Topo

6 DICAS PARA FRETES MAIS LUCRATIVOS

E aí, amigo(a)! Nós sabemos que o principal combustível na vida de um caminhoneiro é a paixão. Mas, também sabemos que só ter vontade de colocar o pé na estrada não é suficiente para ter um bom rendimento no final do mês. Isto é, ter suas contas pagas, proporcionar coisas boas para a família e ainda manter seu caminhão top. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você dar um grau nos seus fretes e ter um rendimento melhor. Mas, antes, precisamos fazer uma pergunta importante: você está satisfeito com suas viagens e no quanto está rendendo por mês? Se a resposta for não, leia o texto abaixo e tenha ideias lucrativas.  

  1. Manutenção preventiva 

Se você já passou uns bons perrengues na estrada, sabe muito bem que o caminhão que quebra na viagem custa uma nota para consertar. Além de atrasar a entrega, te deixa estressado e, muitas vezes, põe sua vida em risco. Portanto, invista na manutenção preventiva, fique de olho na quilometragem, crie um planejamento e, a longo prazo, vai perceber a economia. 

  1. Aplicativos 

Muitas vezes, seu principal companheiro durante a viagem é o celular: a cada parada pro café, aproveita para ver as redes sociais, assistir a vídeos e matar a saudade da família. Mas, você sabia que o celular pode ser um aliado para melhorar seus fretes? Sim, existem muitos aplicativos que possuem ofertas de carga e possibilitam a você negociar e conhecer novas empresas. No entanto, é importante avaliar bem cada oferta, negociar valores e verificar o histórico das empresas. 

  1. Agenciadores de carga 

A forma mais comum de conseguir serviços é com as agências de carga, mas nunca desconsidere a dica número 2 que demos que são os aplicativos, consulte todos os dias para evitar ficar parado em épocas de escassez. Fique ligado, e siga a próxima dica. 

  1. Faça conexões e fidelize clientes

Se você tem muito tempo de estrada, com certeza tem uma lista de “contatinhos”. Isto é, aqueles clientes que você sempre está atendendo e que compensam a realização de viagens. Sempre pense no futuro, quando estiver descarregando, já comece a pensar qual vai ser a próxima rota e, para isso, é uma mão na roda ter aqueles contatos especiais para acionar e fazer fretes lucrativos. Outro ponto importante é fazer um bom trabalho, cumprir os horários, fazer o necessário para que o carregamento chegue em segurança. Assim, sempre que o cliente precisar, ele vai logo pensar em você. 

  1. Fique ligado na gestão financeira

Vamos ser sinceros: qual foi a última vez que você colocou suas contas na ponta do lápis? 

Primeiramente, precisa considerar todos os custos, combustível, pedágio, alimentação, manutenção e etc. Você é o motorista, mas também é o seu próprio chefe e, por isso, fazer as contas, criar um planejamento e buscar o equilíbrio de custo e faturamento são suas responsabilidades. A dica é você separar um tempinho no final de cada mês e fazer um balanço dos gastos e dos recebimentos, avaliar as rotas que fez, de acordo com a qualidade da estrada, o tempo e a distância até o destino e se o embarcador cumpriu o combinado. 

  1. Diversifique seus serviços 

Esta é a última, mas não menos importante dica: desapegue! 

Muitas vezes, você acaba ficando preso a fretes de cargas das quais já está acostumado. A demanda do mercado é sempre maior para cargas soltas, como caixas de papelão e madeira, engradados e tambores. 

Da mesma forma que existe uma grande demanda de frete para cargas soltas, existe também uma grande concorrência que faz o frete cair. Ao buscar diferentes tipos de cargas para transportar, você pode aumentar seu lucro com o caminhão. Mas aí, você pergunta: que tipo de carga, então?  Para isso, separamos o top das melhores para lucrar com fretes.

Cargas frigoríficas 

Exige algumas condições que podem fazer parecer mais difícil para transportar, como a câmara fria e equipamentos necessários para refrigeração. No entanto, estima-se que o lucro com esse tipo de carga seja de 30% a 50% maior que os demais. 

Cargas vivas 

Pode soar estranho, mas o transporte de animais vivos costuma ter fretes mais altos. Demanda alguns cuidados com os animais durante a rota e uma estrutura básica para alimentá-los e mantê-los seguros. 

Transporte de medicamentos 

Primeiro ponto: a concorrência é menor, sendo assim, dificilmente você ficará parado. Transportar medicamentos pode ser a luz no fim do túnel para te tirar do prejuízo. Existem algumas documentações que são necessárias para ser habilitado a transportar a carga, mas, a longo prazo, o retorno do lucro certamente valerá a pena. 

Materiais perigosos 

Se seu objetivo é ganhar dinheiro, e você é confiante no volante, esse pode ser seu batidão. Isso porque existe o transporte de produtos que são instáveis e apresentam risco de contaminação, explosão ou todos os anteriores. Ok, o nome assusta. Mas, calma, é só seguir todas as normas, utilizar os equipamentos de segurança e a habilitação correta, que o risco torna-se mínimo. Em consequência do perigo, o transporte desse tipo de carga é melhor remunerado. 

Pronto, pessoal, agora vocês já sabem como tornar sua carreira como caminhoneiro mais lucrativa e fazer seu batidão valer a pena. É só seguir as dicas e bora levar o bruto para rodar! 

Teve alguma sacada? Conta pra gente! Boa viagem e até mais!

Sem Comentários

Postar um Comentário