Topo

Caminhos para Elas: IVECO lança programa de formação profissional para mulheres motoristas

Em parceria com o SEST SENAT, curso híbrido é exclusivo para mulheres que possuem CNH, mas não têm experiência no mercado de transportes. Pré-inscrições abertas!

O mundo está mudando, e já está mais do que claro que habilidades e competências não dependem de gênero. Cada vez mais, mulheres passam a brilhar em territórios que até então eram predominantemente masculinos, desfazendo, assim, aquela ideia ultrapassada de que certas profissões são exclusivas de homens ou mulheres. 

Apesar dos avanços, sabemos que, no setor de transportes, infelizmente, a presença feminina ainda é muito baixa. Para se ter uma ideia, apenas 3,4% dos motoristas de veículos pesados são mulheres, de acordo com dados de 2022 da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Por isso, neste Dia Internacional da Mulher, dando continuidade à campanha realizada pela IVECO em 2023, “Mulheres que Inspiram a Criar Novos Caminhos”, desta vez temos o orgulho de anunciar o “Caminhos para Elas”, um programa transformador que busca expandir a atuação feminina no mundo dos transportes.

Quer descobrir tudo sobre este projeto que pretende contribuir para que tenhamos cada vez mais mulheres motoristas e caminhoneiras rodando por aí? Continue lendo este artigo e venha com a gente fazer história!

Um cenário desafiador

No mercado de transportes, encontrar oportunidades para mulheres é um desafio real. Dá para acreditar que, em 2021, de todos os 70.641 motoristas contratados, apenas 1,51% eram mulheres? É o que mostram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). 
Esse número tão pequeno revela mais do que apenas medos e preconceitos que ainda rondam o setor. De acordo com as próprias mulheres que possuem CNH para dirigir veículos pesados, um grande empecilho é a exigência de experiência por parte das empresas, um requisito difícil de cumprir quando a porta de entrada no mercado parece estar fechada para elas.

Mulheres afirmam que a exigência de experiência é um dos obstáculos para ingressarem no setor

No ano passado, a gente abordou essa questão de frente, promovendo uma discussão aberta com mulheres que estão vencendo barreiras semelhantes no transporte e em outras áreas. Criamos, ainda, o e-book “Mulheres Caminhoneiras | Perfil, Desafios e Oportunidades”, feito para jogar luz sobre os obstáculos, mas também para dar aquele empurrãozinho, com dicas e informações valiosas para as mulheres que estão de olho na estrada e querem fazer dela sua profissão.

É hora de mudar a estatística! 

Após mergulharmos no cenário atual do mercado de transportes e buscarmos inspiração nas histórias de outras mulheres, a campanha deste ano, “Caminhos para Elas”, chega como uma prática resultante da campanha do ano passado. Agora, o foco é criar, de forma concreta, oportunidades para mulheres que sonham em ser motoristas ou caminhoneiras.

Vale destacar que a indústria está precisando de novos profissionais. Conforme abordamos em outro artigo aqui no blog, um relatório da União Internacional dos Transportes Rodoviários (IRU),  aponta que há cerca de 3 milhões de vagas para motoristas em aberto em todo o mundo, ou seja, há muita demanda para pouca gente. 


O programa de formação profissional “Caminhos para Elas”

É aí que entra a ação deste ano! Em parceria com o SEST SENAT, a IVECO está lançando um curso profissionalizante híbrido, isto é, com aulas online e presenciais, feito exclusivamente para mulheres que têm carteira de habilitação C, D ou E, mas ainda não têm experiência no mercado de transportes. 


As pré-inscrições para as interessadas estão abertas a partir de hoje, 08 de março. Se você é uma delas, preencha o formulário no site para ser avisada das inscrições oficiais. Caso atenda aos critérios do regulamento, você será uma das 24 mulheres da primeira turma do Caminhos para Elas. 

Com uma carga horária total de 110 horas, o curso conta com: 

  • Aulas teóricas online e experiências práticas presenciais: para garantir uma formação completa, abrangendo desde a teoria necessária até a prática ao volante;
  • Aulas com Suelen Lopes, embaixadora do Programa: uma fonte de inspiração e conhecimento, Suelen compartilha sua experiência e aprendizados, facilitando o caminho para outras mulheres;
  • Certificado de Conclusão: um reconhecimento do esforço e da dedicação das participantes, abrindo portas no mercado de trabalho.

