Topo

Mulheres que criam seus próprios caminhos: conheça a campanha da IVECO para o Dia da Mulher 2023

Objetivo é dar protagonismo à atuação do público feminino em todo e qualquer ambiente de trabalho, inclusive naqueles ocupados principalmente por homens. Talk show com a jogadora de futebol Marta e outras mulheres inspiradoras é parte da iniciativa.

Com que frequência você costuma ver uma mulher dirigindo um caminhão nas estradas do Brasil? Quantas mulheres jogadoras de futebol você já ouviu falar sobre? Por que profissões como engenheira, piloto de avião e motorista são ocupadas por homens em sua maioria?

A gente sabe que, historicamente, alguns ambientes são conhecidos como masculinos e que, mesmo em pleno século XXI, a proporção de mulheres atuando em certas áreas é muito baixa. Segundo pesquisa do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), por exemplo, o percentual de mulheres registradas como engenheiras no Brasil corresponde a 19,3%. 

Quando se olha para o mercado de transporte, os números são ainda piores. Apesar do país ter cerca de 4,39 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação para veículos pesados, 97,19% desse total são motoristas homens. Ou seja, apenas 2,81% dos motoristas de caminhão são mulheres, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito. 

Diante desse cenário nada diverso, neste Dia da Mulher, a IVECO resolveu dar protagonismo a mulheres que estão mudando esse quadro. Mulheres que estão adentrando outros campos, explorando outras rotas e, finalmente, criando seus próprios caminhos, livre do que a sociedade sempre ditou como “certo”. 

Com o mote “Mulheres que criam seus próprios caminhos”, a campanha tem o objetivo de fortalecer esse movimento, trazendo inspiração para outras mulheres que sonham em trilhar caminhos antes considerados impossíveis. 

Quer saber tudo sobre a iniciativa? Continue lendo este artigo!

Coisa de homem? Quem disse? 

Tornar-se uma caminhoneira, hoje, é, muitas vezes, visto como um ato de coragem, algo que só pode ser feito por uma pequena parcela mais ousada e destemida. Afinal, a profissão nem sequer é vista como uma possibilidade para a maioria das mulheres. 

Frases como “É muito perigoso pra mulher!”, “é preciso ter força!” e  “é coisa de homem!” são reproduzidas de geração em geração e, desta forma, acabam se fixando na mente das pessoas e se tornando “verdades”.

No entanto, sabemos também que a mulher, hoje, é livre: para trabalhar, para votar, para não se casar e criar o caminho que ela quiser. Por isso, a IVECO entende que já passou da hora de naturalizar a presença das mulheres em ambientes que tradicionalmente sempre foram conhecidos por serem “de homens”. 

Entenda a iniciativa

Para fortalecer essa discussão, dando protagonismo às mulheres que já “puxaram essa fila” e estão criando seus próprios caminhos, inspirar tantas outras, e ainda conscientizar os homens sobre a temática,  a IVECO realizou um talk show, em um formato de bate-papo online.

A ação foi publicada nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com a participação de três nomes femininos que demonstram que gênero nunca foi e nem deve ser critério para atuar nenhuma profissão. São elas: Marta Silva, jogadora de futebol eleita seis vezes como a melhor do mundo e Embaixadora Global da ONU, Paula  Portela, engenheira de eletrônica e telecomunicações e engenheira-chefe de ônibus e veículos especiais da IVECO, e a caminhoneira e influenciadora digital, Suelen Lopes. Todas são exemplos de mulheres que se destacaram em espaços muitas vezes vistos como mais desafiadores para o gênero feminino.   

O talk show foi ao ar na TV IVECO, transmitida em nosso Youtube, e você pode conferir no final deste artigo. A conversa foi conduzida pela jornalista Mariana Spinelli, jornalista esportiva que apoia o futebol feminino, e que também é de um mercado predominantemente masculino. 

No bate-papo, Mari buscou entender o que inspirou essas mulheres a conduzirem suas próprias histórias, seguindo trajetos diferentes do que lhes foram naturalmente apresentadas. 

Mais do que isso, abordou sobre o apoio da família e dos amigos, os obstáculos encontrados no percurso, a resiliência, a importância de entender os próprios limites, como lidar com os dias difíceis e muito mais. 

Mulheres que criam seus próprios caminhos 

Saiba mais sobre as três convidadas do talk show e se inspire!

Suelen Lopes

Caminhoneira desde 2018, Suelen Lopes, de Pouso Alegre (MG), é uma jovem mulher que dirige caminhão pesado e compartilha sua rotina nas estradas através das redes sociais. Hoje, além de caminhoneira, ela se tornou influenciadora digital. 

Para Suellen, entrar na profissão foi a realização de um sonho, e uma decisão que surgiu por influência de sua família. Tanto seus pais quanto seu irmão também são caminhoneiros. Apesar de ter se formado em Administração de Empresas, Suelen não vê em outro lugar que não seja na boleia de um caminhão.

Em seu canal, além de registrar o dia a dia de trabalho, Suelen compartilha trechos de sua vida pessoal, especialmente os momentos com sua família. No vídeo abaixo, de 2019, ela mostra como seu pai “puxava mandioca” e pergunta para ele detalhes sobre o carregamento e como funciona a operação. O conteúdo demonstra como o conhecimento que ela tem da área hoje foi passado de geração em geração

Para a caminhoneira, os maiores desafios que encontra pelas estradas são a falta de estrutura para mulheres e o preconceito. Segundo ela, falta um olhar para as necessidades femininas, tanto em postos de gasolina, quanto nos locais de entrega, que geralmente não possuem banheiros e salas de espera para mulheres. 

