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Escassez de caminhoneiros no Brasil: entenda como a indústria está enfrentando esse desafio 

Descubra as estratégias do setor de transporte de carga para reverter o cenário, tornando a profissão de motorista de caminhão mais atrativa e segura, e como a tecnologia pode ajudar.


Fala, companheiro(a)! Você provavelmente já ouviu sobre a crescente escassez de caminhoneiros no Brasil, certo? O antigo sonho de vivenciar as estradas está se tornando cada vez mais raro entre os jovens. Além da dificuldade de atrair novos motoristas de caminhão, o desafio também tem sido reter os atuais.

A falta de caminhoneiros qualificados pode trazer uma série de complicações para o transporte de cargas no Brasil, tanto no curto quanto no longo prazo, afetando diretamente a eficiência logística do país e, consequentemente, a dinâmica do mercado e das indústrias.

Como, então, o setor de transporte de carga no Brasil pode desenvolver soluções criativas para manter uma força de trabalho sólida e assegurar a fluidez da cadeia de suprimentos nacional? 

No artigo de hoje, vamos explorar algumas ideias e entender como a indústria está se movimentando para combater essa escassez. Continue lendo para saber tudo! 

O cenário atual 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte – CNT, a escassez de motoristas de caminhão é um dos maiores problemas atuais, conforme apontam 65,1% das empresas entrevistadas.

Entre os anos de 2013 e 2023, segundo um estudo do SENATRAN, houve uma diminuição de cerca de 1,1 milhão de caminhoneiros no Brasil, o que representa uma queda de 20% nesses dez anos. 

Ah, vale destacar que a falta de caminhoneiros não é algo exclusivo do nosso país. Conforme pesquisa realizada pela IRU Intelligence Briefing, o mundo todo soma mais de 3 milhões de empregos de motorista de caminhão não preenchidos.

Outra preocupação é que os atuais caminhoneiros estão envelhecendo e, em breve, irão se aposentar, já que a idade média atual da categoria no país é de 53,5 anos, conforme dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados.

Em 2013, somente 15% dos motoristas de caminhão eram idosos (tinham 60 anos ou mais) e, em 2023, esse número praticamente dobrou, chegando a 29% de motoristas idosos na categoria.

Tudo isso reforça que a falta desses profissionais precisa ser analisada com a devida atenção pelo setor, pois interrupções nesse trabalho podem impactar significativamente o mercado e a vida das pessoas por diversos motivos, entre eles: 

  • O Brasil é extremamente dependente do transporte sobre rodas: quase 60% da movimentação de mercadorias acontece através do transporte rodoviário de cargas;
  • Desde 2020, o modelo de e-commerce cresceu fortemente e a demanda por distribuição de produtos aumentou. Para se ter uma ideia, apenas em 2022, o crescimento foi de 20%.

Mas como lidar com esse cenário preocupante? A boa notícia é que existem soluções para contornar a situação.

Estratégias da indústria para lidar com a crise 

Ciente de todo o transtorno que esta escassez de caminhoneiros no Brasil pode gerar, a indústria já está se movimentando para “virar o jogo” e resolver a questão, inspirando-se, inclusive, em ações que estão sendo tomadas na Europa e nos EUA. Vamos explorar algumas delas a seguir! 

Segurança e condições de trabalho

Algumas das estratégias elencadas como prioridade nesta missão são o aumento da segurança e o aprimoramento das condições de trabalho da profissão, já que a falta desses elementos está entre os principais motivos que tornam a profissão pouco atrativa para potenciais novos motoristas de caminhão.

Conforme prevê a Lei do Motorista (Lei 13.103/2015) e as normas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ter condições dignas e seguras de trabalho é premissa básica para que eles se sintam motivados a exercer as atividades.

Nesse sentido, boas iniciativas por parte das transportadoras no combate a escassez de caminhoneiros no Brasil devem ser:

Equipamentos seguros e confortáveis: investir em caminhões modernos e bem equipados, garantindo a segurança e o conforto dos motoristas, pode diminuir o desgaste físico e mental, tornando a profissão mais atrativa.

Melhoria de salários e benefícios: oferecer remuneração competitiva e benefícios como seguro de saúde, planos de aposentadoria e bonificações pode atrair e reter talentos. O grupo BBM, por exemplo, empresa do setor de transporte rodoviário, criou um clube de benefícios para os motoristas, no qual eles podem obter descontos em diversos estabelecimentos. 

Horários flexíveis e tempo de descanso garantido: implementar horários de trabalho flexíveis e respeitar rigorosamente os períodos de descanso ajudam a evitar a exaustão e melhoram a qualidade de vida dos motoristas de caminhão. 

Caminhões mais modernos e seguros, com uma experiência de direção superior, podem ser atrativos para motoristas de caminhão 

Programas de capacitação profissional

Além de condições dignas e seguras de trabalho, os programas de capacitação profissional surgem como uma solução fundamental, já que preparam novos motoristas para enfrentar os desafios práticos da profissão,  atraindo pessoas que estão em busca de oportunidades de trabalho, mas não possuem experiência prévia.

Desta maneira, por meio de certificações e treinamentos atualizados, a indústria pode promover mais inclusão e diversidade, e melhorar a retenção de funcionários, já que, ao se sentirem valorizados com o investimento em seu desenvolvimento contínuo, sua lealdade e satisfação aumentam. 

