Top

Guia completo para manutenção de caminhões

Guia completo para manutenção de caminhões

Eles são sinônimos de força e resistência, mas para que possam rodar de norte a sul do país, precisam contar com uma rotina completa de manutenção.

Estamos falando do caminhão, aquele que é o melhor amigo do caminhoneiro, ponto-chave para escoar a produção e elo fundamental para o desenvolvimento do nosso país.

Dito isso, se você está em busca de um guia completo para manutenção de caminhões, saiba que você chegou ao lugar certo!

Neste conteúdo, nós, da IVECO, vamos detalhar a importância da manutenção periódica nos caminhões e apresentar um checklist completo com uma série de itens que você não pode deixar de verificar antes de colocar seu bruto na estrada.

Para saber mais e cuidar do seu companheiro de estrada, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

A importância da manutenção nos caminhões

Manter a manutenção do caminhão em dia é fundamental para aqueles que ganham a vida nas estradas e fazem do bruto a sua segunda casa.

Sabemos que paradas não planejadas e imprevistos no meio da estrada podem se transformar em uma verdadeira dor de cabeça para o caminhoneiro.

Além do prejuízo com atrasos na entrega e até mesmo perda da carga (no caso de perecíveis), problemas relacionados à falta de manutenção podem colocar em risco a vida do caminhoneiro e também de terceiros.

Justamente por isso, o CTB – Código de Trânsito Brasileiro prevê penalidades para aqueles que circulam fora das condições ideais de manutenção. 

Veja o que diz o artigo 27 do CTB:

“Art. 27. Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.”

Vale destacar que o descuido dos cuidados básicos de manutenção pode resultar na aplicação de multas e na perda de pontos na carteira de motorista.

Checklist básico para manutenção de caminhões

Agora que você já sabe que manter a manutenção dos caminhões em dia evita acidentes, imprevistos e até mesmo multas, é hora de verificar se o plano de manutenção está em dia e conferir os itens do checklist abaixo:

1. Pneus

Para garantir a segurança do caminhoneiro e também de terceiros, é preciso observar a profundidade mínima dos sulcos da banda de rodagem, que de acordo com Resolução n° 558/80 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), deve ser superior a 1,6mm.

Evite multas ou a ocorrência de algum tipo de acidente por falta de manutenção: antes de pegar estrada, verifique o estado de conservação dos pneus do seu caminhão, incluindo estepes.

2. Freios

Um dos pontos mais importantes na manutenção de caminhões e outros tipos de veículos é a verificação do sistema de freios.

Todos os anos, diversos acidentes são registrados em função de falhas no sistema de freio, que por sua vez, estão relacionadas à falta de rotinas de manutenção preventiva.

Dentre os itens que precisam ser observados no sistema de freio dos caminhões, podemos destacar:

  • Lonas e pastilhas de freio;
  • Tambores e discos das sapatas de freio;
  • Ajustes do sistema ABS. (quando disponível).

3. Óleo do motor

Para garantir a vida útil do bruto e o seu perfeito funcionamento, seja na estrada ou fora dela, é fundamental observar a necessidade de substituição do óleo motor.

A troca de óleo nos caminhões costuma ser recomendada a cada 10 mil km, ou até mesmo antes, se identificados contaminantes como borras e detritos metálicos no óleo.

No manual do proprietário IVECO, você encontra nossas recomendações para troca de óleo do seu caminhão.

4. Suspensão

A má condição de conservação da malha viária brasileira, que é de grande importância em termos de segurança, exige cuidados especiais com o sistema de suspensão dos caminhões.

Sabendo disso, antes de pegar estrada, você deve verificar e avaliar o estado de conservação dos seguintes itens:

  • Molas;
  • Batentes;
  • Bandejas;
  • Barra estabilizadora;
  • Buchas;
  • Válvulas e mangueiras (para veículos com suspensão pneumática).

5. Sistema elétrico

Outro ponto importante na manutenção de caminhõe, mas que, muitas vezes, acaba sendo deixado de lado, é a verificação do sistema elétrico do veículo.

Dentre os itens que precisam ser verificados nesta etapa, podemos destacar:

  • Bateria;
  • Oxidação em cabos e terminais;
  • Luzes do painel;
  • relês, fusíveis e cabos;
  • Farol, luz de freio, ré e lanternas.

6. Filtros

Quando o assunto é a manutenção de caminhões, também não podemos nos esquecer da verificação e substituição periódica dos filtros.

Os filtros devem ser trocados com base na periodicidade indicada pelos fabricantes ou até mesmo antes, quando muito sujos e com funcionamento comprometido.

Para garantir a vida útil de peças, circuitos e componentes, prefira filtros originais ou recomendados pela IVECO.

Manutenção preventiva e corretiva de caminhões: entenda a diferença

Quando o assunto é a manutenção de caminhões, muitos se perguntam a respeito das diferenças entre a manutenção preventiva e a manutenção corretiva.

Pensando nisso, decidimos explicar de forma simples e objetiva, a diferença entre esses conceitos e modelos de manutenção.

  • Manutenção preventiva: Modelo de manutenção que está preocupado em garantir a segurança do caminhoneiro e o correto funcionamento do caminhão.

Na manutenção preventiva, não esperamos o problema aparecer para apresentar uma solução, evitando assim, os famosos “imprevistos”, como uma falha no meio da estrada.

  • Manutenção corretiva: Tipo de manutenção que é realizada apenas após a ocorrência das falhas, normalmente, em função da falta de manutenções preventivas.

Esse modelo, envolve custos maiores e pode colocar em risco o funcionamento de componentes importantes para a segurança do caminhoneiro.

NEXPRO: peças de reposição para manutenção de caminhões

Linha NEXPRO

NEXPRO é uma linha de peças de reposição, conhecida por ser capaz de oferecer o melhor custo-benefício aos caminhoneiros, aliando preços competitivos, qualidade, durabilidade e resistência.

A linha NEXPRO foi criada para oferecer opções em peças que atendam todas as necessidades dos caminhoneiros, seja para rotinas de manutenção preventiva ou intervenções de natureza corretiva.

Para saber mais sobre a linha NEXPRO e conferir onde encontrar peças de reposição para o seu caminhão, clique aqui e visite o site.

Iveco Brasil