Topo

Como alcançar suas metas em 2023?

Uma lista de dicas para você tirar as ideias do papel e ter um ano de realizações

Fala, amigo(a)! Com o mês de janeiro se aproximando do fim, chega a hora de começar a colocar em prática a lista de metas do ano novo. Promessas, objetivos ou desejos. Chame como quiser, mas é certo que é quase impossível passar pela virada sem refletir sobre as conquistas e frustrações do último ano e renovar as esperanças para o ano que se inicia. Para ajudar a tirar suas ideias do papel, sugerimos abaixo algumas dicas.

Organização

Liste todas as pendências que não puderam ser resolvidas em 2022 e comece por resolvê-las. Desta forma, você ganha fôlego para traçar outros objetivos. Em seguida, crie um planejamento mais detalhado de quando e como pretende alcançar cada meta. É importante definir também o prazo para evitar o famoso “quando tiver tempo, faço tal coisa”. Com a rotina diária dificilmente sobrará espaço para realizar atividades extras, logo, a chave é inserir, pouco a pouco, seus objetivos no cotidiano. 

Idealmente, você pode fazer um planejamento trimestral com ações factíveis. Mas, se algum objetivo for grandioso, foque em pequenas etapas até alcançá-lo. 

Crie hábitos saudáveis

Ler, meditar, praticar uma atividade física. Hábitos saudáveis nutrem o corpo e a mente, contribuindo para que as resoluções sejam mais fáceis de serem colocadas em prática. Quem dorme e come mal, por exemplo, vive mais cansado e mais propenso a doenças físicas e mentais. Se você não estabeleceu objetivos neste sentido, sugerimos incluir ao menos três: melhorar o sono, a alimentação e o fortalecimento do corpo. 

Para ter um sono mais tranquilo, aplique a “higiene do sono”. Esta prática consiste em criar pequenos rituais antes de deitar para que seu corpo entenda que é hora de dormir. Isso pode ser feito tomando um banho quente, reduzindo a luminosidade do quarto enquanto se prepara para deitar, desligando a televisão e evitando a luz azul de aparelhos eletrônicos à noite, sobretudo próximo ao horário de dormir. Expor-se à radiação solar pela manhã, sempre que possível, também contribui com um sono melhor. Outros hábitos que ajudam: não fazer refeições pesadas à noite e ir para cama somente quando estiver sonolento – se a insônia bater, levante e prepare um chá ou faça outra ação calmante antes de deitar novamente.

Melhorar a alimentação é um processo que pode ser feito progressivamente. Uma vez por semana, busque no mercado algum vegetal ou leguminosa diferente e vá provando sem preconceitos. Ao mesmo tempo, reduza aos poucos o consumo de carne: diversas proteínas vegetais podem ajudar a substituir a proteína animal: quinoa, folhas verde-escuras (couve, espinafre) e feijão azuki (usado na culinária japonesa) são exemplos. Desta forma, você economiza o bolso e ainda contribui com a saúde, uma vez que diversos estudos já recomendam menor consumo de carne para uma vida mais saudável e ativa.

Começar a praticar exercícios físicos é o mais difícil, mas os benefícios são tão evidentes que persistir na rotina, aos poucos, passa a ser mais fácil. Para dar o primeiro passo programe o horário: é uma forma de se manter comprometido e criar uma rotina. Também organize tudo que precisa para a prática escolhida, principalmente se for de manhã. Roupas, calçados, garrafinha de água são alguns dos itens. 

Se optar por fazer academia, tenha em mente que carga, intensidade e frequência de treinamento têm de estar adequados ao condicionamento físico da pessoa. Comece de leve e vá intensificando o treino paulatinamente. Se possível, encontre parceiros de esporte – é uma forma de tornar a experiência mais agradável e manter-se motivado nos dias de preguiça. Quando menos perceber, já estará sentindo os benefícios na disposição do corpo e seguindo uma rotina sem grandes esforços. 

Inclua a sustentabilidade

Já parou para pensar que cada item de plástico que você usa se mantém no planeta por séculos? Isso inclui os talheres de plástico, canudinhos, filme plástico e sacos de sanduíche que são usados por menos de um minuto. Então, faça uma troca inteligente: substitua os descartáveis por itens reutilizáveis ??e ecológicos: utensílios de bambu, canudos de metal, sacos de papel, garrafas e copos retornáveis, são ótimas opções. Montar um kit “lixo zero” pode ajudar a desviar o plástico dos aterros sanitários e dos oceanos.

