Topo

Carga Solidária 2023: Janelas abertas para criar novos caminhos em Piaçabuçu, Alagoas

Com enorme carência de investimento e acesso restrito à internet, Piaçabuçu recebe projeto transformador de tecnologia e educação digital

Uma cidade rica em belezas naturais e cultura, mas carente de oportunidades no que diz respeito ao ambiente digital. Essa é a realidade de Piaçabuçu, no litoral sul de Alagoas, destino escolhido para receber a Carga Solidária de 2023.

Para quem já tem computador e acesso à internet de maneira vasta e abundante, pode ser difícil imaginar as consequências de um cenário oposto. Limitações no acesso à informação, exclusão social e econômica, dificuldade para acessar serviços públicos e desigualdade de oportunidades de crescimento são alguns dos desafios gerados pela falta de conexão digital.

Pensando nisso, a pergunta que norteou a edição 2023 do Carga Solidária foi: Quais são os caminhos que podem ser criados quando o sinal está aberto? Que perspectivas podem ser ampliadas ao obter uma conexão com um mundo de oportunidades?

Com o tema “Janelas abertas para criar Novos Caminhos”, a iniciativa deste ano vai muito além de entregar recursos aos moradores de Piaçabuçu. É sobre viabilizar rotas para o conhecimento, a autonomia e o progresso de uma comunidade. 

Acompanhe com a gente o impacto desta iniciativa da IVECO, que alia solidariedade e inovação, e transporta uma enorme carga de esperança e transformação. Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre o Carga Solidária 2023!

O que é o “Carga Solidária” 

Antes de mergulharmos na ação específica de 2023, vamos compreender um pouco a essência do Carga Solidária. Desde o seu nascimento em 2015, este projeto é a base na qual a IVECO manifesta seus principais pilares como marca: inovação e sustentabilidade. 

Todo fim de ano, um caminhão IVECO transporta esperança a um canto menos favorecido do país

Anualmente, a iniciativa seleciona uma causa e uma região com menos recursos e oportunidades e vai além do transporte de carga, transportando sonhos, conhecimento, esporte, cultura e lazer. A ação ocorre sempre no final do ano, pegando carona no espírito natalino, e é uma maneira da IVECO cooperar com a sociedade e com a mudança que deseja ver no mundo.  

Clique aqui para conferir as edições anteriores do Carga Solidária. 

Piaçabuçu e o acesso restrito à internet

Neste ano, o coração do Carga Solidária pulsou em direção a Piaçabuçu, uma cidade pequena e turística, situada em Alagoas. 

IVECO S-Way Natural Power, veículo movido a gás natural ou biometano, saiu de Sete Lagoas-MG e chegou em Piaçabuçu-AL para entregar a Carga Solidária 2023

Com cerca de 15 mil habitantes, essa comunidade fica às margens da foz do Rio São Francisco, abraçada por dunas, mar e rio. Apesar de seu potencial, Piaçabuçu carece de investimento, especialmente no campo digital. Para se ter uma ideia, Alagoas é um dos estados mais deficitários em acesso à internet.

Pequena no tamanho, grande na beleza: Piaçabuçu fica às margens da foz do Rio São Francisco.

Em Piaçabuçu, a população em geral não tem acesso a computadores, o que resulta em um uso limitado do ambiente digital e seus benefícios.

A maioria dos jovens possui familiaridade com a internet, com acesso via celular, mas a utiliza mais como fonte de entretenimento, desperdiçando tudo o que ela pode oferecer em termos educacionais e profissionais. 

Que sorrisos e caminhos podem ser abertos diante de novas possibilidades? 

Apesar das dificuldades, algumas pessoas estão, pouco a pouco, avançando nos recursos da web e já a enxergam como uma via para se qualificar em áreas diversas. Já os idosos, em sua maioria, têm um contato limitado ou até mesmo ausente com o ambiente digital, desconhecendo, assim, o mundo globalizado. 

De maneira geral, estamos falando de estudantes que têm expectativas de um futuro mais promissor, gente que precisa se comunicar com amigos ou parentes distantes e resolver problemas corriqueiros do dia a dia, e pequenos empreendedores locais que teriam seus negócios otimizados com o uso da internet. 

O PROJETO

Transformando vidas com tecnologia e educação digital

Diante desse desafio de potencializar a inclusão digital e impulsionar o desenvolvimento de Piaçabuçu, o Carga Solidária 2023 decidiu dar vida a um projeto ousado e inovador: a criação de um centro tecnológico para a comunidade. 

O objetivo é atender as necessidades da população local de maneira sólida, contribuindo com transformações a médio e longo prazo. 