Sem falar que programas de capacitação também podem contribuir para a segurança ao minimizar acidentes e infrações, além de prepararem os motoristas de caminhão para eventuais mudanças do mercado. 

Empresas de transporte de carga como a JSL e a Transpes, por exemplo, e instituições de transporte, como o SEST SENAT e a Confederação Nacional do Transporte (CNT), já estão implementando programas de capacitação e treinamento para atrair e reter motoristas de caminhão. 

Um ótimo exemplo, neste caso, é o programa “Caminho para Elas”, uma iniciativa da IVECO em parceria com o SEST SENAT. 

Considerando que a profissão de caminhoneiro no Brasil é predominantemente masculina, o programa tem o objetivo de fomentar a diversidade e capacitação, criando oportunidades para mulheres interessadas em se tornarem motoristas ou caminhoneiras. 

Para isso, serão oferecidos  cursos profissionalizantes híbridos, desenvolvidos exclusivamente para candidatas com habilitação nas categorias C, D ou E.

O papel da tecnologia  

As tecnologias também desempenham um papel importante no combate à escassez de motoristas de caminhão, pois elevam a segurança, o conforto e a praticidade das viagens, além de deixarem as operações mais eficientes e econômicas.

Cada vez mais, o mercado de transporte de cargas está adotando soluções digitais avançadas e sistemas de gerenciamento de frotas que monitoram os veículos em tempo real e auxiliam na otimização das rotas, reduzindo, consequentemente, o tempo de viagem, o consumo de combustível e o cansaço do motorista.

Por meio da telemetria, são coletados dados detalhados sobre o comportamento de condução e manutenção do veículo, ajudando a prevenir falhas antes que elas ocorram, além de softwares de logística integrada que facilitam a comunicação entre frotistas, motoristas, centros de distribuição e clientes, aumentando a produtividade e reduzindo tempos de espera.

O IVECO ON,  plataforma de conectividade digital e telemetria com serviços integrados da IVECO, por exemplo, transforma a maneira como os caminhoneiros interagem com seus veículos, permitindo o monitoramento de várias informações importantes do caminhão, além de oferecer assistência e diagnósticos remotos caso em caso de imprevistos.

Caso seja identificado algum possível problema, por exemplo, o time de gerenciamento de conectividade IVECO entra em contato com o motorista para informá-lo sobre como planejar uma parada de manutenção em uma oficina para realizar as intervenções necessárias. Tudo para facilitar o dia a dia do caminhoneiro, aumentar a segurança dele e da carga, e maximizar o tempo de atividade do caminhão e a produtividade do negócio.

Tendências para o futuro 

À medida que enfrentamos a escassez de motoristas de caminhão, e conforme o mundo e as necessidades do mercado evoluem, o setor de transporte de carga está sendo forçado a se transformar e se adaptar. 

Enquanto as empresas precisarão oferecer melhores condições de trabalho e equipamentos mais modernos e confortáveis, os profissionais precisarão ser cada vez mais capacitados, segundo a CNT, especialmente para saber lidar com toda essa tecnologia que foi citada anteriormente.

Sem falar no Proconve-P8, que está alinhando o setor com as normas ambientais globais de emissão de poluentes, exigindo tecnologias cada vez mais limpas e sustentáveis – mas isso é papo para outro artigo. 

Em resumo, o que podemos perceber é que a logística global está evoluindo rapidamente, trazendo grandes transformações para o mundo dos transportes de cargas.

A expectativa é que essas mudanças tornem a profissão de caminhoneiro não apenas mais atrativa e justa, mas também mais segura e eficiente, reacendendo, assim, o interesse de mais pessoas em assumir a boleia e percorrer as estradas do país.

Afinal, quem é caminhoneiro(a) sabe: a profissão é repleta de adversidades, mas também cheia de recompensas bonitas pelo caminho.

→ E você? O que pensa sobre tudo isso? Deixe seu comentário abaixo e participe desta conversa!

Continue nos acompanhando para mais discussões sobre o futuro do transporte de carga no Brasil e no mundo. 

Se importa para você, está no blog da IVECO! 🙂 

2 Comentários
  • Nivaldo do Carmo Santana

    Tenho 47 anos meu sonho é trabalhar às inda com caminhão,tenho toda documentação,mas nunca tive oportunidade,desde os 30 anos que luto por oportunidade e nunca me deram.
    Creio que eles pensam que a pessoa já nasceu motorista, caminhoneiro, ninguém tem a capacidade de aprender.
    De oportunidade para as pessoas,e o problema está resolvido, simples assim,nada de bola de cristal 🔮.

    30/01/2025 no 3:05 am Responder
    • gestoriveco

      Oi, Nivaldo! Tudo bem?

      Valorizamos imensamente a profissão de caminhoneiro e reconhecemos os desafios que ela enfrenta. Essa é uma profissão essencial para o desenvolvimento do nosso país.
      Estamos empenhados em dar visibilidade à causa e abrir um diálogo sobre os desafios do mercado. Acreditamos que essas conversas são fundamentais para que todos possam compreender a realidade e, juntos, trabalharmos para melhorias contínuas.

      Abraço!

      31/01/2025 no 2:53 pm Responder

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