados para esta ação; 
  • Plante Essa Ideia: As famílias dos nossos colaboradores plantam mudas em diversos pontos da nossa fábrica, gerando consciência ambiental;
  • Tour na Fábrica: Desenvolvemos educação ambiental com tecnologia para as crianças durante um dia;
  • Compostagem: Oficina de compostagem de resíduos orgânicos e plantio de hortaliças, incentivando o consumo de alimentos saudáveis e nutritivos;
  • Dia da Árvore: Plantamos mudas de árvores frutíferas, ipês e quaresmeiras no entorno da fábrica, envolvendo os nossos funcionários, deixando a opção de levar uma plantinha pra casa;
  • Palestras para apresentar bons exemplos e inspirar os colaboradores da IVECO.

Como economizar, afinal?

Você que trabalha na estrada ou faz os transportes dentro das cidades com veículos menores, muitas vezes passa por diversas situações em que tem contato com a água. O que indicamos é pensar de forma consciente. Ter atenção em pequenos pontos de uso da água e tentar reaproveitá-la. E também, pensar nos danos que as suas atitudes têm no meio ambiente. 

Por exemplo, o descarte de pneus: a sua queima, quando não é controlada, libera poluentes e componentes químicos que são tóxicos para a saúde de todos e para o ambiente. Outro ponto são os óleos lubrificantes que, quando jogados no solo, impactam negativamente agricultura, lençóis freáticos e aquíferos. Então, se tiver que descartar esses conteúdos, procure empresas que se preocupem com a venda do produto. Em caso de pneus, já existem mais de 40 empresas homologadas pelo IBAMA. Em relação ao óleo, é com a ajuda do CONAMA que coordena e monitora esse tipo de resíduo. 

Para finalizar…

A água é essencial para a vida de qualquer ser e você sabe disso. E tendo cuidado com pequenas ações, você consegue impactar positivamente o futuro de todos. Por isso, no Dia Mundial da Água lembramos você porque é importante cuidar do meio ambiente. O trabalho continua todos os dias pelas estradas, nas cidades e por aqui. Só lembrando:

Nada substitui a água. Por isso, use com consciência!

 

Iveco Brasil