Topo

Segurança no IVECO S-Way: tecnologias para viagens tranquilas e eficientes

Inovação a favor da segurança é o lema do IVECO S-Way. Conheça e se surpreenda com os recursos tecnológicos desenvolvidos para elevar os padrões de segurança na estrada. 

Olá, companheiro(a) de jornada! 

Nas longas viagens, é essencial contar com um companheiro que cuide do seu bem-estar e garanta um retorno seguro para casa. Por isso, as tecnologias do IVECO S-Way aumentam os padrões de segurança nas estradas. Isso garante viagens tranquilas e seguras.

Foram coletados dados nas estradas brasileiras, percorrendo uma distância que equivale a duas voltas ao mundo. Assim, esse novo caminhão utiliza tecnologia que auxilia na segurança e também aumenta os níveis de eficiência e economia durante a jornada.

Quer conhecer todos os detalhes que levam o S-Way a um novo patamar de segurança? Continue lendo este artigo ou assista ao vídeo abaixo!

Assistente de Partida em Rampa: Hill Holder 

A segurança no IVECO S-Way é perceptível desde o primeiro ronco do motor. O assistente de partida em rampa, Hill Holder, ativa os freios por até três segundos quando o caminhão está em uma via inclinada. Isso impede que o S-Way recue mesmo em superfícies íngremes, permitindo que você continue sua viagem tranquilamente.

Além de garantir uma partida segura, esse sistema contribui para a redução do desgaste dos pneus. Assim, oferece segurança a todos na estrada e mais economia para sua rotina de viagens.

Controle de Tração: ASR 

O IVECO S-Way apresenta um robusto sistema de controle de tração: o ASR (Anti-Slip Regulation). Esse sistema inibe qualquer sinal de patinação, com o apoio do sistema de frenagem ABS. Cada roda de tração é monitorada individualmente.

Ao menor sinal de variação de velocidade, causada por pisos escorregadios ou molhados, os freios são acionados. Sua função é corrigir a diferença e garantir a aderência ideal dos pneus. Automático, eficiente e seguro.

Com o controle de tração, os freios são acionados no caso de pisos molhados ou escorregadios, garantindo a aderência ideal dos pneus. 

Piloto Automático: ACC 

Durante as longas viagens, sua rotina também pode ser facilitada com o controle de cruzeiro adaptativo, conhecido como ACC (Adaptive Cruise Control).

Conhecido aqui no Brasil como piloto automático, esse recurso utiliza um radar de alta precisão instalado no para-choque dianteiro. Ele ajuda a manter uma distância segura em relação aos outros veículos na estrada. Para utilizar o piloto automático, basta determinar a velocidade desejada para o S-Way. 

Em seguida, o radar do ACC monitora a distância, o movimento e a velocidade dos demais veículos. Quando necessário, ele ativa o freio ou acelerador. Com isso, quem está no comando do S-Way pode se concentrar no essencial: manter o rumo correto durante as viagens.

Alerta de Mudança de Faixa: LDWS 

Além do piloto automático, o IVECO S-Way conta com o LDWS (Lane Departure Warning System). O recurso tecnológico é opcional e evita que o caminhão saia da faixa de rodagem. Uma câmera instalada no para-brisa do IVECO S-Way é projetada para identificar e monitorar as faixas das estradas.

No caso de uma mudança de faixa sem uso da seta, é emitido um alerta sonoro na cabine, reduzindo qualquer distração ao volante.


Caso o motorista saia da faixa, um alerta sonoro é emitido na cabine

Freio Motor: Tecnologia de Ponta 

A melhor tecnologia para freio motor do mercado também está presente no IVECO S-Way. Com um projeto inovador que utiliza uma válvula borboleta, o freio motor possui quatro estágios de atuação. Eles abrangem diferentes faixas de rotação, entre 1500 e 2400 rotações por minuto (rpm). Cada estágio do freio motor do S-Way tem um objetivo específico e seu acionamento é simplificado. 

Primeiro, você ativa o sistema. Em seguida, no primeiro estágio, ocorre uma desaceleração constante, utilizando 13% da potência.

Em seguida, o sistema atua na redução de marchas, com mais de 50% de potência. Se ainda não for suficiente, é acionada a função de diminuição definitiva da velocidade, aplicando até 80% da força total. Por fim, o sistema é capaz de parar completamente o veículo, utilizando toda a potência disponível. 

Frenagem de Emergência: ARBS 

O IVECO S-Way é o único caminhão no mercado capaz de parar completamente. O ARBS (Advanced Emergency Braking System) é nosso sistema de frenagem autônoma de emergência. Esse recurso inteligente funciona em dois níveis diferentes, utilizando os mesmos sensores presentes no piloto automático ACC. 

Primeiramente, um alerta sonoro e visual é emitido, e o freio de serviço é acionado com intensidade moderada. Isso permite que o motorista identifique qualquer obstáculo, freando por conta própria ou desviando a rota, se necessário.

Em seguida, caso a velocidade não altere e a distância entre os veículos siga diminuindo, os freios são acionados totalmente, parando o veículo. Isso garante a segurança e evitando colisões ou reduzindo o impacto.

Um gigante tecnológico

Tudo isso sem mencionar a assistência remota de última geração, criada para auxiliar o cliente de onde ele estiver, em caso de imprevistos.

Com o motor FPT Cursor 13, com injeção Common-Rail, a IVECO oferece até 15% de redução no consumo de combustível. A potência de 480 cv até 540 cavalos e torque de até 2.550 nm, aliando força, alta eficiência e baixo custo de manutenção.

Com o sistema de HI-eSCR, são 98% de eficiência de conversão de NOx. Assim, não necessita de recirculação de gases de escape (EGR). Vale destacar que ele também cumpre com a legislação do PROCONVE P8, que visa reduzir a emissão de poluentes.

O IVECO S-Way ainda oferece iluminação interna personalizável em cor e intensidade, e check de luzes remoto com acionamento simples pela chave. E os faróis full LED direcionais & DRL, que otimizam a visibilidade em qualquer condição: noite, dia, chuva e neblina.

Depois de tudo isso, não há dúvidas de que o IVECO S-Way é seguro, confortável e ainda rentável, certo? Um caminhão feito para qualquer desafio e projetado para otimizar o dia a dia do motorista. Mas acima de tudo, desenvolvido para preservar a sua vida e de todos a sua volta.

Para saber mais sobre esse poderoso caminhão, acesse o nosso site iveco.com.br/sway ou visite a concessionária IVECO mais próxima de você! 

Sem Comentários

Postar um Comentário