Topo

Dicas para lucrar com o frete e driblar o aumento do diesel

O diesel está tendo aumentos recorrentes e a sua preocupação com o frete não para? Calma, hoje, a gente veio trazer algumas soluções que podem minimizar o impacto e ajudar você sobre como calcular o valor do frete de cargas. O diesel é um dos insumos mais importantes para o transporte rodoviário, seja de cargas ou de passageiros. Existem variações entre os valores praticados no mercado, seja para pequenas cargas, cargas secas, vans de carga, dentre outras. 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT sempre pode te dar um norte de como lidar com cada situação de frete. As Resoluções da ANTT estabelecem metodologias e parâmetros de referência para o cálculo dos custos de frete do serviço do transporte rodoviário remunerado de cargas feito por terceiros. 

De acordo com a ANTT, os custos são divididos entre fixos e variáveis. A gente te ajuda a entender:

Custo Fixo:
Esse é calculado independente se o veículo está operando ou não. São considerados custos fixos: reposição de veículo, remuneração mensal do capital empatado no veículo, custo de mão de obra dos motoristas, entre outros. 

Custo Variável:
Os custos variáveis são manutenção, combustível, lavagem, pedágio etc. Além disso, a Resolução da ANTT ainda classifica o custo-peso, que é a soma dos custos com deslocamento de carga e o custo fixo analisado pela capacidade do veículo.

COMO CALCULAR FRETE DE CARGA

Mesmo que autônomo, tente agir como uma empresa. Deixe tudo anotado e tenha o controle de tudo para, no fim, as suas contas fecharem!

Cada frete tem suas especificidades, dependendo de uma série de fatores, os motoristas costumam cobrar um valor específico por km rodado. Consultamos o caminhoneiro e craque de estrada, Mit Muriçoca, que disse: “Vamos supor, em uma viagem de 1000 km, eu prefiro ir a R$2.800,00 com carga mais leve, e essa diferença eu tiro na economia de pneus, combustível e, às vezes, consigo colocar complemento de cargas.” Essas e outras dicas, você pode acompanhar no canal do Mit Muriçoca no YouTube e também em seu Instagram


O Mit Muriçoca dá dicas em suas redes sociais. Acompanhe!

Outro aspecto que o caminhoneiro deve levar em consideração ao fazer a sua conta é o preço do combustível em cada região, e também que o frete não volte vazio, o que pode ser um prejuízo para o caminhoneiro. Mas, vários outros fatores podem contribuir para a escolha do preço, como tipo de carga, validade da carga, rota escolhida, pontos de parada, além de pedágios e, até mesmo, a alimentação do motorista. Tudo isso deve ser negociado. 

Leia também:

6 DICAS PARA FRETES MAIS LUCRATIVOS

CALCULADORAS DE FRETE

A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT possui tabelas com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado. Em todas as tabelas existem pisos mínimos e eles foram divididos pela ANTT por cada tipo de carga: carga geral, a granel, frigorificada, perigosa e neogranel.

Essa tabela chamada Tabela de Frete tem o objetivo de contribuir para o custo mínimo de transporte de cargas e fretes (custo nesse caso quer dizer o que o transportador precisa para ter o caminhão em condições adequadas e prestando um bom serviço). 

Além dessa tabela, você pode contar com alguns sites, como o Tabelas de Frete, que apresenta a vigente e a anterior para comparação; e o Cálculo de Frete Autônomo

Em ambos, o caminhoneiro informa o modelo do seu caminhão, o tipo de carga transportada, a distância a ser percorrida e diversas outras variáveis relacionadas ao custo. 


O site Tabela de Fretes simplifica as informações sobre custos fixos e variáveis e também taxas e generalidades.

APLICATIVOS ÚTEIS

Agora que você já sabe como calcular um frete justo, separamos alguns aplicativos que podem contribuir com o seu dia a dia nas estradas, afinal, a tecnologia é sempre uma boa aliada, não é mesmo?!

  • Preço dos Combustíveis (Comparativos, postos de combustível)
    Compatibilidade: Android
    Preço: gratuito

O aplicativo Preço dos Combustíveis vai mostrar para você os postos de combustível mais próximos, além de informar os preços, a bandeira e o endereço. Um jeito para que você planeje, com antecedência, para reabastecer os seus brutos nas viagens e já ter a média de cálculo do quanto será gasto.

  • Quero Frete (Cargas, fretamentos)
    Compatibilidade: Android
    Preço: gratuito

O aplicativo permite a negociação sobre carregamentos e fretes entre você, caminhoneiro(a), e a empresa. As informações sobre o frete negociado ficam arquivadas junto com a sua conta para consultas futuras, e o veículo com a carga pode ser monitorado da origem ao destino final por mapas no aplicativo. E para participar? Há dois perfis de cadastro, para caminhoneiros(as) e empresas (ou pessoas físicas).

  • Busca Cargas (Cargas, fretamentos)
    Compatibilidade: Android
    Preço: gratuito

O Busca Cargas é composto por um site e um aplicativo, facilitando o transporte de bens e mercadorias. A ideia é aproximar empresas que possuem carga para serem transportadas aos motoristas com disponibilidade, evitando custos de intermediários. Nele, você consegue achar cargas, fazer propostas e acompanhar o status de suas propostas, juntamente com o que está transportando, dando status ao embarcador, como: carga em transporte, carga entregue  etc.

  • Cargox  (Cargas, fretamentos)
    Compatibilidade: Android
    Preço: gratuito

Você, amigo, que é ligado à tecnologia, vai gostar muito desse app que é supermoderno. Acompanhe o trajeto da sua carga no painel e tenha visibilidade de todo o processo do transporte. O app conta com uma tecnologia de rastreamento que permite mensurar o desempenho de cada motorista, de cada caminhão e da frota como um todo, considerando problemas de quebras, paradas não programadas e desvios durante o trajeto.

  •  TruckPad (Cargas, fretamentos)
    Compatibilidade: Android
    Preço: gratuito

O aplicativo tem uma solução para aproximar cargas que precisam de transporte e caminhoneiros dispostos a realizar o frete. No caso de profissionais autônomos de transporte, basta baixar o aplicativo em um smartphone e completar um cadastro simples. É preciso informar as características do veículo para que o TruckPad encontre cargas nas proximidades. No caso de empresas, elas apresentam demandas de frete em qualquer parte do país. O caminhoneiro acessa as ofertas de cargas e, a partir de sua localização, pode negociar valores diretamente, por meio de um bate-papo do aplicativo (sem precisar compartilhar, inicialmente, seu número de telefone ou e-mail).

Você já utilizou alguma dessas ferramentas no seu dia a dia? Compartilhe conosco!
Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre a vida nas estradas.
Até a próxima. 

Sem Comentários

Postar um Comentário