Com relação ao preconceito, ela conta que muitos homens não aceitam ver uma mulher fazer o mesmo trabalho que eles, devido ao machismo estrutural que existe na sociedade. Além disso, há empresas que não dão oportunidades para mulheres como caminhoneira.

Já com anos de experiência, Suelen criou um projeto, a Rodotrip, no qual ela fará viagens pelo Brasil incentivando empresas e pessoas a oferecerem melhores condições e oportunidades para caminhoneiros e, principalmente, caminhoneiras, já que as mulheres têm um olhar diferente e, muitas vezes, mais cuidadoso para as situações da estrada.

A IVECO é uma das marcas apoiadoras da Rodotrip, e irá disponibilizar um caminhão para Suelen rodar pelo país e executar o projeto. Acompanhe as redes sociais da Suelen para acompanhar essa jornada! 

Paula Portela

Paula Portela, de Belo Horizonte (MG), é Engenheira Eletrônica e de Telecomunicação, uma área em que raramente há mulheres atuando. Após estudar o ensino fundamental e o ensino médio no Instituto de Educação de Minas Gerais, onde teve toda sua base de ensino, ela ingressou na PUCMinas do Coração Eucarístico, sendo uma das poucas mulheres de sua turma na universidade. 

Logo no início de sua trajetória profissional, Paula fez um estágio na Detel, colaborando em um estudo de alguns meses para implementação de antenas para a emissora Rede Minas, em Minas Gerais. Em seguida, na empresa Cablettra, foi estagiária e analista na área de engenharia por dois anos e meio, desenvolvendo cabeamentos elétricos para veículos da FIAT. 

Depois, durante dois anos, trabalhou como terceirizada na IVECO, pela empresa Altran, auxiliando a área de engenharia com o desenvolvimento de novos projetos, além de garantir a qualidade dos projetos já existentes na época. 

Hoje, há mais de 12 anos na IVECO, Paula atua como gerente na área de engenharia na América Latina. Ela é responsável pelo time de Engenharia de desenvolvimento dos Ônibus e Veículos especiais da marca. 

Uma mulher quando reconhece a sua força, se torna uma fonte inesgotável de inspiração.

– Rafael Nolêto – 

Marta Silva

A Marta Silva, é claro, dispensa grandes apresentações. 

Embaixadora Global da ONU, ela foi a primeira pessoa a marcar gols em 5 Copas do Mundo, além de ser a pessoa com o maior número de gols em Copas, entre homens e mulheres, e a maior artilheira do futebol feminino da história. 

Escolhida 6 vezes como a melhor jogadora do mundo, Marta também é a primeira, entre homens e mulheres, a ser eleita 5 vezes seguidas a melhor do mundo. Com o recorde de 119 gols, a jogadora é a maior artilheira da seleção brasileira (mais que o Pelé!). 

Educação e conscientização 

A IVECO acredita que uma parte importante desta discussão é educar e conscientizar os homens, que terão papel fundamental no processo de quebrar esses paradigmas. O caminho ainda é longo e está apenas começando, mas pequenas atitudes podem ter grandes resultados na criação de novos caminhos. Algumas delas são:

  • Não desencoraje uma mulher: Se você ouvir uma mulher dizendo que quer ser caminhoneira, engenheira ou qualquer profissão que até então era mais “comum” para homens, não a desmotive, dizendo que é muito difícil, perigoso ou que o trabalho é pesado para elas;
  • Ao invés disso, se você for da mesma área, ofereça ajuda. Esteja aberto a compartilhar seu conhecimento, adquirido em anos de profissão, além de dicas e conselhos que podem facilitar a vida dela naquele segmento de mercado;
  • Preze pelo respeito sempre. Se encontrar uma mulher em seu ambiente de trabalho, na estrada ou em qualquer lugar, jamais, em hipótese alguma, faça comentários sobre sua beleza, duvidando de sua capacidade ou mantenha contato visual. Assédio é crime.
  • Se você presenciar uma mulher em uma situação constrangedora com outro homem, sofrendo assédio ou qualquer tipo de preconceito, ajude-a e faça uma denúncia. A denúncia pode ser registrada na própria ouvidoria da empresa, na delegacia da mulher ou em qualquer delegacia comum;
  • Abra sua cabeça e trabalhe sua mente para quebrar preconceitos que talvez você tenha com a atuação da mulher em determinadas profissões. Questione suas verdades e entenda que o mundo mudou. A mulher está ocupando lugares que antes pareciam impossíveis, e só resta aos homens aceitarem este fato. Ir contra a esse movimento pode demonstrar certa insegurança da sua parte, então procure entender porque te incomoda ver mulheres fazendo o que você faz.
  • Tenha empatia. A mulher não é sua rival. Coloque-se no lugar dela e entenda que ela também tem o direito de trabalhar na profissão que desejar e realizar seus próprios sonhos. 



E aí, você conhece outras mulheres que também estão criando seus próprios caminhos? Você é uma mulher que quer criar ou já está criando um novo caminho? A IVECO celebra cada uma dessas mulheres, e reconhece o papel valioso que estão exercendo, de pavimentar a rota e ampliar as possibilidades para as próximas gerações, formando um mundo cada vez mais diverso! 

Acompanhe abaixo o talk show completo, comente o que você achou e envie para mais pessoas para fortalecer esta ação!  

Não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais, com a hashtag #MulheresCriamNovosCaminhos 

Sem Comentários

Postar um Comentário