Também diminua o consumo, seja na compra de roupas, produtos eletroeletrônicos e ou eletrodomésticos. Quando for preciso, busque antes pela troca, conserto e até mesmo pela compra de produtos de segunda mão – quando for indispensável. 

Ter menos coisas, além de mais ecológico, te fará economizar e deixará sua vida mais leve. Não deixe que as facilidades do parcelamento instiguem o consumo excessivo e entulhe sua casa (e sua vida!) de coisas que não necessita realmente. 

Outra meta factível para incluir na rotina: comece a separar o lixo em casa e durante viagens. Separe todo material que pode ser reciclado, como plástico, papel, papelão, metal, latas de alumínio e leve-os a ecopontos, caso não haja coleta de recicláveis na região de moradia. Resíduos eletrônico também não podem ser descartados no lixo comum, saiba mais aqui.

Gerencie seu tempo

A dificuldade em criar uma rotina funcional muitas vezes está relacionada com a vida corrida e consequente falta de tempo. Para mudar essa realidade é preciso aprender a gerir melhor o tempo disponível. Você pode começar criando uma lista com os afazeres prioritários de cada dia, inicialmente use papel e caneta ou o bloco de notas do celular. Para quem está acostumado a usar aplicativos e internet, opte pelo Trello, Notion ou Google Agenda.

Com os objetivos diários traçados, mantenha o foco ao longo do dia, mas também faça intervalos: quando você descansa, ganha novo fôlego para voltar às atividades. Ou seja, as pausas compõem uma grande estratégia para não desanimar. 

Você ainda pode aplicar a técnica pomodoro sempre que precisar de foco. Neste método, você se concentra totalmente em uma atividade por 25 minutos e faz uma pausa de 5 minutos. A parada pode ser para conversar, tomar um café, ir ao banheiro ou fazer qualquer outra atividade que não esteja relacionada ao seu foco. Volte então ao foco inicial e repita o processo com a diferença de que a cada quatro ciclos você pode aumentar o intervalo de descanso. O tempo pode ser ajustado de acordo com as necessidades de cada um, o importante é manter a concentração em blocos de tempo. 

Descanso e autocuidado

O cuidado consigo mesmo está nas metas de 2023? Se não, deveria! Separar ao menos um dia na semana para descansar, seja em casa ou passeando com a família/amigos, é importante para recarregar as energias. Uma rotina exaustiva e sem descanso leva à exaustão e, ao contrário do desejado, à falta de produtividade. É importante ter um passatempo em seus momentos de lazer.

Além disso, ter pausas no dia a dia para realizar alongamentos e exercícios respiratórios, por exemplo, contribui com o bem-estar geral e ajuda a levar suas metas adiante com mais disposição. 

Neste sentido, a tecnologia do caminhão S-Way, da Iveco, pode ser aliada. O modelo possui uma central multimídia em que possível espelhar o smartphone e ouvir músicas da sua playlist de modo fácil. O dispositivo atende comando de voz e possui rádio, MP3, bluetooth, ou seja, é só escolher o que quer ouvir e seguir viagem com uma ótima trilha sonora. Já diz o ditado que quem canta seus males espanta! 

O motorista ainda pode se conectar com o Easy Way App: um aplicativo para controlar uma série de funções do veículo de forma remota, como abertura e tratamento das portas, abertura e fechamento das janelas, regulagem do som e central multimídia, controle sobre toda a iluminação interna da cabine, entre outras funções. Assim, você não se estressa nem quando estiver longe do veículo. 

Não desista!

Seja qual forem seus objetivos para 2023, o importante é não esmorecer mesmo diante de possíveis obstáculos. Se algo não deu certo, reflita sobre a causa e elabore uma nova estratégia para tentar novamente. 

“É difícil deixar nossa zona de conforto e finalmente podermos mudar. E por isso precisamos sempre nos lembrar que tudo bem encontrar dificuldades e desanimar algumas vezes para conseguir a mudança”, afirma o neurologista Dr. Saulo Nader.

O escritor Charles Duhigg, em seu livro “O Poder do Hábito”, aponta uma técnica descoberta por cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts): o hábito segue um loop neurológico simples, que consiste em um gatilho, uma rotina e uma recompensa. A maneira mais fácil de mudar um hábito é entender qual a recompensa que sua mente está buscando. Sabendo disso, toda vez que o gatilho surgir você deve substituir a rotina (ou hábito que deseja mudar) por outra que resulte na mesma recompensa. 

Quando você consegue identificar os gatilhos e recompensas que te levam aos maus hábitos torna-se mais fácil encontrar formas de mudá-los para ter uma vida mais feliz e realizada.

Sem Comentários

Postar um Comentário