Topo

Sua viagem ajuda a proteger as florestas!

No próximo domingo, 17 de julho, é celebrado o Dia de Proteção às Florestas. A data é um lembrete da importância de preservar os ecossistemas florestais e, consequentemente, os inúmeros benefícios que as árvores nos trazem.

Fala, amigo(a)! O domingo está chegando com uma data muito importante! E, para falar dela, convidamos o Ciclo Vivo para uma parceria de peso no que diz a sustentabilidade. Mais uma forma de ajudar você e tantas outras pessoas a entenderem a importância de se preservar o meio ambiente!

Só para você entender, o Ciclo Vivo foi fundado em 2010, e é um dos maiores portais de notícias especializados em sustentabilidade do Brasil. O objetivo deles é disseminar informações, ideias e soluções que envolvam a preservação e regeneração do nosso planeta, bem como o bem estar de seus habitantes.

Agora que já fiz as devidas apresentações, bora ler esse conteúdo massa que eles prepararam?

Proteger a mata significa conservar a manutenção de todos os seres vivos do planeta, inclusive o dos seres humanos. Sem árvores não há chuvas, não há matérias-primas como madeira e celulose, não há regulação do clima. Já percebeu o quanto é mais quente e mais pesado o ar em áreas onde há poucas árvores? Pois é, a árvore é vida!

Há quem acredite que o Brasil já tem floresta protegida suficiente, entretanto, proporcionalmente, há 33 países com mais áreas protegidas em relação ao território. Pior, nossa área florestal está se deteriorando a cada dia. Entre janeiro e julho deste ano, o desmatamento na Amazônia foi o maior desde 2016: foram perdidos quase 4 mil km² de floresta. Nos últimos anos, o desmatamento aumentou até mesmo em locais protegidos legalmente.

Uma das formas de contribuir com a proteção às florestas é denunciando crimes ambientais e a ocorrência de queimadas e incêndios. Discando o número 193, você aciona o Corpo de Bombeiros. A ligação é gratuita e abrange todo o território nacional. 

Viajar e proteger

Aproveitando a chegada do fim de semana, que tal conhecer alguma área florestal protegida na sua cidade? O turismo de natureza é uma forma de apoiar sua preservação e, de quebra, ainda se encantar com paisagens e belezas naturais. 

Também chamado de Turismo Sustentável, este tipo de viagem promove a visitação de patrimônios naturais sem impactar negativamente o local. É uma ótima maneira de provar o valor da floresta em pé, gerando emprego e renda com a proteção dos recursos que a natureza nos oferece.

Além do prazer de estar rodeado por vegetação, diversos estudos apontam que o contato com a natureza melhora a saúde física e mental. Uma pesquisa no Japão, por exemplo, detectou uma diminuição de 16% no cortisol (hormônio do estresse), 4% na frequência cardíaca e 2% na pressão arterial de pessoas que realizaram caminhadas em florestas.

E mesmo quem tem pouco tempo para lazer pode ainda se beneficiar do poder da floresta. Um estudo, liderado pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, apontou que dedicar pelo menos duas horas por semana à natureza já contribui para a saúde e bem-estar. 

Neste sentido, andar por trilhas locais, sentir o cheiro de mato, ouvir os sons e avistar pássaros são atividades que podem ser realizadas até mesmo em alguns parques urbanos. 

Além disso, o conceito de Turismo Sustentável inclui uma série de ações que podem e devem ser aplicadas durante as viagens. Confira abaixo dicas para colocar em prática antes mesmo de colocar o pé na estrada: 

  • Fuja do turismo de massa. Busque por guias ou iniciativas da região a ser visitada: é uma forma de contribuir para gerar renda para a comunidade local e evitar as “furadas” dos pacotes de viagem das grandes agências.
  • Quando for visitar uma aldeia indígena, busque por associações ou entidades criadas pelos próprios povos a serem visitados ou em parceria com os mesmos.  
  • A mesma dica anterior pode ser aplicada em visitas a comunidades tradicionais, como populações ribeirinhas e quilombolas. Desta forma, você apoia diretamente os verdadeiros guardiões das florestas. 
  • Na hora de arrumar a bagagem, leve apenas o essencial. Uma dica é escolher roupas que combinem entre si. Outra solução para ficar mais leve é optar por xampus e condicionadores sólidos, livres de embalagens. 
  • Monte um kit com garrafinha reutilizável, talheres e sacola de pano. Desta forma, você evita a compra e uso de utensílios plásticos descartáveis, que demoram centenas de anos para se decompor na natureza. 
  • Ao escolher um hotel ou pousada, dê preferência aos que estão próximos aos locais que deseja conhecer. Assim você economiza em transporte e diminui a emissão de poluentes. 
  • Ainda sobre a hospedagem, se possível, opte por estabelecimentos que possuam boas práticas ambientais, como a preocupação com a redução de água e energia, por exemplo. 
  • No destino escolhido, a menos que seja permitido, não faça fogueiras ou churrascos. Além de prejudicar o solo e os microorganismos ali presentes, o fogo pode causar grandes incêndios na floresta – sobretudo neste período de seca. 
  • Nunca alimente animais selvagens ou peixes, pois isso pode prejudicar a saúde dos mesmos. 
  • Não retire nada na natureza, nem mesmo aquele pedaço de concha encontrado na areia da praia. Assim como a concha possui carbonato de cálcio – que é essencial para o ecossistema marinho – cada folha e galho tem sua função no solo. 
  • É básico, mas não custa reforçar: jamais deixe lixo pelo caminho. Não queime ou enterre. Recolha todos os resíduos que produzir durante o passeio, de forma a não impactar as plantas e animais. 
  • Por fim, aproveite a viagem para compartilhar culturas e valorizar saberes tradicionais. Isso torna o passeio mais proveitoso para todos os envolvidos! 

Valorizar nossas áreas protegidas é essencial para viabilizar a preservação da mata e fortalecer as comunidades tradicionais que vivem no entorno das florestas. 

Curtiu esse conteúdo? Em breve, terá muito mais em parceria com o Ciclo Vivo, aqui no blog! Aproveite para comentar: você já fez algum turismo de natureza? Conta pra gente!


Fundado em 2010, o CicloVivo é um dos maiores portais de notícias especializados em sustentabilidade do Brasil. A plataforma tem o objetivo de disseminar informações, ideias e soluções que envolvam a preservação e regeneração do nosso planeta, bem como o bem estar de seus habitantes.
 
O CicloVivo publica matérias sobre as mudanças e novidades do mundo da sustentabilidade, além de fomentar atitudes mais positivas e conscientes. Publicamos notícias #PorUmMundoMelhor abordando os mais diversos temas para quem quer cuidar melhor do planeta.

Sem Comentários

Postar um Comentário