“O CHICO TÁ ON”

Centro tecnológico chega para facilitar atividades do dia a dia e igualar as oportunidades da população

Fazendo referência ao importante Rio São Francisco, o centro tecnológico montado pela IVECO terá o nome de “O CHICO TÁ ON”. Será um espaço aberto a toda comunidade de Piaçabuçu, que oferecerá acesso a computadores durante todo o dia, possibilitando atividades como:

  • Pesquisas na web
  • Acesso a programas do governo
  • Impressão de boletos
  • Transações via Pix
  • Inscrição em cursos de graduação EAD
  • Aulas gratuitas de letramento digital para jovens, adultos e idosos


Mas quando o assunto é criar novos caminhos, sabemos que estando bem acompanhados é possível chegar muito mais longe. Por isso, a IVECO foi atrás de parcerias confiáveis na região e, após uma seleção criteriosa, a escolhida foi a ONG Olha o Chico, um pilar importante para a comunidade de Piaçabuçu.

Com sede na área central da cidade, a instituição irá atuar como peça central para operar essa grande ação. Criada em 1999, a ONG Olha o Chico oferece capacitação e atividades artísticas para diversas faixas etárias, de crianças até idosos. Neste ano, o local passou a ofertar formação continuada para jovens nas áreas do teatro, música e audiovisual. 

Aberto a toda a comunidade

O centro tecnológico “O CHICO TÁ ON”, que será inaugurado em 15 de janeiro de 2024, funcionará em uma sala dentro da ONG Olha o Chico. Apesar de estar dentro da ONG, vale lembrar que o local é aberto a toda a comunidade, que contará com auxílio para fazer uso dos computadores. 

De crianças a idosos, todos poderão usar os computadores e contarão com auxílio para aprender.

Multiplicadores de conhecimento 

Além da ONG Olha o Chico, outra colaboração muito importante nesta missão é a dos parceiros da Web para Todos. O time da Web Para Todos será responsável por capacitar multiplicadores da ONG para repassar conhecimentos à comunidade.

Para isso, eles prepararam um material e realizaram aulas presenciais para 10 multiplicadores. As primeiras aulas foram presenciais visando um contato mais próximo com aqueles que vão reverberar os aprendizados junto à população local. 

10 pessoas da ONG Olha o Chico participaram de aulas presenciais e vão atuar como multiplicadores desses conhecimentos

Nos encontros, os multiplicadores aprenderam sobre os seguintes temas:

1) Introdução à informática e navegação na internet: familiarização com computadores e dispositivos móveis com o objetivo de potencializar seu uso; conceitos sobre o uso seguro da web.

2) Comunicação online: uso de e-mail e de seus recursos integrados, redes sociais, aplicativos de mensagens, recursos do Google (Sheet, Docs eFormulários), Chat GPT.

Desta forma, os multiplicadores estarão aptos a orientar a comunidade sobre esses temas. O repasse de conhecimento será de acordo com as necessidades e o progresso de cada indivíduo. 

A ideia é promover o letramento digital e a familiarização com a tecnologia para aqueles que nunca tiveram contato com o computador. 

Até abril de 2024, serão realizados outros encontros online da Web para Todos com os multiplicadores, quando esses poderão sanar eventuais dúvidas próprias ou advindas da comunidade. 

Kit Estúdio
O centro “O CHICO TÁ ON” também oferece um kit estúdio, incluindo câmera, chroma key, refletor e computadores para edição. Com isso, será possível registrar eventos culturais, como saraus e oficinas, oferecendo à comunidade a oportunidade de preservar e difundir sua rica cultura local.

Espaço também oferece equipamentos de estúdio para incentivar o registro de eventos culturais 

Novos caminhos para uma nova realidade

Como já deu para notar, o Carga Solidária 2023 é um grande projeto resultado da sinergia entre IVECO, ONG Olha o Chico e Web para Todos com o objetivo de causar uma mudança positiva e duradoura na comunidade de Piaçabuçu, transformando vidas por meio da tecnologia e da educação.

“O resto do mundo vai poder olhar pra gente”, diz Giovana, moradora de Piaçabuçu

A partir desse impulso, as redes sociais podem ser usadas como fontes de inspiração e pesquisa, e não mais apenas para entretenimento. A população conta com autonomia para pagar contas, imprimir boletos e acessar programas do governo, além de serem orientadas na busca por informações sempre confiáveis. 

Novas formas de empreender são apresentadas e incentivadas, e um mundo de possibilidades se abre para ampliar o acesso ao conhecimento. O “CHICO TÁ ON” nasce para elevar a comunidade como um todo, mas acima de tudo para que cada indivíduo tire o melhor proveito dele, conforme suas necessidades, e alterando o rumo da própria história. Para a IVECO, é um orgulho imenso poder pavimentar rotas inéditas para a cidade de Piaçabuçu. Afinal, quando o caminho é aberto, todos podem alcançar lugares inimagináveis.

Confira abaixo o vídeo da ação e se emocione junto com a gente:

Sem Comentários

Postar um Comentário