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7 dicas de sucesso dos empreendedores

Como empreender e montar um plano de negócios com algumas dicas essenciais!

Fala, companheiro(a)! Que bom encontrar você aqui no trecho. Se você estacionou aqui neste artigo, imagino que esteja pensando em desenvolver a sua própria empresa, certo? Ou talvez você já tenha um negócio local de entregas e carretos, por exemplo, mas deseja se planejar melhor para crescer o seu empreendimento.  

Hoje vamos falar sobre empreendedorismo. Uma atividade que pode ser bastante complexa, mas que com algumas pequenas dicas, pode ser um caminho profissional carregado de conquistas. Então pise no freio e venha com a gente aprender um pouco mais sobre esse assunto.

Alguns dados

Atualmente, a quantidade de empreendedores brasileiros com empresas acima de 3,5 anos cresceu muito no Brasil no ano passado. Se formos contar, são mais ou menos 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos, ou seja, 9,9% da população adulta está à frente de um negócio no país

Esses dados são da GEM, Global Entrepreneurship Monitor, que é uma pesquisa global sobre empreendedorismo. No Brasil, ela é realizada pelo Sebrae e pelo IBQP, o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. Neste link, você pode ler a pesquisa completa e conferir outros dados como este.

Em resumo, o estudo mostra que ainda tem muita gente por aí querendo abrir o próprio negócio. Só no Brasil, por exemplo, são mais de 43 milhões de empreendedores. Muita coisa, né? 

Além disso, também existem financiamentos que permitem que micro e pequenas empresas tenham fácil acesso a crédito, como é o caso do PRONAMPE, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Mas não basta criar o seu próprio negócio sem saber alguns pontos importantes ou acompanhar a forma como outros empreendedores trabalham. Ao analisar o mercado, sempre vamos esbarrar em perguntas como: é só abrir um MEI? Como manter a sua empresa após aberta? E com tanta concorrência entre transportadores autônomos, como se destacar?

Como criar um MEI Caminhoneiro

Aqui no nosso blog, já postamos um texto explicando mais detalhadamente como funciona o sistema de Microempreendedor Individual, conhecido também como MEI. Neste conteúdo, explicamos o passo a passo do processo de abertura do seu MEI Caminhoneiro, que será fundamental se você quiser seguir por este caminho e começar a empreender. 

Lembrando que esse é um processo gratuito e pode ser feito on-line. Além do passo a passo aqui no blog da IVECO, você também pode consultar fontes oficiais, como o Portal do Empreendedor, para saber mais sobre esse formato de negócios e o universo do empreendedorismo.

Dicas de sucesso para empreender

✅ Análise constante do mercado

Não adianta ter seu próprio negócio, se você não sabe o que está acontecendo no setor. Afinal, o que o seu público está buscando? Como os seus concorrentes estão se comportando diante da demanda? Como você pode inovar nos produtos e serviços que você oferece? Essas são apenas algumas perguntas que podem ajudar na hora de fazer essa análise.

Muitas empresas pequenas começam e acabam, justamente por não saberem se adequar a novas situações e às contínuas mudanças do mercado. Um grande exemplo disso foi a pandemia iniciada em 2020, em que muitos empreendedores viram seus negócios quebrarem porque não se adaptaram ao momento que o mundo enfrentava. 

Saber as tendências afeta e muito o seu negócio. É sempre bom ampliar o olhar e ter uma visão do todo. Isso te permite ficar atento(a) nas oportunidades de inovação e nas situações que podem até mesmo ameaçar o seu negócio. 

Essa é uma prática que é construída ao longo do tempo e aos poucos você irá aprender o que é interessante e relevante de observar. Pode ser que no começo isso pareça difícil, mas não se preocupe. Com a experiência, esse tipo de análise irá se tornar uma rotina. 

