Topo

Dicas valiosas para caminhoneiros de primeira viagem

A gente sabe que rodar pelas estradas da vida não é tarefa fácil. Quando uma pessoa escolhe comandar um bruto ela deve estar ciente de todas as dificuldades que vai enfrentar na profissão. Mais importante que isso é que ela tenha orientação e conhecimento para lidar com as situações difíceis que podem cruzar seu caminho.

Estude!
Preparação e planejamento nunca saem de moda. É preciso que conheça muito bem seu caminhão e todos os recursos à disposição. Conheça as funcionalidades e os aparatos eletrônicos da cabine. Faça cursos de aperfeiçoamento, direção defensiva, logística e atendimento a clientes. Assim, você garante uma trajetória profissional de sucesso e evita apuros nas primeiras viagens.

Segurança
Em primeiro lugar! A falta de descanso é um dos grandes vilões da segurança. Nosso corpo foi projetado para trabalhar com limites e descansar para recuperar as energias. A pressa neste caso pode prejudicar sua produtividade e representar perigo. Por isso, não abra mão de boas horas de sono e não utilize inibidores de sono. Essa prática prejudica sua saúde e ainda coloca sua vida em risco, aumentando a chances de acidentes.

Nos intervalos de descanso, aproveite para relaxar, fazer alongamentos e caminhar um pouco. A manutenção do seu bruto também é muito importante para sua segurança. Quando realizada corretamente, evita problemas mecânicos inesperados e ainda favorece a economia de combustível.

O roubo de cargas nas rodovias brasileiras é uma triste realidade, por isso evite passar informações sobre sua carga ou itinerários com desconhecidos.

Economia
Aprenda a economizar na estrada. Planeje bem seus gastos rotineiros e com alimentação. Caminhoneiros veteranos aconselham a cozinhar suas próprias refeições e sempre guardar uma porção para a próxima vez, assim, o motorista evita paradas e gastos.

Itens que merecem atenção e devem ser verificados antes de pegar a estrada:
– Sistemas de freio, elétrico, de ar, pressão do óleo e pneus. Combustível e documentos pessoais e do veículo;
– Carga (altura, cordas, lacre e outros)
– Tenha conhecimento prévio do melhor caminho a seguir para chegar em seu caminho e quais cuidados específicos para tomar durante o trajeto;
– Informe-se sobre a cidade de destino e se lá os roubos de carga e caminhões é frequente;
– Planeje suas paradas com antecedência. Não ingira bebidas alcoólicas ou alimentos de difícil digestão;
– Tenha em mãos uma lista de telefones úteis para emergências e nunca deixe de fazer a inspeção preventiva antes de pegar a estrada.

Sem Comentários

Postar um Comentário