Topo

Projeto de tecnologia e educação digital do Carga Solidária movimenta comunidade de Piaçabuçu-AL 

Centro tecnológico “O CHICO TÁ ON” segue suas atividades a todo vapor, ampliando o acesso à internet e oferecendo conhecimento aos moradores locais.

Você já ouviu falar de Piaçabuçu? Essa encantadora cidadezinha, com aproximadamente 15 mil habitantes, localizada no litoral sul de Alagoas, é conhecida por suas deslumbrantes paisagens naturais e rica herança cultural. No entanto, por muito tempo, a região vem enfrentando desafios significativos em termos de acesso à tecnologia e educação digital. 

Mas uma transformação está acontecendo e um novo caminho está sendo criado para a população desse paraíso. Estamos falando do centro tecnológico “O CHICO TÁ ON” , uma iniciativa feita pela IVECO através do projeto Carga Solidária 2023, cujo tema foi “Janelas abertas para criar Novos Caminhos”.

O espaço, que foi implementado no ano passado e teve as portas abertas oficialmente em janeiro, oferece computadores, acesso à internet e suporte de ensino. Assim, tem sido um verdadeiro ponto de aprendizado para os moradores, promovendo mais inclusão digital e trazendo novas perspectivas e oportunidades para os moradores da comunidade.

Um caminho em construção 

Após a pausa de final de ano, o maior desafio da ONG Olha o Chico, que está à frente da administração do centro, foi a reorganização das atividades a serem oferecidas para a população. 

O retorno foi marcado por aulas piloto e uma colaboração estreita entre a ONG Olha o Chico, a comunidade e os multiplicadores, que juntos têm moldado a forma como o ensino ocorre no centro. 

O método de repasse de conhecimento tem sido orgânico, baseado nas necessidades individuais de cada morador, e utilizando uma abordagem “boca a boca”, isto é, conforme as pessoas se manifestam sobre os recursos que mais desejam ou precisam aprender. 

Introdução à informática – Janelas abertas para o mundo digital 

Um dos destaques do mês de janeiro foi a realização de uma aula de introdução à informática, que foi destinada a pessoas com idades entre 16 e 50 anos. No entanto, o público que compareceu foi composto por mulheres entre 35 e 50 anos que demonstraram interesse no estudo. 

Essa iniciativa vem abrindo uma nova janela na vida dessas mulheres, marcando o primeiro contato delas com o mundo digital e capacitando-as para o uso básico de computadores e internet. 


Mulheres da comunidade de Piaçabuçu iniciaram o ano de 2024 com aulas de introdução à informática

As aulas, que abordaram desde os primeiros passos na navegação na internet até a criação e envio de e-mails, foram bem-sucedidas. Vale destacar que temas como identificação de possíveis golpes online e uso seguro da internet também foram explorados, visando a proteção e segurança dos usuários.

Atividades extraclasses e o uso versátil do Centro

Além das aulas formais, o centro “O CHICO TÁ ON” tem sido utilizado de diversas formas pela comunidade. Um dos usos mais comuns tem sido para pesquisas gerais, seja para projetos de escola ou projetos pessoais. Algumas pessoas também têm feito buscas por emprego e realização de entrevistas online, demonstrando a importância do acesso à tecnologia para oportunidades de trabalho.


Centro tecnológico tem servido à população de Piaçabuçu atendendo a necessidades individuais 

Outros usos incluem a digitação e digitalização, que incluem repasse de conteúdos manuscritos da escola para o computador, escaneamento de documentos, escrita de atas de reuniões facilitando debates de projetos, entre outros recursos que evidenciam a versatilidade e relevância do espaço para as demandas locais.

A jornada está apenas começando 

O centro tecnológico “O CHICO TÁ ON” é um projeto em constante movimento, adaptando-se às necessidades e aspirações da comunidade de Piaçabuçu. À medida que o projeto avança, novas oportunidades e demandas se revelam, e o acesso à internet e os recursos digitais se tornam catalisadores para o desenvolvimento pessoal e coletivo na cidade. 


“O CHICO TÁ ON” é um projeto em construção, que irá avançar e se moldar junto com as necessidades da população 

Com otimismo, proatividade e espírito de colaboração, o objetivo é pavimentar caminhos para que cada morador local possa extrair o melhor da internet e suas infinitas possibilidades. Mais que facilitar o dia a dia da população de Piaçabuçu, queremos também que as pessoas se conectem às oportunidades de crescimento que estão disponíveis a um clique de distância. 

→ Que novas histórias possam ser criadas, vividas e contadas a partir deste projeto que nos enche de orgulho! Agora, só nos resta acompanhar, torcer e vibrar pela linda Piaçabuçu. 

#CriandoNovosCaminhos  


Sem Comentários

Postar um Comentário