Top

Você conhece os caminhoneiros mais famosos da telinha?

Você conhece os caminhoneiros mais famosos da telinha?

E aí, amigo(a) caminhoneiro(a) e motorista! A gente sabe que você enfrenta desafios diários nas estradas deste Brasil. É preparar prato gourmet na cozinha do caminhão onde der para estacionar, é fazer aquele cafezinho super cedo para esquentar o peito no frio, lidar com taxa de carregamento, estrada apertada ou de difícil acesso. Mas, no final do dia, a gente sabe que você faz tudo com muito amor pela sua profissão.

Esse amor é muitas vezes retratado em novelas e séries com personagens que mostram a rotina dos caminhoneiros(as) para outras pessoas, exemplificando como é essa profissão. 

Amanhã é o Dia do Motorista e separamos alguns caminhoneiros(as) que que fizeram sucesso nas telinhas brasileiras! Será que você consegue se lembrar quais são?”

Teixeirinha, o Motorista sem Limites

O filme brasileiro criado em 1970 mostrava a vida do Teixeirinha, que era considerado um herói sempre que salvava a namorada e o sogrão dos assaltantes de banco. O filme é bem antigo, mas vale a pena assistir para entender como era naquela época. O filme você encontra no Youtube.

É uma cilada, Bino!

Aperte o play e escute o tema de abertura enquanto lê sobre a série:

Esse clássico é impossível você não conhecer: Carga Pesada! Em 22 de maio de 1979 começava a série com os atores Pedro (Antônio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia), que viajavam pelo Brasil levando cargas pesadas, passando por diversos desafios e situações difíceis.

Foto da dupla na primeira versão da série

Em 2003, a série voltou a ser exibida, tendo o seu final em 2007.  Foi aí que a frase do Pedro: “É uma cilada, Bino!” pegou e ficou gravada até hoje na cabeça dos brasileiros. 

Jorge, um Brasileiro

Aperte o play e escute a música do filme:

Se você quer conhecer o universo dos caminhoneiros(as) no ano de 1988 você tem que assistir a esse filme. Jorge briga com a sua companheira e sai para uma viagem, relembrando os fatos marcantes da sua vida, além de mostrar as estradas e o período da reforma agrária. Coragem para encarar qualquer desafio que apareça no seu caminho. 

O Sal da Terra

Aperte o play e confira um pouco do filme:

Um filme de 2008 com três personagens: o padre e caminhoneiro Miguel (Edson Rocha), Romeu (Enéas Lour) e um andarilho (Luthero Almeida). Os três têm as histórias cruzadas durante a viagem e é na boleia do caminhão que o padre conhece outras pessoas e descobre histórias, levando a fé para as estradas. 

À beira do caminho

Aperte o play e escute uma das músicas da playlist do filme:

À beira do caminho é uma história de 2012 que conta o dia a dia de João (João Miguel), que após passar por alguns traumas na vida, muda a sua forma de ver as coisas e se fecha emocionalmente. Quando Duda (Vinicius Nascimento) aparece com sua inocência e sonhos não alcançados, João começa a mudar. Não posso contar mais para não dar spoiler. Mas assista a esse filme, e nos diga o que achou! 

Também temos participações dos caminhoneiros(as) nas novelas, como:

  • Zé Bolacha (Lima Duarte), caminhoneiro que amava poesia na novela “A Próxima Vítima (1995)”;
  • João (Humberto Martins), fã das frases de parachoque que marcou presença na novela “Barriga de Aluguel (1990)”;
  • Solano Xavier (Edson Celulari) que fazia bicos como motorista de caminhão e passa por alguns problemas na novela “Vila Madalena (1999)”;
  • Carlos Eduardo (Alexandre Schumacher) dirigia caminhões em “Pé na Jaca (2006)”;
  • Cida (Claudia Ohana) que representava a classe dos caminhoneiros na novela “A Favorita (2008)”;
  • Íris (Eva Wilma) e Alice (Thaís de Campos) que rodaram o Brasil com um caminhão que compraram em “Fina Estampa (2011)”;
  • Morvan (César Ferrário) dava carona para Socorro em “Cheias de Charme (2012)”;
  • Xavier (Chico Diaz) era caminhoneiro na novela “Amor Eterno Amor (2012)”;
  • Zeca (Marco Pigossi) em “A força do Querer (2017)”.

Curiosidade:

Sabe quem trabalhou como caminhoneiro antes de focar na carreira de cantor? Wando! Outro que também passou pela profissão foi Al Capone, vivendo por um tempo na boleia de um caminhão. 

A nossa dica:

Você, caminhoneiro(a), carrega uma história de vida em cada viagem que faz. É no asfalto que a sua paixão se transforma e cria a potência para guiar o caminhão e a sua própria vida. 

Nós sabemos que você sente, e muito, a saudade, a vontade e força para correr atrás das entregas e o pão de cada dia, por isso, não tem história, filme ou série melhor que a sua, a sua vida real. As nossas dicas são ótimas para a parada na estrada, mas a gente quer mesmo saber a sua história. 

Conte o que achou das dicas e, principalmente, a sua história nos comentários da postagem ou nas nossas redes sociais. E fique de olho nas postagens de amanhã, você irá curtir bastante!

 

Iveco Brasil