Topo

O MUNDO PÓS-PANDEMIA

O mundo inteiro vive a pandemia do coronavírus. A realidade, como estávamos acostumados, não existe mais. Passamos por muitas transformações, que já estão alterando nossas vidas e vão mudar, ainda mais, em um futuro próximo. Você já parou para refletir sobre essas mudanças?

Uma crise mundial como essa, que mexeu em todos os aspectos e setores, nos fez prestar atenção em muitas coisas que não dávamos muita importância. Diante desse cenário, caminhoneiro (a) e motorista, o que mudará no seu dia a dia? No seu trabalho? Na sua saúde? Nos seus hábitos? Nas suas demandas?

Nós fizemos um exercício de “futurologia” para ajudar a imaginar essa nova realidade. Confira:

Saúde e bem-estar

A saúde e o bem-estar estão em jogo e terão que continuar a ser prioridade para todos durante um bom tempo. No caso de vocês, a higienização das mãos, do caminhão, da cabine, o distanciamento social, o cuidado nas paradas em restaurantes de estradas e lugares públicos com aglomerações, terão que continuar a ter atenção dobrada.

Aproveite para ler: Você já refletiu sobre a sua saúde hoje?

Lar doce Lar

Estar em casa com a família e os amigos não tem preço, por isso, o retorno para a casa sempre será gratificante, contudo, agora é fundamental nos acostumarmos aos  novos hábitos. Ao chegar, procure tomar um banho primeiro, além de ser relaxante, você já se previne do novo coronavírus. Coloque suas roupas para lavar e depois aproveite o conforto do seu lar. E, neste momento, o ideal é ter cuidado com as pessoas do grupo de risco. Atitudes como essas contribuem para dissipar o vírus.

Crenças e valores

Crescemos e seguimos os ensinamentos e valores dos nossos pais. E agora, diante desta pandemia? A solidariedade, parceria e coletividade com amigos, familiares e a comunidade se mostrou um ponto importante para a união e força de todos. Esses valores, que já são ponto forte entre os motoristas, deverão ser ainda mais colocados em prática. 

O trabalho nas grandes cidades

Todo o comércio de lojas físicas a shoppings tiveram seus trabalhos interrompidos por conta da pandemia, fazendo as vendas on-line e deliveries terem um grande aumento de volume. Automaticamente, o trabalho dos motoristas nas cidades se firmou de uma forma diferente: grande volume de entregas de supermercados e hortifrutis, das compras feitas nos e-commerces, menos trânsito, menos consumo de combustível, mais tempo ganho, entre outros aspectos.

Na live da IVECO, o motorista Wagner Farah e o caminhoneiro Cajau Antonelli comentaram como estão as entregas durante a quarentena.

Busca por novos conhecimentos

Alguns caminhoneiros (as) e motoristas tiveram o trabalho afetado por conta da pandemia e, com a incerteza do futuro, foi essencial se reinventar. Por exemplo, com muitas empresas paradas ou com redução de envio de produtos, os transportadores das estradas tiveram que se adaptar e começar a realizar outros tipos de trabalho envolvendo o caminhão, como mudanças, por exemplo. Os cursos on-line também entram nesse quesito, com o objetivo de aprender coisas novas, se divertir ou se preparar para o mundo pós-pandemia. 

Separamos alguns cursos gratuitos na internet para você aprimorar o  seu conhecimento. O Senai e o Sebrae têm oferecido cursos gratuitos que podem ser feitos de forma on-line, além disso, trabalhadores do transporte têm cursos gratuitos no SEST SENAT, como Administração da Frota, Administração de Pessoas e Administração de Garagens, todos com certificados.

Estamos todos juntos nessa! ?

Sem Comentários

Postar um Comentário