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Entenda como é calculado o peso por eixo

E aí, amigo(a)?! Hoje, o nosso papo vai ser sobre um assunto polêmico: PESO POR EIXO! A gente sabe que é fundamental andar dentro do peso de carga estipulado para cada caminhão, entretanto, muitas vezes, o profissional acaba sendo responsabilizado e até multado, visto que a lei não é clara para todos.

Por isso, hoje eu vou te ajudar a entender o peso por eixo para você nunca mais errar ou esquecer, e também cuidar melhor do seu caminhão! 

Até porque, amigo(a), além de colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco, quando você ultrapassa o peso do seu bruto, outros problemas podem acontecer, como:

  • desgaste dos pneus (e um pneu aí não tá nada barato, né?);
  • consumo de combustível maior que o habitual;
  • risco de quebra da suspensão;
  • desgaste do sistema de freio.

Não caia na ideia de “o frete é melhor quando o peso é maior”. Vamos combinar que caminhão parado é sinal de prejuízo, não é mesmo? As consequências de exceder o peso acarretam direto na manutenção, como comentamos acima, por isso, você pode até ganhar mais com uma viagem assim, mas vai gastar três vezes mais com o mecânico.

Mas, afinal, como entender o peso por eixo?

Já que pontuamos as principais complicações, vamos então entender de uma vez por todas o que é esse tal de peso por eixo!

Você obviamente sabe que cada caminhão é de uma forma, por conta disso, eu trouxe uma tabelinha que vai te ajudar nesse entendimento.

Ou seja, cada caminhão pode ter o peso total bruto conforme a terceira coluna. Porém, não para por aí! Vamos para a aulinha de matemática.

Ao passar na balança, você tem tolerância de 5% do PTB, ou seja, se seu limite de peso for de 16t, a tolerância será até 16.800t, 800 quilos de diferença.

Então, é só isso que é preciso calcular? Não, mas vamos lá, que você vai entender direitinho como funciona.

Caso se enquadre dentro dos 5% de tolerância, quando for pesar o entre-eixos, a tolerância será de 10%. Ainda no nosso exemplo com o caminhão toco, o eixo dianteiro pode ficar até 6.600 e o traseiro em 11.000.

Dentro desses limites, você pode seguir viagem tranquilo. Mas, caso ultrapasse, você provavelmente receberá uma multa e até terá que realizar o transbordo da carga. Bora entender como funciona essa parte?

No caso do toco, se o peso entre-eixos ficar entre 10% e 12,5%, apenas a multa será aplicada, e acima de 12,5% o transbordo será solicitado e a multa também será aplicada.

Mas (sim, tem mais), se lá no peso total bruto você ultrapassar os 5%, a regra de tolerância de 10% entre-eixos cai, e passa a valer 7,5%. Caso o peso exceda essa tolerância, você receberá a multa e terá que fazer o transbordo.

Muita coisinha, né? Mas pode falar que agora deu pra entender e fique esperto(a) amigo(a), respeite esses limites!

Lei da Balança

A lei que regulamenta a pesagem é conhecida como “Lei da Balança” e sempre foi motivo de questionamento: deve-se considerar o PTB ou o entre-eixos? 

A discussão é porque em cargas que se movem muito, o peso de algum eixo pode ficar comprometido, mas não porque a carga ultrapassou o limite. O debate é tão intenso que já está sendo discutido, em Brasília (DF), se essa lei deve ser modificada ou não.

Segundo o CONTRAN, as medidas de aferição do peso serão definidas em 180 dias, e novas medidas serão adotadas, assim como as tolerâncias.

Agora, queremos saber a sua opinião: você é do time pesagem entre-eixos ou pesagem total do caminhão?

Até a nova norma entrar em vigor, as leis continuam como acabamos de explicar. Por isso, pode fazer uma colinha aí para você nunca mais esquecer, e é claro que você vai compartilhar com os seus colegas! 

E aí, o que achou do nosso papo de hoje? Deixe seu comentário e aproveite para nos dizer o que gostaria de ver por aqui. Até a próxima!

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