Topo

IVECO e BOSCH por uma mobilidade mais limpa

A parceria entre IVECO e BOSCH para traçar novos caminhos e tornar a mobilidade mais limpa e sustentável.

Um dos principais pontos para se pensar em um mundo cada vez mais sustentável é a mobilidade limpa. E, apesar de ser um tema complexo, tem ganhado espaço nas discussões sobre os impactos ambientais do setor de transportes.

No texto de hoje vamos explicar o que isso representa, a importância desse debate e apresentar as alternativas disponíveis no mercado que podem oferecer soluções para uma mobilidade mais limpa e neutra. Então, acelera e vem com a gente!

Entendendo a questão da mobilidade

Afinal, o que é mobilidade? Por que é importante que ela seja limpa? Como podemos fazer isso? Realmente, são muitas perguntas, mas as respostas não precisam ser complicadas. Vamos pensar sobre o assunto por partes ao longo deste texto.

Antes de tudo, a mobilidade está relacionada à nossa capacidade de se movimentar e locomover. Quando falamos do setor de transportes, diz respeito à forma como nos deslocamos pelas ruas e estradas, dentro e fora das cidades. Esse deslocamento pode ser tanto de pessoas, como de produtos e envolve desde os veículos leves, como carros de passeio e bicicletas, até os pesados, como caminhões e ônibus.

E, em um país tão grande como o nosso Brasil, a quantidade de pessoas e mercadorias que se movimentam todos os dias pelas ruas e estradas é enorme. Para se ter uma ideia da importância do setor de transportes, segundo este estudo da ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, o Brasil foi o 4º país que mais comercializou veículos pesados em 2019 no mundo.

Por ser um assunto tão relevante, o governo já se adiantou e tem criado diversas medidas e regulamentações para incentivar a redução da emissão de poluentes que são, inclusive, prejudiciais à nossa saúde.

O Proconve, Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, por exemplo, tem sua implementação dividida em fases, que são aplicadas de acordo com a categoria de peso do veículo.

A importância de uma mobilidade mais limpa

Os chamados combustíveis fósseis, como diesel e gasolina, emitem grandes quantidades de poluentes. Vários deles, por exemplo, gás carbônico (CO2), óxidos de nitrogênio, material particulado, hidrocarbonetos não-queimados, dentre outros, são extremamente prejudiciais à nossa saúde e ao nosso meio ambiente.

No entanto, atualmente esse tipo de combustível é o mais utilizado no setor de transportes no país. Justamente por serem tão populares e pelo Brasil ser tão grande, temos a possibilidade de nos tornarmos um modelo de sustentabilidade para todo o mundo.

Já somos um exemplo mundial com a produção e popularização de veículos flex, com os motores que aceitam também o etanol, combustível que emite até 80% menos de CO2 do que a gasolina, por exemplo. Um reflexo disso é o fato de que a legislação brasileira é a que exige a maior concentração de álcool na gasolina: são 27%.

Um dos pontos de partida dessa história é o PróAlcool, Programa Brasileiro de Álcool, que de 1975 a 2000 foi responsável por incentivar a troca da gasolina pelo combustível produzido a partir da cana de açúcar. Com essa mudança, foi possível observar uma redução média anual de CO2 e na emissão da poluição atmosférica dos centros urbanos.

Resultados como esse são apenas alguns dos motivos para pensarmos em alternativas mais limpas, que causem menos impactos e danos em nossos corpos e na natureza.

Alternativas para os derivados do petróleo

Dentre as diversas opções que temos para substituir os derivados do petróleo, as principais alternativas são a energia elétrica, o biodiesel, o gás natural veicular (GNV) e o biometano. Mas, quando falamos em veículos pesados, apenas os dois últimos têm se mostrado viáveis em termos de produção e distribuição em larga escala.

Para se ter uma ideia do impacto das alternativas, o biometano emite até 99% menos partículas e 95% menos dióxido de carbono, principal gás responsável pelo efeito estufa.