✅ Conhecimento de cada etapa do negócio

Infelizmente é comum que pessoas comecem um empreendimento sem apoio de um profissional da área de administração ou relacionado e, com isso, não entendam muito bem os riscos que podem surgir com o tempo para sua futura empresa. O mais indicado ao abrir um negócio é criar, logo no início, um documento descrevendo três pilares essenciais:

  • O que é o seu negócio
  • O que está sendo vendido
  • Como você irá lucrar com isso

Outro ponto muito importante é definir o seu público-alvo, que nada mais é que saber para quem você está vendendo, pensando também no seu nicho de mercado, por exemplo, “hortifrutis de cidades pequenas na região metropolitana”, e começar a analisar os seus concorrentes diretos, aqueles que vendem os mesmo produtos e serviços, para o mesmo público e no mesmo lugar.

Com isso, vem a pergunta: como vou começar, manter e crescer meu negócio? É importante colocar no papel, por exemplo, os recursos que você possui, o que busca para sua empresa e os objetivos a longo prazo. Outros detalhes que também podem ser colocados na ponta do lápis são os equipamentos e investimentos que serão necessários para alcançar suas metas, as pessoas e outras empresas que poderão contribuir para o crescimento e até se e como você irá usar as redes sociais para divulgar o seu negócio.

✅ Elaboração de um plano de negócios

Se você está pensando em começar a empreender, essa dica precisa ser levada em consideração, já que te ajuda a organizar e se planejar financeiramente. Um plano de negócio é o documento que será fundamental para te orientar e guiar nos próximos passos da jornada do empreendedorismo

Aqui, vamos deixar uma breve lista resumida do que geralmente é colocado em um plano de negócios. Mas lembre-se, nele, você pode detalhar tudo sobre o seu negócio, desde a parte operacional, financeira e de marketing:

  • Descrição do seu empreendimento e o diferencial no mercado;
  • Missão do seu negócio;
  • Produtos, serviços e os principais benefícios ofertados;
  • Quem vai comprar ou encomendar o seu produto;
  • Local, fica perto de algum lugar? Onde encontro você?;
  • Investimento total;
  • Forma jurídica;
  • Enquadramento tributário (aqui entram os gastos a mais).

✅ Planejamento financeiro

Falamos um pouco da análise de mercado e também sobre as etapas do seu negócio. Mas outro aspecto muito importante a ser tratado é a parte de planejamento financeiro. Ela é fundamental para qualquer empreendedor porque vai ajudar a determinar como o dinheiro vai ser aplicado para que seu negócio cresça e prospere e o valor total de recursos que serão investidos.

Você pode até criar um documento ou uma planilha para acompanhar os números do seu negócio, como o dinheiro que entra e sai, os lucros e etc. Aqui, é importante pensar em alguns tópicos, como os investimentos fixos, os pré-operacionais, capital de giro, e até mesmo um valor de reserva para possíveis problemas e intercorrências que possam acontecer. 

Nessa fase você perceberá qual é o chamado “ponto de equilíbrio” da sua empresa, que é o faturamento mínimo para você não sofrer prejuízos. Uma fórmula comumente utilizada para entender qual é esse ponto para o seu negócio é:

Custos e despesas fixas ÷ Margem de contribuição = Ponto de equilíbrio

Por ser um assunto mais complexo, o ideal é procurar empresas e profissionais especializados que possam te ajudar a encontrar soluções financeiras e acompanhar os números do seu negócio. Afinal, na hora de empreender, eles precisam ser levados em conta. 

✅ Estratégias de encantamento de clientes

Muitas pessoas pensam que essa dica é apenas um detalhe final, mas, apesar de ser a penúltima na nossa lista, ela é fundamental para entender como você vai chamar a atenção do seu cliente e se destacar diante da concorrência. 

Já parou para pensar no que motiva o seu cliente a fechar negócio com você? Nem sempre o preço é o principal fator. É comum que o encantamento, além de outros fatores, como qualidade, conveniência, disponibilidade, seja levado em consideração. 

