Topo

A importância da segurança e saúde no trabalho!

Fala, amigo(a) das cidades e das estradas! Os equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs, são exigidos para garantir a sua segurança em ambientes que podem apresentar risco à vida.

Agora, você sabe por que esses equipamentos e outras medidas de segurança são exigidos? Fique aqui, que vou te contar, mas, se liga: hoje, o nosso papo é sério e importante.

O que é Segurança e Saúde no Trabalho – SSA

Todas as empresas precisam seguir orientações impostas pelo Ministério do Trabalho para minimizar acidentes de trabalho que podem ocorrer com os colaboradores. 

Isso tudo porque, há 52 anos, no estado norte-americado da Virgínia, 78 mineiros foram mortos devido a uma explosão na mina que trabalhavam. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril em homenagem aos trabalhadores.

Desde então, a data também se tornou uma forma de conscientização, e todos devem seguir as orientações de segurança e saúde.

Como garantir SSA no dia a dia do batidão?

É, amigo(a), todo ambiente pode provocar um acidente de trabalho, e nem precisamos apontar motivos para explicar a razão do batidão ser um desses ambientes com alto índice de acidentes.

Por isso, quero reforçar com você a importância de seguir medidas preventivas!

Para a sua segurança:

  • Respeite as leis de trânsito.
  • Não exceda a carga no seu bruto!
  • Faça as manutenções indicadas.
  • Cuide da sua saúde!
  • Durma pelo menos 8h.
  • Se beber, não dirija!

Você é autônomo? Então, faça a gestão do seu SSA. Se cada um seguir as medidas preventivas, cada vez mais os acidentes serão diminuídos.

SSA em tempos de COVID-19

Agora, mais do que nunca, os cuidados com a segurança e saúde devem ser ainda mais rigorosos.

  • Continue lavando bem as mãos e usando álcool em gel.
  • Evite aglomerações.
  • Sempre use a máscara ao sair da cabine.
  • Higienize seus pertences pessoais, assim como a sua cabine.

O seu trabalho é fundamental para todo o funcionamento do país, por isso, cuide e proteja a sua vida e de quem está ao seu redor.

Como as empresas devem agir?

Claro que se você é um frotista, você se preocupa com o dia a dia dos seus funcionários! Fique ligado nas orientações necessárias que sua empresa precisa adotar!

Faça a manutenção da sua frota regularmente para garantir a melhor performance dos seus caminhões, e para que o caminhoneiro(a) ou motorista possa rodar com segurança.

Adquira caminhões que oferecem ergonomia e conforto para seu colaborador ao longo do percurso e nas horas de descanso.

Invista no sistema de telemetria! A tecnologia já está disponível e, com ela, você pode fazer o monitoramento em tempo real do motorista e do caminhão, a fim de evitar roubos na cabine e até de carga.

Realize treinamentos de segurança com frequência. Reforce a importância dos cuidados com a saúde, o risco de utilizar substâncias, como o álcool, na direção e sobre as leis de trânsito.

Além disso, criar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e manter as ações de forma atualizada, assim como o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Outra ação que pode ser adotada pela sua empresa é a criação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que pode promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, que reforça as ações de segurança para evitar acidentes.

Para garantir a segurança no trabalho, é fundamental que todos se empenhem e redobrem a atenção. Não caia no papo do “não acontece comigo”, porque pode acontecer com todos!

O que achou do nosso papo de hoje, amigo(a)? Conte aí nos comentários e compartilhe com os seus colegas!

Sem Comentários

Postar um Comentário