Topo

COMO TER ATITUDES SUSTENTÁVEIS COM O MEIO AMBIENTE

No dia do Meio Ambiente, separamos algumas dicas de como fazer a sua parte e também as ações que desenvolvemos ao longo dos anos na fábrica IVECO.

Fala, amigo(a)! Hoje, dia 5 de junho é comemorado o dia do meio ambiente, e a primeira pergunta que você deve estar fazendo mentalmente é: o que esse título tem em comum comigo? Pode parecer clichê, mas a sustentabilidade e a importância da preservação do meio ambiente, são pontos de destaque que sempre devemos conversar. 

O dia do meio ambiente foi uma data instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas, com o objetivo de chamar atenção para a preservação do meio ambiente e também dos recursos naturais, colocando em foco a atitude sustentável de cada um quanto indivíduo.

Quando pensamos na preservação do meio ambiente e atitudes sustentáveis, também temos que pensar na qualidade de vida, bem-estar e saúde que você pode ter. Do ar que você respira até a água que você consome, tem ligação com o assunto. Vamos a alguns dados?

 No Brasil, cerca de 85% da população vive em áreas urbanas, o que pode gerar um pensamento de que o conceito prático de meio ambiente está distante, pois muitas pessoas ligam meio ambiente apenas com florestas e animais silvestres. Pensar em atitude sustentável é se sensibilizar e conscientizar sobre todas as questões que envolvem o nosso planeta.

A natureza é o item que mais pode somar com a restauração do ecossistema: plantação de árvores, tornar cidades verdes, restauração de jardins ou limpeza de rios e costas. 

MEIO AMBIENTE E TRÂNSITO

Além da poluição sonora e visual que acontece nas ruas, estradas e rodovias, as queimadas são um dos fatores mais preocupantes atualmente. Você já deve ter visto vários incêndios durante os trechos que passou.

O desmatamento ilegal e incêndios florestais contribuem negativamente com a manutenção do meio ambiente. Então, se você ver algo incomum acontecendo próximo a matas e florestas, não hesite em ligar 193. O número do Corpo de Bombeiros é válido em todo o território nacional. 

Outras ações podem contribuir, então, se liga nas dicas:

  • Não jogue lixo pela janela do seu caminhão, guarde com você até encontrar o lugar correto para o descarte. 
  • Evite o desperdício de água ao realizar a limpeza do seu veículo, lembre-se de gastar apenas o necessário, o planeta agradece! 
  • Faça a manutenção do seu veículo, isso reduz o risco de acidentes, e também evita a emissão excessiva de gases poluentes. 
  • Use sua buzina apenas quando for realmente necessário. O uso desenfreado da buzina pode assustar animais e ao se moverem rapidamente, podem atravessar a pista e causar um acidente. 
  • Utilize garrafas de água para reduzir o consumo de pets de plástico.
  • Leve com você canudos de bambu ou inox, além de kit de talheres para evitar usar os de plástico. 
  • Não junte seu lixo em sacolas plásticas, use um lixo de tecido e descarte nas paradas para lanchar ou em postos.
  • Descarte os materiais de acordo com a sinalização das lixeiras por onde você passar. 

MAS, E COMO NÓS CONTRIBUÍMOS?

Desde que chegamos no Brasil, nós sabemos o quanto é importante cuidar do Meio Ambiente. Antes da fábrica ser inaugurada em 1997, foi feito o reflorestamento da região, e desde então são criadas “ações verdes” como o de reaproveitamento da água utilizada no processo produtivo, conscientização da coleta seletiva, entre outros, todos sob a chancela do projeto Próximos Passos implementado pela IVECO . Assista ao vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre o projeto.

Fora da fábrica, em Sete Lagoas,  estamos sempre focados na consciência da preservação do meio ambiente para todos, tanto para os nossos parceiros quanto para os concessionários IVECO.

A Mercalf, concessionária da IVECO no estado de São Paulo, foi pioneira nas ações sustentáveis, sendo referência global nesse quesito. Nas unidades de Jundiaí, Piracicaba e Sumaré existe o reaproveitamento de água para a lavagem dos caminhões e, especificamente em Jundiaí, a água também é aproveitada nos vasos sanitários. Além disso, foram instalados sensores de redução de consumo nas torneiras. 

 Mas não é só isso, todo o projeto foi concebido através do tripé da sustentabilidade e meio ambiente onde os sócios não mediram esforços no trabalho e até mesmo nos investimentos pois entendem que o retorno de contribuição da sua iniciativa é muito superior a valores monetários, estamos falando da sobrevivência e preservação de espécies.

A Porto Caminhões, concessionária IVECO de Manaus (AM), seguiu o exemplo da Mercalf. Além de ações para a água, que eu já vou te contar, a empresa também conta com painéis de energia solar, toda a estrutura foi produzida com containers usados e todos os resíduos são descartados de forma correta, reforçando ainda mais a atitude sustentável.

Para contribuir com o consumo de água, a Porto Caminhões faz a captação da água da chuva para o uso interno e esse comprometimento com o meio ambiente acontece desde a sua fundação, sendo uma estrutura sustentável e ecológica.

Neste ano, nós fechamos uma parceria com o Ciclo Vivo que é um portal  especializado em temas relacionados à sustentabilidade. Levando informação e desenvolvimento no âmbito ambiental, social e econômico. Essa parceria veio para fortalecer ainda mais o tema, aliado a ações internas da IVECO. Para essa data, por exemplo,  preparamos uma semana de conscientização focada no meio ambiente, aqui na fábrica de Sete Lagoas com um convite muito especial, confira abaixo!

Sempre com o compromisso de cada vez mais cuidar do futuro do nosso planeta, nós, da IVECO, ampliamos as ações de conscientização e preservação do meio ambiente.  

O planeta agradece! Faça a sua parte com responsabilidade também. 

Compartilhe essas informações com seus amigos e contribua para um mundo melhor.

Sem Comentários

Postar um Comentário