Topo

Praia, cachoeira ou mato? Dicas de viagem para as férias

Vem chegando o verão e aqui você confere uma lista de lugares que vale a pena conhecer!

Os últimos dois anos foram marcados pelo adiamento de várias atividades, inclusive de viagens. Agora, arrumar a mala e cair na estrada é o desejo de mais da metade dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Trigg aponta que 64% dos brasileiros pretendem viajar nas férias de verão 2022 e 2023. Se este é o seu caso, inspire-se com as dicas abaixo para aproveitar os dias de folga.

Praias

Com um litoral que se estende por 7.367 km, banhado pelo oceano Atlântico, a praia é um dos locais mais escolhidos pelos brasileiros para viajar nas férias. Para mais de 41% dos entrevistados da Trigg, o Nordeste é o destino preferido. 

A praia do Gunga, em Maceió, no Alagoas, é uma opção que destaca-se pela beleza exuberante. Encravada entre os coqueiros, areia branca finíssima e um belíssimo mar de águas tranquilas, é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. 

Para quem quiser uma opção no sudeste, Lopes Mendes, na Ilha Grande, é considerada um paraíso. Com quase três quilômetros de extensão e águas cristalinas, é um local desabitado no município de Angra dos Reis (RJ) e, portanto, muito preservado. Esta opção é ideal para quem prefere passeios mais rústicos e sem tumulto, mas é preciso se preparar levando água potável e lanches, uma vez que não há infraestrutura no local. 

Na Ilha Grande também é possível conhecer a Lagoa Azul, região de águas rasas, tranquilas e azuis, ou seja, ideal para flutuação e mergulho com snorkel.

Já no sul, uma dica inusitada é conhecer a ilha do Mel no município de Paranaguá, no Paraná. Trata-se de uma área de preservação que possui 25 quilômetros de praias. É o local ideal para descansar, uma vez que o local é tranquilo, composto por pequenas vilas, pouca urbanização e a locomoção interna é feita por trilhas. Vale andar a pé ou alugar uma bicicleta. 

Rios e Cachoeiras

Também não faltam opções para quem prefere as águas doces dos rios e lagos ou ainda se banhar na queda de uma cachoeira. O importante é ter atenção à previsão meteorológica e evitar ao máximo cachoeiras em dias de sol e chuva, quando é comum ocorrer trombas d’água. 

A primeira dica é conhecida como o “Caribe Amazônico”: Alter do Chão é um distrito no Pará que pertence ao município de Santarém. O local reúne águas claras, areias brancas e uma vegetação exuberante típica da Amazônia. É também um local para realizar uma imersão na cultura por meio da gastronomia, arte e música.

De fácil acesso para quem está em São Paulo, a Cachoeira do Prumirim é uma das cachoeiras de Ubatuba. O atrativo oferece uma sequência de poços com “hidromassagens naturais”. Para chegar ao local, é preciso acessar uma trilha de apenas três minutos que parte do quilômetro trinta da rodovia Rio – Santos. É recomendado parar o carro em um pequeno estacionamento local. 

A 100 quilômetros de Belo Horizonte, a Serra do Cipó é um destino cercado por 34 mil quilômetros de área de preservação. A região oferece rios, cachoeiras, canyons e cavernas arqueológicas para visitar. Apelidada de “Jardim do Brasil”, pelo paisagista Burle Marx, o local reúne diversas espécies da flora e da fauna brasileiras ameaçadas de extinção.

Turista responsável

Um ponto importante nesta conversa sobre férias é que o turismo é um setor que gera diversos impactos ambientais, mas é possível ser um turista consciente e responsável. Para tanto, no passeio em meio à natureza mantenha-se nas trilhas pré-determinadas, não use atalhos. Os atalhos favorecem a erosão e a destruição de raízes e plantas inteiras. Também não queime ou enterre o lixo, pois animais podem cavar e espalhá-lo. Traga todo o seu lixo de volta.

Outra dica é deixar pedras, artefatos, flores, conchas no local visitado, tire apenas fotografias. Observe os animais à distância e seja sempre cortês com outros visitantes e com a população local. 

Por fim, o salvamento em ambientes naturais é caro e complexo, podendo levar dias e causar grandes danos ao ambiente. Portanto, não se arrisque sem necessidade, pesquise bem o local a ser visitado e siga as recomendações de segurança de cada destino. 

Quem quer fugir do agito pode optar por desbravar locais próximos da residência e se surpreender com as pérolas escondidas. É possível ser um turista na própria cidade! Seja qual for o destino escolhido, ao sair para uma jornada de lazer não se esqueça de levar sempre o protetor solar, repelente e água potável em garrafinha reutilizável.

Reciclando o pneu

Antes ou depois da viagem, é importante saber que quando não há mais condições de uso do pneu é possível dar uma destinação correta. O pneu inservível pode ser enviado para um dos mais de 1.050 pontos de coleta espalhados pelo país e a associação Reciclanip, responsável pela logística reversa, faz a coleta e destinação.

O pneu, após destinado, pode ser utilizado como combustível alternativo em fornos de cimenteiras devido ao seu alto poder calorífico, asfalto borracha, tapetes para automóveis, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas, além de outras utilizações.

Sem Comentários

Postar um Comentário