Topo

Grupos de caminhoneiros no Whatsapp: Dicas para o bom uso

Salve, salve, amigos! Vamos dar dicas sobre o aplicativo que conquistou os corações dos motoristas: 98% dos caminhoneiros, autônomos ou empregados de frota utilizam o famoso Whatsapp para se comunicarem.

A ferramenta é o canal  preferido de troca de mensagens e informações entre os brasileiros. Na América do Sul, o app sai ganhando em disparada. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95% dos brasileiros que possuem aplicativos de mensagens utilizam o famoso “zap zap” em seus telefones móveis.  

Imagem do relatório Digital In Report: We Are Social 2019  mostra que no Brasil o whatsapp é o principal canal de troca de mensagens. Fonte: http://bit.ly/2QuoRvD  

Além de utilizarem o whatsapp como principal ferramenta de comunicação, o aplicativo também é a rede social mais acessada pelos caminhoneiros (88%), e as outras porcentagens ficam com o Youtube e o Facebook. A pesquisa realizada este ano pela CNT – Confederação Nacional do Transporte, sobre o Perfil dos Caminhoneiros, revela que 90% da categoria  utiliza a internet diariamente e o principal meio de acessá-la é pelo celular ou smartphone. Quase todo mundo conectado!

Tabela da Pesquisa CNT 2019 aponta que a maioria dos caminhoneiros que utilizam a internet se conectam diariamente.

E o “zap zap” é bom mesmo? Sim, mas é preciso alguns cuidados!

Desde a sua chegada em 2009, no Brasil, o aplicativo ajudou a minimizar o custo no bolso dos brasileiros com as tarifas de SMS e ligações das operadoras de telefonia e facilitou o acesso às informações e o compartilhamento delas.

Continue com a gente e veja as dicas para aproveitar ao máximo o seu Whatsapp e não cair em furadas:

“DÁ UM GOOGLE” AÍ!

As “fakes news” (falsas notícias) são muito comuns no aplicativo. Se o conteúdo soar “esquisito”, faça uma rápida pesquisa no Google e confira se a informação que recebeu é verdadeira. Não acredite em tudo que você lê, escuta ou vê; isso vale para qualquer assunto! Além disso, muitos conteúdos nocivos e invasivos são compartilhados na plataforma, principalmente, nos grupos do Whatsapp. Então, sempre confira a procedência do que você recebe. E, claro, não consuma aquilo que não vai te fazer bem!

Fake news ou falsas notícias são frequentemente disseminadas através do Whatsapp. Imagem: Pixabey

SEM SOLIDÃO!

Apesar da companhia do bruto, as longas viagens e os batidões exaustivos fazem a saudade dos familiares e amigos aumentar. Então, aproveite ao máximo as ferramentas que o aplicativo oferece, como a chamada de vídeo ou de voz para ver  o rosto e ouvir quem você ama! O mais legal é que são permitidas até quatro pessoas na sua videochamada, ou seja, dá para chamar a esposa, filhos e quem sabe até o cachorro ou o papagaio!

Instagram lança chamadas de vídeo para conversar com até quatro amigos nos Directs — Foto: Divulgação/Instagram

MOMENTO RELAX  

No momento do descanso, além de dormir e se alimentar, nada melhor que se divertir com a criatividade que só o brasileiro tem! E, no Whatsapp, você vai encontrar uma quantidade enorme de vídeos, gifs, figurinhas, memes e outros conteúdos super engraçados, para dar aquela relaxada.

Veja o passo a passo de como achar um GIF no seu Whatsapp:

1- Abra o teclado e pressione o botão de emojis do teclado;

2- Procure pelo botão “GIF”;

3- Escolha um GIF;

4-Você também pode procurar um GIF que não está na lista;

Se nenhuma das sugestões agradou, basta fazer uma pesquisa no campo de buscas do teclado.

EM DIA COM AS NOTÍCIAS DA ESTRADA

Foi através do Whatsapp que motoristas de todo o Brasil conseguiram mobilizar centenas de trabalhadores do segmento no ato que ficou conhecido, em 2018, como Greve dos Caminhoneiros. A plataforma foi o principal canal de comunicação entre os caminhoneiros para atualização das notícias referentes à paralisação por meio de grupos formados pela classe.Tendo o cuidado de pesquisar as informações recebidas, você fica atualizado junto aos outros caminhoneiros sobre as notícias e novidades que podem impactar a sua vida na estrada.

Gráfico da Pesquisa Ipsos mostra sobre como os caminhoneiros tiveram conhecimento da greve / Imagem: Ipsos

UM POR TODOS E TODOS POR UM

Os grupos do Whatsapp são conhecidos por reunir famílias, amigos, equipes de trabalho e pessoas com interesses em comum. E não é diferente para os motoristas! Conhecida por ser uma categoria unida, os grupos de caminhoneiros facilitam a empatia, a conscientização dos riscos na estrada, o fortalecimento da amizade e a ajuda entre os motoristas.

Agora que você ficou por dentro de algumas dicas, conta para a gente: de qual grupo de caminhoneiros você participa no Whatsapp?  Do que vocês falam mais? Você se imagina sem esse canal de comunicação hoje?

Sem Comentários

Postar um Comentário