O GNV, por sua vez, é um combustível que possui grandes reservas no país, e, por ser menos processado que os derivados do petróleo, é um combustível significativamente mais barato em comparação às outras opções disponíveis no mercado. 

Ou seja, além dos impactos positivos para a saúde e para o meio ambiente, esses combustíveis são, também, opções economicamente atrativas, já que o GNV e o biometano não necessitam de importação e, por isso, têm o preço mais acessível. E o melhor: a performance dos motores a gás é bastante próxima ao dos movidos a diesel.

Os veículos preparados para esses combustíveis alternativos estão cada vez mais presentes nas estradas e rodovias do país. No caso de caminhões, há tanto aqueles com motores adaptados com kit de conversão para rodarem com gás, quanto os modelos que já saem de fábrica preparados para essas alternativas.

Outro caminho para a sustentabilidade são os veículos elétricos (VEs), que possuem um sistema diferente dos motores tradicionais de combustão e são movidos a eletricidade. Durante a última edição da Fenatran, que aconteceu em novembro do ano passado, a IVECO apresentou o eDaily Elétrico, movido a bateria, que será comercializado no Brasil a partir do segundo semestre. Desta forma, é a primeira montadora no Brasil a oferecer um portfólio “verde” completo, com versões de veículos movidos a propulsão e combustíveis alternativos, dos leves ao pesados. 

Investindo em uma mobilidade mais sustentável

Como você pode perceber, a sustentabilidade nas estradas é um tema cheio de possibilidades. E há muitos motivos para pensar em novas opções para o petróleo. Por isso, aqui na IVECO, investimos cada vez mais na produção de veículos movidos a combustíveis alternativos. 

A linha Natural Power é resultado de toda essa pesquisa, investimento e, também, muitas parcerias estratégicas. São diversos modelos de veículos que foram desenvolvidos para serem naturalmente potentes, com motores mais eficientes, dinâmicos e produtivos. É a prova de que é possível, sim, combinar sustentabilidade com rentabilidade. 

Outra proposta da linha é que os veículos tenham a tecnologia cada vez mais integrada em seu DNA. Com sistemas cada vez mais modernos, os novos caminhões possuem sistemas conectados a servidores em nuvem e são capazes de transmitir informações que ajudam a cuidar da manutenção do seu bruto e acompanhar a sua rota.

Esse modo funciona por meio de uma integração com o celular, que comunica com a parte eletrônica instalada no caminhão, e consegue coletar alguns dados do motor, como temperatura, consumo de combustível e condição de operação. 

Outro impacto que vale a pena ser ressaltado são aqueles que vão para além da emissão de gases poluentes. Os novos motores, por exemplo, são muito mais silenciosos e ajudam a reduzir a poluição sonora.

Todas essas inovações, além de contribuírem para a criação de um futuro mais sustentável, também permitem que os veículos possuam desempenho altamente eficiente, maximizando os benefícios dos combustíveis alternativos. 

Parceria com a BOSCH

A partir de um propósito em comum, o desenvolvimento de um caminho mais sustentável para todos, a IVECO e a BOSCH se uniram na fase de pré-lançamento dos caminhões pesados da linha Natural Power para criar veículos que fossem referência em sustentabilidade e inovação. 

O foco da parceria, segundo o Fábio Ferreira, da BOSCH, é comprovar, na prática, como a conectividade pode ser uma aliada importante das tecnologias de descarbonização

A partir de um sistema de gerenciamento do motor desenvolvido pela empresa e instalado nos novos caminhões, os dados coletados são repassados a um servidor, gerenciado pela BOSCH, que gera algoritmos capazes de identificar otimizações para maior eficiência dos veículos, fornecendo condições de melhorar o desenvolvimento do motor e seus componentes, para que sejam cada vez mais potentes e com menor emissão de poluentes. 


Curioso para saber mais sobre os próximos passos dessa parceria? Aqui, no blog da IVECO, você fica por dentro de todas as atualizações sobre os nossos produtos e o nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Então, já sabe! Fique ligado e acompanhe a gente por aqui.

Sem Comentários

Postar um Comentário