Topo

Iveco Vision: Um conceito tecnológico para o futuro da mobilidade

O Iveco  Vision, um conceito centrado na mobilidade de baixo impacto ambiental, está incorporado a um veículo comercial que traz uma variedade de inovações. O conceito surgiu na esteira da tecnologia Dual Energy da Iveco, o chassi revelado na edição de 2012 da exposição de Hannover, reunindo tecnologias com potencial de uso no veículo comercial leve do futuro.

A inovação que caracteriza o Iveco Vision começa pelo sistema Dual Energy, que permite o uso de dois tipos diferentes de tração: uma exclusivamente elétrica, que garante emissão zero e baixos níveis de ruído; e outra híbrida (termoelétrica), adequada para viagens longas e missões fora da cidade, reduzindo o consumo e as emissões de CO2 em até 25%.

Nessa arquitetura, uma unidade de transferência específica conecta o motor elétrico aos eixos de transmissão, permitindo ter um híbrido que também é um sistema de tração adaptativo com gerenciamento de energia em tempo real. Com base em elementos relacionados à missão, o veículo se adapta automaticamente à tração mais adequada: o modo híbrido melhora a velocidade comercial e as possibilidades de autonomia nas rotas interurbanas; o modo elétrico, por sua vez, permite mobilidade irrestrita e sem emissões em áreas metropolitanas.

O veículo está equipado com um tablet de alta integração, que se comunica com os equipamentos eletrônicos de bordo. Amplas superfícies vitrificadas e suportes frontais transparentes garantem visibilidade externa irrestrita de dentro da cabine, enquanto a visão da câmera traseira é exibida em uma tela panorâmica na parte de cima do para-brisa. O Iveco Vision está equipado com um sistema de gerenciamento de carga que tem como base uma série de sensores que identificam os bens transportados e indicam a posição correta dos mesmos no interior do veículo, acionando dispositivos de contenção que evitam a movimentação de grandes volumes. Além de proteger bens valiosos de danos, a melhoria no espaço de armazenamento também torna a carga e a descarga mais rápidas, com um visível ganho em eficiência.

O Iveco Vision é um laboratório para o estudo e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e futuras formas de transporte.

O Iveco Vision é um laboratório para o estudo e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e futuras formas de transporte.

Em resumo, o Iveco Vision é um laboratório para o estudo e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e futuras formas de transporte, o que representa a evolução natural da linha de veículos comerciais leves da Iveco. Para atingir esse objetivo, a Iveco continua expandindo e aprimorando o modelo de inovação aberto e colaborativo da empresa, que visualiza a marca trabalhando em conjunto com parceiros importantes para o compartilhamento de ideias, conhecimento técnico e profissionalismo.

Além dos parceiros que trabalharam com a Iveco na construção do chassi Dual Energy (Bosch, Dainese, Brembo, Streparava, Arcelor Mittal, CRF, Denso, FPT, Sole, Trucklite, Xperion, ZF), Comftech, Essence e ST Microelectronics também contribuíram.

Sem Comentários

Postar um Comentário