Topo

A importância da coleta de resíduos no dia a dia

“Não esquece de colocar o lixo pra fora”. Provavelmente você já ouviu essa frase em algum momento ou disse isso para alguém. Quando falamos sobre coleta de resíduos, pouco é abordado sobre como isso funciona na prática. Por isso, esse é o assunto de hoje aqui no blog. Vem com a gente saber mais! 

PRA ONDE VAI O LIXO QUE VOCÊ GERA? 

A importância da coleta de lixo pode ser ainda mais perceptível, quando você passa a estar atento ao lixo que você produz. Observe o lixo gerado onde você mora e experimente, durante uma semana, pesar e medir o volume de todo o lixo que você gera. Temos certeza que você irá se surpreender! 

O último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, aponta que diariamente são descartadas 240 mil toneladas de lixo no Brasil, disso, cerca de 30% de resíduos são descartados em terrenos abertos e até mesmo córregos, rios e áreas florestais próximas de centros urbanos. Ou seja, não são descartados corretamente. 

E COMO É O DESCARTE CORRETO? 

No Brasil, existe a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que tem como objetivo principal o gerenciamento dos resíduos sólidos no país. Com isso, apenas os resíduos sólidos que não podem ser reutilizados ou reciclados devem ser destinados ou dispostos em aterros sanitários. A falta de serviços de coleta seletiva em muitas regiões brasileiras faz com que materiais que poderiam ser reaproveitados estejam ali, como plásticos, vidros, metais, papéis e outros.

Os aterros sanitários foram criados com o objetivo de garantir o descarte correto dos resíduos sólidos urbanos que não podem ser reciclados, de modo que esses descartes não causem danos à saúde pública ou ao meio ambiente. Teoricamente, o aterro sanitário é considerado uma das técnicas mais eficientes e seguras de destinação de rejeitos. Na prática, a reciclagem é um processo de sucesso

TECTOR COLETOR

Pensando na necessidade do segmento de coleta de resíduos, a IVECO criou o Tector Coletor, um veículo desenvolvido com características e recursos adequados especialmente para atender às atividades da área.

Ele é mais caminhão pro seu batidão, garantindo mais disponibilidade de frota e maior rentabilidade para o seu negócio. Ele é perfeito para você que precisa de produtividade com baixo custo. O IVECO Tector 17-300 Auto-Shift Coletor sempre está pronto para o trabalho pesado, roda com mais agilidade, robustez e ainda garante alto desempenho com economia de combustível. Tudo isso com o melhor custo operacional da categoria, gerando mais retorno para sua empresa!

Exclusivo câmbio automatizado e especial para a coleta

O Tector Coletor é o único com câmbio automatizado, especial para coleta, projetado a partir de estudos voltados para essa demanda. Ele conta com 12 funções, sendo quatro com alterações técnicas específicas, como uma marcha a ré, para suportar a missão e diminuir o custo da manutenção. 

Assim, o motorista pode contar com maior desempenho, enquanto o consumo de combustível também é reduzido.

O câmbio Auto-Shift apresenta calibração ideal para a operação urbana de coleta de resíduos, garantindo arrancadas mais suaves e seguras, devido ao sistema Hill Holder, seu assistente de partida em rampas e ASR.

Powertrain: o motor, a transmissão e o eixo formam o melhor trem de força da categoria. Você economiza na manutenção e também no combustível. O motor FPT NEF 6 ID, conjugado com o câmbio Auto-Shift, garante mais agilidade e menos trocas de marcha, além de menor desgaste de embreagem. Você economiza na manutenção e também no combustível. São 300 cv de potência e 1.050 Nm de torque para atender você em qualquer situação, com as seguintes variações:

  • Versão mais curta – distância entre eixos 4×2. 
  • Versão mais longa – distância entre eixos 6×2 (permite instalação do 3º eixo à frente do eixo de tração).

Quem encara o batidão dos negócios precisa contar com tudo isso em um só caminhão de coleta:

  • Vidros elétricos.
  • Molas dianteiras.
  • Protetor de cárter.
  • Carcaça reforçada.
  • Para-choque curto.
  • Traseiras reforçadas.
  • Escapamento vertical.
  • Computador de bordo.
  • Eixo Meritor MS 23-168.
  • Banco do motorista pneumático.
  • Compactadores de 12 a 19 metros cúbicos.
  • Coluna com regulagem de altura e profundidade.

E aí, curtiu conhecer nosso IVECO Tector Coletor?
Você pode ter mais informações sobre esse produto em: https://ivecotector.com.br/ 

Sem Comentários

Postar um Comentário