Topo

Novembro Azul: a sua segurança em primeiro lugar

O cuidado na estrada começa com a saúde de quem está atrás do volante. Vamos juntos aprender sobre o mês dedicado à conscientização contra o câncer de próstata e saúde do homem.

Os cuidados com a sua segurança começam muito antes de colocar o pé na estrada. Estamos entrando na reta final de 2023 e acabamos de chegar no Novembro Azul, um mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, principalmente nos cuidados preventivos contra o câncer de próstata.

Similar ao Outubro Rosa, dedicado à luta contra os cânceres de mama e colo de útero, neste período, a ideia é convidar a população masculina a prestar mais atenção à sua saúde de forma integral, promovendo o bem-estar e um estilo de vida mais saudável. Afinal, um bom motorista sabe da importância de se cuidar, para seguir viagem sem preocupação pelas estradas do nosso país. Então, continue a leitura e siga em frente com a gente nessa jornada!

O que é o Novembro Azul?

A data surgiu na Austrália em 2003, em razão do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é celebrado no dia 17 de novembro. Cinco anos depois, o Novembro Azul chegou ao Brasil, em 2008, com o mesmo objetivo.

A princípio, a campanha promovida anualmente era focada na conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Apesar deste ainda ser o principal foco, com o passar do tempo, viu-se a importância de incentivar cuidados com a saúde em todos os seus aspectos, como físico, mental, sexual e emocional. Inclusive promovendo consultas de rotina com frequência e exames preventivos regulares.

O câncer de próstata

A doença é uma das mais comuns entre a população masculina e pode ser fatal se não receber o tratamento apropriado. Dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que em 2020 foram registrados mais de 65 mil casos da doença em 2020, dos quais mais de 20% terminaram em morte dos pacientes.

Quanto mais cedo acontece o diagnóstico, maiores são as chances de cura e recuperação. Por isso, é tão importante falar sobre a doença, seus fatores de risco, os principais sintomas, as formas de detecção e identificação do desenvolvimento do tumor nos estágios iniciais e, principalmente, a prevenção. Vamos juntos entender cada um desses tópicos?

O que é a próstata?

A próstata é uma pequena glândula do sistema genital masculino e sua principal função é produzir o fluido seminal. Ela está localizada na frente do reto e embaixo da bexiga e, com o avanço da idade, naturalmente vai crescendo. Em homens mais jovens, por exemplo, pode ter o tamanho de uma noz. No entanto, pode ser muito maior em homens mais velhos.

Quando acontece o câncer, as células da glândula se multiplicam descontroladamente e ela tem um crescimento acelerado, formando tumores. Porém, o início da doença é, muitas vezes, assintomático e silencioso, o que aumenta ainda mais o seu risco.

Fatores de risco

De acordo com estudos, não existe uma causa específica para o desenvolvimento do câncer de próstata. No entanto, há fatores que aumentam a predisposição para a doença. São eles:

  • Idade → é considerado um “tumor da terceira idade”, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem em pacientes a partir dos 65 anos;
  • Sobrepeso e obesidade → estudos indicam que estar com o peso acima do ideal, pode ser fator de risco para o desenvolvimento da doença;
  • Histórico familiar → quem possui casos de câncer na família, está mais propenso a desenvolver a condição, principalmente se forem parentes mais próximos, como pais,  irmãos e tios.
  • Raça → segundo pesquisas, homens negros e pardos têm maior incidência deste tipo de câncer.

Sintomas

Como explicamos, nos estágios iniciais da doença, é comum que o paciente não apresente sintomas. Muitas vezes, quando a pessoa começa a sentir alterações na sua saúde e os sinais começam a aparecer, é um forte indicativo de que o tumor já está em fase avançada, o que dificulta as chances de cura e reversão do quadro. No geral, os principais sintomas são:

  • Dor nos ossos
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Como diagnosticar a doença

Por ter um início silencioso, homens a partir de 45 anos que possuam algum fator de risco e homens a partir dos 50 anos sem fatores devem consultar um urologista regularmente para conversar e receber orientações sobre sua saúde e fazer o chamado exame do toque retal.

Infelizmente, ainda há muito preconceito e desinformação sobre o procedimento. Muitos homens têm receio quanto a dor que ele pode causar e acreditam ser algo invasivo, que reflete suas preferências ou até mesmo a sua personalidade. Mas nada disso é verdade. Então, não há motivos para seguir pelo caminho do preconceito e deixar de cuidar da sua saúde.

O exame dura menos de dez segundos e seu objetivo é avaliar possíveis alterações da próstata, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Ou seja, fazer uma manobra com o seu bruto ou até mesmo ler este texto, demora muito mais tempo do que o procedimento. Inclusive, este, atualmente, é o único meio de acesso não-cirúrgico à disposição do médico para alcançar a sua próstata e examiná-la durante a consulta de rotina.

Com isso, caso note alguma alteração, o profissional da saúde poderá pedir ao paciente outros exames mais específicos, como o de sangue, a ressonância magnética e a biópsia, e até encaminhar para possíveis tratamentos.

Prevenção

Sabemos que a vida na estrada é acelerada. Mas é importante tomar cuidados rotineiros para manter a saúde em dia. Pequenos hábitos podem proporcionar grandes mudanças, principalmente a longo prazo. E nunca é tarde para começar a se cuidar

Além do exame anual de toque retal para verificar a situação da próstata, é importante fazer também consultas periódicas para avaliar a sua saúde como um todo. Afinal, outras partes do seu corpo podem dar indícios que algo está precisando da sua atenção. E não se esqueça: o cuidado na estrada começa com quem está atrás do volante. E aí, vamos dar a partida nessa jornada com destino a uma vida mais saudável?

Comece agendando seu exame anual, revendo seus hábitos e compartilhando este artigo com outros homens da sua convivência e companheiros de trecho!

Sem Comentários

Postar um Comentário