Top

Água: conscientizar para durar!

Água: conscientizar para durar!

Você sabia que hoje é o Dia Mundial da Água? A data foi intitulada em 1992 pela Organização das Nações Unidas, para mostrar a todos nós a importância de cuidar desse recurso natural. Por isso, amigo(a), hoje eu quero conversar com você sobre por que é essencial preservar a água e como você pode contribuir!

Por que é importante cuidarmos da água?

Óbvio que você sabe que a água está presente em todo o nosso dia a dia, e que para a nossa existência ela é fundamental. E, além dessa importância, o motivo pelo qual devemos cuidar da água é que um dia esse recurso natural pode acabar!

shutterstock_1490978012.jpg

Sim, amigo(a)! A água que consumimos é a água doce, proveniente dos rios, lagos e reservas naturais subterrâneas, porém, ela representa apenas 2,5% da água do planeta; sendo que a água salgada, que não é ideal para consumo (já vamos conversar mais sobre isso!), representa 97,5%.

E a água do mar? 

Apesar do nome, a água doce é ideal para consumo pois apresenta pouca quantidade de sal. Já a água do mar, a salgada, possui muitos cristais de cloreto de sódio (o sal) e, quando ingerimos em grande quantidade, ficamos desidratados. Além disso, usar água salgada em maquinários ou plantações também não é aconselhável.

shutterstock_1018366459.jpg

Por conta disso, é necessário fazer a dessalinização da água do mar, para que ela se torne potável. “Então, pronto! Já temos a solução e, inclusive, o Brasil já faz esse processo!” Seria incrível, porém não é bem assim. 

Infelizmente, o processo para transformar a água pronta para consumo é caro. Aqui no Brasil, em algumas regiões, o custo para isso é quatro vezes maior que o de água doce. Felizmente, com o passar dos anos, cada vez mais surgem novas técnicas para a dessalinização que garantem ter menor custo, tanto para o consumidor final quanto para os órgãos responsáveis.

O que a IVECO faz para preservar a água?

A CNH Industrial, empresa que a IVECO faz parte, tem como valor a sustentabilidade. Toda companhia entende que os esforços para preservar o meio ambiente são fundamentais e, consequentemente, esse valor se estende dentro da IVECO.

Para lembrar da importância do Dia da Água, neste ano, na fábrica de Sete Lagoas (MG), foi realizada uma ação com os colaboradores, na qual o objetivo era levantar propostas criativas para o reuso da água ou redução do consumo.

Uma tentativa de atender ao Objetivo 6 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que procura estabelecer ações de garantia, disponibilidade e a gestão sustentável da água. 

Toda água que é utilizada na IVECO, é tratada e reaproveitada para o uso na fábrica e devolvida para o meio ambiente.

Para além da fábrica

A IVECO busca levar essa responsabilidade para todos, inclusive aos nossos parceiros, como os concessionários IVECO.

A Porto Caminhões, concessionária IVECO de Manaus (AM), é 100% ecológica. Além de ações para a água, que eu já vou te contar, a empresa também conta com painéis de energia solar, toda a estrutura foi produzida de containers usados e todos os resíduos são descartados de forma correta.

Para contribuir com o consumo de água, a Porto Caminhões faz a captação da água da chuva para o uso interno e esse comprometimento com o meio ambiente acontece desde a sua fundação, sendo uma estrutura sustentável e ecológica .

Sempre com o compromisso de cuidar do meio ambiente, a concessionária vai ampliar as ações para a conscientização do uso da água e da energia sustentável como exemplo para outras organizações. 

A Mercalf, também concessionária da IVECO, é outra parceira reconhecida pelas ações sustentáveis. Nas unidades de Jundiaí, Piracicaba e Sumaré existe o reaproveitamento de água para a lavagem dos caminhões, e especificamente em Jundiaí, a água também é aproveitada nos vasos sanitários. As torneiras também possuem sensor para reduzir o consumo.

Para a Mercalf, projetos sustentáveis devem ter início, meio e fim, pois não devem ser usados como modismo ou apenas um projeto, e sim como uma consciência ecológica.

Além disso, a concessionária também faz um trabalho de conscientização com os colaboradores, com distribuição de cartilhas e squeezes.

Como você pode contribuir para evitar o desperdício da água?

Amigo(a), você também pode fazer a sua parte para evitar o desperdício de água, por isso, veja algumas dicas abaixo do que fazer:

  • Evite banhos demorados;
  • Lave o seu caminhão com água da chuva ou reaproveitada; 
  • Evite deixar a torneira aberta quando não estiver utilizando;
  • Sempre observe a torneira do seu corote, para garantir que a água ali armazenada, não seja desperdiçada; 
  • Quando estiver em casa, aproveite a água das roupas lavadas para lavar o quintal ou até mesmo para lavar algum veículo.

Você tem uma forma de economia e quer compartilhar com a gente? Envie em nossas redes sociais ou deixe seu comentário!

Aproveite e compartilhe com um colega, para ele se conscientizar e também para conhecer as nossas ações! A água é um recurso finito e precisamos cuidar dela para que nossos filhos e netos possam desfrutar dela de forma saudável!

Iveco Brasil