Topo

SETEMBRO AMARELO: CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

O tema que vamos abordar neste artigo hoje é muito importante. Estamos no mês de setembro e campanhas em cima desse tema são comuns nessa época, porque estamos no mês de prevenção e conscientização sobre o suicídio. Esse tema, muitas vezes pouco abordado, é realidade de muitos quando paramos para pensar em alguém próximo, amigo(a), parente, colega de trabalho que já esteve em alguma situação delicada, precisando de suporte clínico para seguir em frente. 
A saúde mental, muitas vezes, vem escondida em comportamentos que não entendemos ou não sabemos diferenciar de um estado de tristeza sobre algo da vida. E quando percebemos, vira uma depressão.  Por isso, separamos alguns pontos importantes de cuidado, prevenção e atenção que devemos ter com a nossa vida e daqueles que estão ao nosso redor. 

O QUE É O SETEMBRO AMARELO?

O Setembro Amarelo não é apenas uma campanha, é um movimento que quer trazer esperança para um problema que geralmente não tem muita atenção. Todos os anos, em setembro, voltamos o foco para esse tema que infelizmente afeta muitas pessoas em todo o mundo.
Aqui no Brasil, a saúde mental é uma das principais razões para as pessoas faltarem ao trabalho, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Depressão e ansiedade são os principais motivos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos alguém se mata no mundo. Esse número é assustador e mostra que precisamos tratar desse assunto com seriedade e compaixão.

POR QUE A CAMPANHA USA A COR AMARELA?

A cor amarela é usada para representar essa campanha porque simboliza esperança e otimismo. O objetivo é falar abertamente sobre saúde mental, derrubar os preconceitos sobre o suicídio e ajudar quem está passando por problemas de saúde mental.

ALGUNS DADOS IMPORTANTES

De acordo com a OMS, cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que corresponderia, aproximadamente, a 720 milhões de pessoas. O Brasil lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas. 
Fatores como instabilidade financeira, baixa escolaridade, falta de transporte público, engarrafamento e horas perdidas no trânsito, violência e falta de acesso a saúde e saúde mental são estímulos que geram estresse e impactam a saúde mental das pessoas. Mas e quando voltamos o olhar para quem está na boleia? 

Caminhoneiros(as)

Alguns pontos são interessantes de serem analisados quando pensamos na qualidade de vida de motoristas/caminhoneiros(as). Fatos como qualidade de vida, horas de descanso, quantidade de refeições, férias e entregas fazem com que alguns detalhes da sua saúde sejam deixados de lado. E como se atentar para a saúde mental?

SAÚDE MENTAL

O(a) caminhoneiro(a) não para, por isso a saúde na estrada é um assunto muito importante. Principalmente a saúde mental. O motorista tem que estar bem fisicamente e psicologicamente para dirigir, ainda mais por longos períodos como os(as) caminhoneiros(as) estão acostumados(as). Mas não é só isso… ter alguns hábitos podem prejudicar a sua saúde ou impactá-la a longo prazo. É importante que pessoas que sofrem com doenças mentais tenham ajuda profissional quando a condição bate à porta. Porém existem cuidados no dia a dia que podem ajudar e também servir de alerta:

Ignorar a ansiedade

A ansiedade descontrolada, que é considerada um problema comum nos tempos atuais, representa o maior risco para o desenvolvimento da depressão. Essa condição mental surge devido a mudanças no humor e sentimentos de medo e é uma reação emocional normal do corpo aos desafios diários. Quando não é equilibrada, é importante buscar ajuda profissional de psiquiatras e tratamentos psicoterapêuticos.

Uso excessivo da internet

Um desafio nos dias de hoje. O uso descontrolado da internet pode levar ao desenvolvimento da ansiedade e de transtornos mentais mais graves. A constante necessidade de estar “conectado” prejudica as funções cognitivas, ainda mais no trânsito.

Abuso de álcool e outras substâncias

A compulsão por álcool e outras drogas também pode desempenhar um papel no surgimento de problemas de saúde mental. Essas dependências afetam a concentração e a memória e contribuem para um desempenho deficiente das funções cerebrais. Alguns dos problemas mais comuns relacionados ao uso de drogas incluem:

  • Má qualidade do sono
  • Alimentação inadequada
  • Redução no desempenho (lentidão ao dirigir ou falta de atenção)

COMO IDENTIFICAR QUE VOCÊ OU O(A) SEU(SUA) AMIGO(A), COLEGA DE ESTRADA, PRECISA DE AJUDA PROFISSIONAL?

Observando sinais. Quando se vê um descontrole emocional, através do medo ou ansiedade. Você pode até criar formas de ajudar a combater ou aliviar isso. Mas se você observar que alguns sintomas estão com uma intensidade maior, como aperto no peito, falta de ar e medo, e estão fugindo do seu controle, você precisa de ajuda médica e profissional. Porque são sinais físicos e, consequentemente, eles geram pensamentos negativos para você.

Aplicativos que ajudam você a controlar a ansiedade

Calm | Google Play | Apple

Disponível na App Store e Google Play Store, o aplicativo foca em lidar com problemas de ansiedade, insônia e depressão. Conta com exercícios de respiração e alongamento, músicas relaxantes, aulas de meditação guiada, entre outras funcionalidades.
Sanvello | Google Play | Apple

Sanvello é um aplicativo que fornece suporte terapêutico por meio de programas de atenção plena, rastreamento de humor e guia de meditação. É bom para quem sofre de ansiedade.

Headspace | Google Play | Apple

O Headspace é um programa que estimula o foco e a concentração, o que pode ajudar no sono. Para isso, ele oferece ferramentas de meditação personalizadas, que ajudam a controlar a ansiedade.

Spotify e Deezer

Pesquisando dentro das ferramentas anteriormente citadas, você encontra playlists de meditação que ajudam a acalmar em momentos de estresse ou ansiedade. Também existem músicas que ajudam a ter uma boa noite de sono. 

E O QUE FAZER CASO AS MEDIDAS NÃO FUNCIONEM?

  • Você pode procurar ou indicar à pessoa necessitada um psicólogo. 
  • Entrar em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida, que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e Voip 24 horas todos os dias. É só ligar para o número 188. É gratuito a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar o chat.
  • Avisar um familiar ou pessoa próxima que você precisa de ajuda.

Lembre-se de que é preciso cuidar da mente e do corpo, praticar algum esporte, exercício físico e manter uma alimentação balanceada. O corpo é uma estrutura que funciona em conjunto com a sua mente e cuidar dos dois é extremamente importante para combater a depressão. Procure ajuda ou ajude alguém. 
Achou o conteúdo interessante? Acompanhe em nosso Instagram toda semana mais informações sobre o tema! 

Sem Comentários

Postar um Comentário