Apoio na Contratação para cinco mulheres que se destacarem no programa, reforçando o compromisso de criar oportunidades reais no mercado de transportes.

Conheça Suelen Lopes, a embaixadora do programa

Embaixadora do programa, Suelen Lopes irá compartilhar todo seu conhecimento e experiências para as alunas do programa

Peça-chave na campanha de 2023, Suelen Lopes é a embaixadora do programa Caminhos para Elas. Mais do que uma caminhoneira, ela é um símbolo de força e inspiração ao percorrer o Brasil superando barreiras e desafiando estereótipos em uma profissão dominada por homens. 

Filha de caminhoneiro e formada em Administração, desde 2018 Suelen optou pelo sonho de trabalhar na estrada ao invés do escritório. Com uma presença forte nas redes sociais, ela compartilha sua jornada para mais de 300 mil seguidores, sendo uma influenciadora que motiva mulheres a conquistar seu espaço no transporte. 

Suelen não é apenas uma voz poderosa no setor, ela representa a essência deste programa de formação e é a prova viva de que é possível quebrar paradigmas e criar novos caminhos.

Conheça o SEST SENAT, parceiro do projeto


Com papel fundamental na formação e qualificação de profissionais do setor de transporte, o SEST SENAT é uma instituição que atua de maneira comprometida em preparar essas pessoas para os desafios e oportunidades da indústria. 

Com metodologias de ensino atrativas e conteúdo alinhado às necessidades do mercado, a instituição trabalha para garantir que os profissionais estejam prontos para atuar com eficiência, pensamento crítico e segurança.

Conteúdo do curso

Composto por 06 módulos, o conteúdo do programa abrange desde aulas teóricas online até práticas presenciais, sendo algumas ministradas por instrutores técnicos do SEST SENAT e outras pela embaixadora Suelen Lopes.
São eles: 

MÓDULO 1  |  EAD 

Mulher na estrada – Conhecendo a sua nova profissão 

MÓDULO 2   | HÍBRIDO 

  • Relacionamento interpessoal e ética no trabalho | EAD 
  • Noções sobre cidadania e responsabilidade civil e criminal | EAD 
  • Smart Driver (Condução econômica no simulador de direção) | PRESENCIAL 
  • Condução Segura (no simulador de direção) | PRESENCIAL

MÓDULO 3   | PRESENCIAL 

  • Legislação de trânsito
  • Direção Defensiva
  • Primeiros socorros, Meio ambiente e prevenção e combate a incêndios
  • Movimentação de tipo de carga específico ou Relacionamento Interpessoal 


MÓDULO 4   | PRESENCIAL

Competências técnicas 

  • NR 20 ou NR 35 ou Atendimento ao Cliente (ECA e CDC)

MÓDULO 5   | PRESENCIAL 

     Competências específicas 

  • Práticas de Condução Segura coletiva / em grupo/ individual 
  • Emprega Transportes do SEST SENAT
  • Descarbonização e eficiência energética

MÓDULO 6  |  EAD 
Mulher na estrada – Preparando para colocar o pé na estrada 


Bom, como você pode ver, estamos falando de uma formação super completa e robusta, contemplando tudo o que as mulheres precisam saber ao ingressar no mercado de transportes. 

Dirija a sua história: seja avisada das inscrições oficiais! 

Chegou o momento de levarmos mais inclusão e diversidade para o setor, chegou o momento de fazermos história!

Se você é mulher, tem carteira de habilitação nas categorias C, D ou E e deseja construir sua própria jornada como motorista ou caminhoneira, garanta já a sua pré-inscrição no site www.iveco.com.br/caminhosparaelas e seja avisada das inscrições oficiais!  

Se você conhece alguma mulher que deseja conquistar seu espaço trabalhando atrás do volante, compartilhe este conteúdo com ela! 

Por aqui, estamos muito entusiasmados por pavimentar novos caminhos que não apenas vão transformar vidas, mas também redefinir o futuro do transporte.

2 Comentários
  • Fabiane Batista Machado

    Meu sonho en ocupar meu espaço, mais não está fácil

    14/03/2024 no 1:25 am Responder

Postar um Comentário