Topo

Dicas para fazer suas paradas com mais segurança

Dicas para fazer suas paradas com mais segurança

Olá, estradeiro!

Você sabia que as rodovias são responsáveis por escoar 75% das cargas transportadas no Brasil? Os dados são de uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral. Pois é, são milhares de caminhoneiros circulando diariamente nas grandes estradas e enfrentando uma série de dificuldades e riscos. Hoje, vamos falar especialmente dos momentos das paradas, afinal, parar para descansar é  muito importante, mas exige alguns cuidados.

Antes de falar destes cuidados, vale lembrar que a Lei do Motorista (13.103/2015), em vigor desde abril de 2015, foi criada para regulamentar a rotina e melhorar a jornada de trabalho dos caminhoneiros. De acordo com a norma, todos os profissionais do transporte de cargas precisam:

  • Descansar por até 11 horas, período que deve ser distribuído em oito horas de repouso ininterrupto e três horas de descanso fracionadas ao longo do dia;
  • Descansar 30 minutos a cada seis horas na condução do veículo, sendo permitido o fracionamento do tempo desde que não ultrapasse cinco horas e meia na direção;

Quem não cumprir com essas determinações está sujeito a multas e até a retenção do veículo, já que essa é considerada uma infração grave. Então, fique atento, ok? Seu descanso representa não só a sua segurança, mas de todos!

VAMOS ÀS DICAS…

A realidade de muitos caminhoneiros é feita de rotinas extensas e corridas, em que nem sempre se encontra pontos de parada com estrutura realmente adequada para o descanso. Muitas vezes, só há os tradicionais postos de serviços, que permitem apenas aos clientes estacionarem seus veículos e desfrutarem de áreas como banheiros com chuveiro e espaço para as refeições.

Então, como encontrar paradas adequadas para cumprir essa regulamentação e não correr riscos? Confira algumas dicas simples que podem ajudá-lo:  

Planeje suas rotas e paradas

O primeiro passo é planejar as rotas com antecedência e já prever pontos estratégicos para paradas, optando por aquelas localizadas em vias mais movimentadas e bem iluminadas. É importante considerar possíveis atrasos para não extrapolar as horas na direção ou para o caso de precisar de rotas alternativas devido aos locais com restrições de circulação.

Com aplicativos simples e já muito conhecidos, como o Google Maps, é possível identificar estabelecimentos que estejam na sua rota de viagem e determinar algumas paradas com antecedência, além de evitar os temidos engarrafamentos.

Outra opção interessante é o site Preço dos Combustíveis, que mostra os endereços dos postos de combustíveis mais próximos e os preços. Essa é uma ótima ajuda na hora do aperto, por exemplo, quando o local que você determinou na rota não tem mais vagas ou quando você se atrasa e precisa se deslocar além do previsto.

E claro, vale lembrar do nosso aplicativo, o Paradas de Estrada! Com ele, você planeja todas as paradas de sua viagem! Além disso, tem informações sobre higiene, comida, preço de combustível e tudo que pode deixar seu caminho mais tranquilo e seguro. Saiba mais em: www.paradasdeestrada.com.br 

Enfim, existem vários outros aplicativos que facilitam a vida na estrada. Neste artigo, publicado aqui no blog mesmo, você confere alguns deles!

Tenha sempre uma segunda opção

É importante ter em mente que nem sempre você conseguirá cumprir com as paradas e as rotas planejadas, por isso é fundamental considerar segundas opções. Por exemplo, caso o seu plano seja estacionar em pontos gratuitos disponíveis no caminho e, ao chegar lá, encontre todas as vagas preenchidas, tenha à mão um local secundário para ir.

Seja você um motorista autônomo ou contratado em alguma empresa, o ideal é se planejar e estar sempre preparado para imprevistos. Afinal, vida de caminhoneiro é sempre repleta de aventuras, não é mesmo?

Tem alguma outra dica boa para encontrar boas paradas na estrada? Conte pra gente nos comentários!

 

Iveco Brasil