Topo

Dia do Caminhoneiro IVECO 2023: Dentro do caminhão também bate um coração

Caminhoneiros transportam 60% de todos os produtos e mercadorias que movem o país. Campanha convida a sociedade a oferecer gentileza e enxergar a classe com mais empatia.

Cada caminhoneiro carrega uma grande responsabilidade. São renúncias e desafios que só quem está na estrada enfrenta no dia a dia. Eles, que são verdadeiros pilares da nossa economia e, por meio do modal rodoviário, transportam 60% de todos os produtos e mercadorias que movem o país, segundo dados da Associação Brasileira de Caminhoneiros – Abcam. 

Levando consigo o compromisso diário de abastecer indústrias, mercados e famílias, cada caminhoneiro(a) inicia a jornada cedo, muitas vezes sem ter hora para terminar. Enfrentam a saudade, as más condições das estradas, a inadequação dos pontos de parada, os perigos das rodovias, entre outros.

Mas será que os brasileiros reconhecem o quão valiosos são os caminhoneiros e caminhoneiras? 

Nós, da IVECO, tentamos diariamente enxergar a vida com as lentes do(a) caminhoneiro(a). É dessa forma que podemos oferecer soluções que de fato auxiliem o seu trabalho e promover discussões que envolvem o reconhecimento e valorização da classe. 

Por isso, para o Dia do Caminhoneiro 2023, nossa campanha traz uma mensagem importante: Dentro de um caminhão também bate um coração. Se você quer saber detalhes desta homenagem, convidamos você a continuar lendo este artigo! 

A campanha

Mesmo que muitos não percebam, todos compartilhamos um pedaço da rotina com o trabalho feito nas estradas. Quando clicamos no botão “comprar”, nas compras online, é o trabalho dos caminhoneiros que começa, levando nossas encomendas aos centros de distribuição e destinos mais remotos.  Ao abrirmos o pacote tão aguardado com um sorriso no rosto, não fazemos ideia da trilha que aquela encomenda percorreu para chegar até nós. 

Nas prateleiras e bancas dos supermercados, repletas de produtos variados e alimentos frescos, ou quando compramos um medicamento na farmácia, não nos damos conta de que foram as mãos de caminhoneiros e caminhoneiras que os transportaram, vencendo distâncias e, em alguns casos, vários obstáculos. 

Em meio às dificuldades, os caminhoneiros e caminhoneiras ainda lidam com  indelicadezas, julgamentos e preconceitos, não só sobre seu comportamento, mas também sobre sua aparência. Em geral, diversos comentários equivocados são reproduzidos sobre eles, contribuindo para perpetuar uma imagem errônea da classe. 


Por isso, dando continuidade à conversa iniciada em 2022, com a campanha Quem vê cara não vê caminhão, neste ano queremos lembrar que cada caminhoneiro não deve ser visto pelas lentes do preconceito e indiferença, ou apenas como quatro rodas que fazem girar a economia e tornam a nossa vida mais fácil! 

Queremos lembrar o óbvio, mas que pode acabar sendo esquecido em meio ao automatismo da rotina: Dentro de um caminhão, também bate um coração. 

Desafios e Paixão

Para a homenagem deste ano, convidamos heróis das estradas a participarem de um vídeo especial, compartilhando seus desafios, representando outras milhões de vidas que, todos os dias, estão nas estradas, garantindo que tenhamos em mãos tudo aquilo que precisamos. 

Entre os personagens do vídeo, está Wesley, um empreendedor exemplar. Ele é apaixonado pela IVECO e cliente da Concessionária Florença IVECO. Sua empresa de logística, chamada Da Elite Express, conta com uma frota de 10 veículos, incluindo modelos como o IVECO S-Way, Hi-Way, Daily e Stralis. Pelas estradas, Wesley presta serviços de transporte para grandes empresas de comércio eletrônico, como Amazon, Mercado Livre e Shoppe. Através do seu trabalho, ele mantém o país em movimento, conectando produtos e pessoas.

Wesley conecta produtos e pessoas fazendo transporte para empresas de e-commerce

Outra história inspiradora é a de Kauana, uma caminhoneira que reside em São José dos Pinhais (PR). Ela é responsável pelo transporte de cargas em regiões próximas, no Paraná, utilizando com destreza seu IVECO Tector. Como se não bastassem os desafios da profissão, Kauana lida também com desafios extras por ser mulher em um segmento dominado pelo gênero masculino. Por isso, a paranaense simboliza a força e a determinação das mulheres caminhoneiras.

A bordo de seu IVECO vermelho, Kauana enfrenta os desafios da profissão com amor

Também temos Sidney , um caminhoneiro também residente em São José dos Pinhais (PR). Ele se dedica ao transporte de laranjas e limões para o CEASA do Paraná, utilizando seus dois caminhões IVECO Tector. Sidney enfrenta os desafios das estradas com determinação, inclusive trabalhando na madrugada, para garantir que os alimentos frescos cheguem cedo ao CEASA e estejam prontos para chegar à mesa dos brasileiros.

Sidney garante que limões e laranjas saborosos cheguem à mesa das famílias brasileiras

Esses nomes são apenas alguns exemplos das muitas vidas entrelaçadas nas estradas do Brasil. Pessoas que são sinônimo de força e, todos os dias, buscam o sustento daqueles que amam, colocando-se em risco, abrindo mão do conforto, servindo o país e cumprindo a missão que lhes foi dada: seguir em frente. 

São caminhoneiros que encontram na boleia motivação e superam os desafios da estrada com sua paixão pela vida em movimento, pelas paisagens que tiram o fôlego, pelas histórias que se cruzam a cada novo destino, pelos milagres presenciados e pelo vento que entra pela janela do caminhão e refresca o espírito. Ver a vida de dentro da boléia é coisa de quem tem garra, fé e coração valente. 

O vídeo

Com o tema “Dentro de um caminhão também bate um coração”,  queremos resgatar, portanto, a gentileza. Ainda que a vida acelerada nos deixe desatentos aos sentimentos, é preciso nos esforçarmos, todos os dias, para enxergar o outro com os olhos do coração. 

É desafiador, mas é exatamente isso que nos faz seres humanos. Então o convite aqui, neste Dia do Caminhoneiro, é para que possamos praticar a gentileza, o cuidado e o respeito.

Seja desejando “bom dia” ou dizendo “obrigado(a)”, todos podemos tentar retribuir, de alguma forma, o que os(as) caminhoneiros(as) fazem por nós. 

Assista ao vídeo abaixo e compartilhe com mais pessoas esse convite a um gesto de gentileza, nos ajudando a levar essa homenagem adiante. 

Se você é caminhoneiro(a), fica aqui o nosso reconhecimento e o nosso muito obrigado pelo papel que desempenham com tamanha paixão! A IVECO tem imenso orgulho de criar novos caminhos junto com vocês. 

Sem Comentários

Postar um Comentário