Top

Quero ser caminhoneiro: por onde começo?

Quero ser caminhoneiro: por onde começo?

Olá, futuro caminhoneiro! O fator principal para começar é: você precisa ter uma carteira de habilitação especial. Existem as categorias D e E para veículos grandes e pesados. Tudo vai depender do tipo de veículo que será utilizado na atividade. A grande diferença da categoria E é o fato dessa categoria permitir que o motorista conduza veículos com mais de uma unidade tracionada, ou seja, com muito mais capacidade de carga. O batidão da profissão caminhoneiro é pesado, por isso, é normal que dúvidas sobre a carreira existam, independente da sua idade. Para ajudar, separamos algumas dicas que podem te auxiliar a seguir em frente!

Defina seu ramo de atividade

Antes de mais nada, você deve definir seu ramo de atividade para assim conseguir adquirir o veículo mais adequado para o serviço. Você pode escolher trabalhar, por exemplo, com o transporte de alimentos perecíveis, frete de móveis, materiais de construção ou carga fracionada (quando pequenas mercadorias de diferentes empresas dividem o espaço no veículo).

Cursos 

Algumas áreas específicas de transporte de cargas exigem especializações, por isso, é importante ficar atento às necessidades da área que você está ingressando. Nós já falamos sobre isso aqui no blog, vale você dar uma olhada neste conteúdo:

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: 4 CURSOS QUE UM CAMINHONEIRO DEVE TER

Foco no seu planejamento financeiro

Independente do tamanho do seu negócio, ele pode ter imprevistos a qualquer momento, por isso, é necessário colocar no papel todos os custos fixos do negócio, como com a manutenção de veículo ou frota e com um escritório. Além dos gastos, é preciso contabilizar os investimentos para saber quanto de capital será necessário investir e como fazer isso sem prejudicar seu orçamento.

Logística

A logística da sua empresa vai variar de acordo com o ramo que você escolher para trabalhar. Ou seja, se você fizer entregas de materiais de construção, por exemplo, fará uma rota. Já se escolher trabalhar com cargas fracionadas, os trajetos serão outros. Por isso, você tem que planejar as rotas, onde vai fazer a manutenção do veículo e onde ele ficará estacionado para não perder tempo no cotidiano. Assim, será possível entregar tudo no prazo e conquistar os clientes.

Diferencial

Se diferenciar da concorrência é essencial para ser bem-sucedido no ramo de serviço de pequenas cargas e fretes. E uma ótima forma de se destacar nessa área é com um caminhão da linha IVECO Daily, porque ela é bem versátil. A linha Daily tem veículos de 3,5 a 7 toneladas, com diferentes modelos de cabines, chassis e configurações para se adequar a qualquer necessidade do seu negócio.

MIT DÁ A DICA

Conversamos com o caminhoneiro Mit, o Muriçoca, que nos relatou: “O sonho de muitos é ter seu próprio caminhão e viajar pelo país, conhecer novos lugares e culturas diferentes, mas, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é importante estar atento a alguns detalhes na hora da compra de seu caminhão.”

Por isso, a dica é ficar atento aos detalhes: “Se for comprar um caminhão usado, precisamos saber se os antigos donos davam manutenção, se era revisado com frequência, por isso, é sempre bom levar em um mecânico de confiança.”

Mit também nos falou que não existe ninguém melhor para falar de caminhão do que quem já trabalhou nisso, “no geral, caminhão é uma máquina que tem que ser bem cuidada pra trazer um bom retorno, dirigir forçando pouco pode aumentar bem a vida útil dos componentes, trazendo assim maior lucro. A escolha do implemento é um fator primordial, importante saber qual rota vai trabalhar e tentar ver um implemento que mais se adapte na região para não correr riscos de ficar sem trabalho.”

Quer saber mais sobre a visão do Mit sobre a profissão?
Assista ao nosso bate-papo com o caminhoneiro: 

É importante você saber que a profissão é cheia de desafios, mas que também é satisfatória para os amantes da estrada. E aí, você conhece alguém que tem dúvidas sobre a profissão? Marque aqui nos comentários! 

Iveco Brasil
Nenhum comentário

Desculpe , os comentários estão desativados.