Topo

Na estrada: quando o caminho é o mesmo, mas a ida parece mais longa e a volta mais curta

Nas estradas, entre uma viagem e outra, em algum momento você já teve a impressão de que o caminho de ida é mais longo que o de volta? Por mais que o trajeto seja o mesmo, muitas vezes isso acontece e ficamos sem saber o porquê.

Para os pesquisadores, isso tem explicação. Segundo eles, a sensação depende muito das memórias que criamos durante a viagem. Mas como eles chegaram a essa conclusão?

Os cientistas reuniram participantes em dois grupos. Cada grupo assistiu dois filmes diferentes e os integrantes deveriam avisar cada vez que acreditassem que havia se passado três minutos do filme. Os cientistas pediram, ainda, que os participantes dissessem qual dos filmes era mais longo.

De acordo com os cientistas, os dois grupos estimaram a passagem do tempo de maneira bem parecida. Mas, quando foram reavaliar o teste em retrospectiva, o que assistiu ao filme do passeio com o mesmo percurso de ida e volta sentiu que a parte da volta era mais curta, enquanto o grupo que acompanhou os trajetos diferentes não percebeu o mesmo efeito.

O fenômeno pode estar associado com nossas expectativas em relação ao caminho de ida e com a forma como prestamos atenção no tempo.

Isso explica muita coisa, né? E você: já sentiu alguma vez que a volta é mais curta que a ida?

Sem Comentários

Postar um Comentário