Imagine a seguinte situação: você pesquisou três lojas para comprar uma televisão. Na primeira, o produto era um pouco mais barato, mas o prazo de entrega era muito longo. Na segunda, a TV era pronta-entrega, mas muito mais cara e os vendedores não te atenderam bem. Na terceira loja, o preço também era maior que o da primeira, mas o atendimento foi excelente, respondendo a todas as suas dúvidas sobre o produto, te oferecendo ótimas condições e benefícios. Sendo assim, você decidiu fechar com ela, justamente por ter sido uma experiência positiva.

A grande pergunta aqui é: como você vai conquistar o seu cliente? Para isso, vale muito a pena estudar as estratégias de marcas famosas e outras empresas do seu setor de negócios. Isso vai te ajudar a se inspirar na hora de promover seu empreendimento e “vender o seu peixe”!

✅ Observação da concorrência

Falando em se inspirar em outras empresas, vamos à nossa última dica, que é ficar de olho na concorrência. 

Mas lembre-se, observar é diferente de copiar, viu? Nada de adotar uma estratégia igual a do seu concorrente. Afinal, além de ser plágio, o que funciona para ele, pode não funcionar para você e ainda pode pegar mal para sua empresa copiar as ideias alheias. 

O sentido de observar aqui é saber o que outras empresas estão fazendo que você pode aprimorar e aplicar no seu negócio e o que de diferente pode fazer para se destacar e agregar ainda mais valor ao seus serviços e produtos. O objetivo é ter mais ideias para o seu próprio negócio e aprender também sobre o que não fazer

✅ Encontrar a solução de transporte ideal 

O que você pretende transportar? O seu negócio irá atuar mais nos centros urbanos ou nas grandes rodovias? Você sabe qual o veículo indicado para o tipo e tamanho da sua carga? É fundamental responder a todas essas perguntas ao abrir a sua empresa, afinal, é a partir delas que você saberá encontrar o veículo adequado, e que ainda gere desempenho e economia para você. 

Caso você se sinta confuso(a) na hora de tomar essa decisão, fique tranquilo(a)! A boa notícia é que a IVECO é uma empresa full-liner, e isso quer dizer que temos uma gama completa de veículos comerciais para todos os segmentos do mercado, dos leves aos pesados.

Então, seja qual for o tipo do seu negócio e operação, nós temos um veículo para você. A consagrada linha IVECO Daily, por exemplo, tem mais de 60 configurações, entre cabine simples ou dupla, chassi exposto, furgão e passageiros. A versão de 3,5 toneladas ainda pode ser dirigida com habilitação categoria B.

Já a família IVECO Tector, no segmento de médios e semipesados, conta com versões de 9 a 31 toneladas. A linha entrega a melhor performance no transporte urbano e rodoviário, além de economia e conforto.  

Por fim, se você precisa de um caminhão pesado, o IVECO S-Way é o companheiro de estrada perfeito para longas distâncias. Disponível nas versões 4×2, 6×2 e 6×4, ele entrega muita potência, baixo custo de manutenção e alta eficiência de combustível, com redução de até 15% no consumo. 

E tem mais: além de veículos inovadores para qualquer missão, a IVECO oferece um ecossistema de serviços e soluções avançadas para auxiliar você a gerir seu negócio com mais praticidade e rentabilidade. Sem falar que estamos presentes em 100% dos estados brasileiros e Distrito Federal, garantindo a confiança que você precisa para rodar pelo país sem preocupação. 

É hora de criar novos caminhos! 

E aí, gostou das dicas? Abrir e manter um negócio é muito mais desafiador do que parece, mas com organização e dedicação, você pode rodar na estrada do empreendedorismo com a certeza de que irá criar novos caminhos cada vez mais prósperos. Conta pra gente qual dica você gostou mais ou se já está aplicando alguma delas no seu negócio!

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