Topo

Faróis acesos durante o dia? Agora é lei nas rodovias

Você trafega pelas rodovias com os faróis acesos? Pois agora, é obrigatório mantê-los ligados, na luz baixa, durante o dia. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e a medida, aprovada pelo Congresso Nacional, tem o objetivo de aumentar a segurança nas estradas.

A intenção é que os faróis acesos aumentem a visibilidade dos veículos, reduzindo o risco de colisões. Em 1998, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou uma resolução na qual recomendava a prática, mas, por não ter força de lei, poucos motoristas adotam a medida.

A lei prevê, ainda, a obrigatoriedade da luz baixa em túneis, mesmo que tenham iluminação pública. Além disso, o motorista deve usar a luz alta em vias não iluminadas, exceto ao cruzar ou trafegar atrás de outro veículo.

No caso de chuva forte, neblina ou cerração, deve-se manter acesas ao menos as luzes de posição. Caso não cumpra as determinações, o condutor é multado por infração média, que equivale a R$ 85,13, com perda de quatro pontos na carteira.

E aí, o que você acha dessa determinação?

2 Comentários
  • Sergio Gestor de Transito

    A lei foi publicada no DOU no dia 24/5/16 e entrará em vigor 45 dias após a publicação, a infração será de natureza média, ou seja o infrator RECEBERÁ (grifei) 4 pontos na CNH, cujo valor será de R$ 130,16 de acordo com os novos valores estabelecidos pela Lei 13.281/16 que já estará em vigor.

    02/06/2016 no 10:49 pm Responder
    • Blog Iveco

      Isso ai Sergio! Temos que ficar mais atentos a partir de agora! 😉

      20/06/2016 no 11:12 am Responder

Postar um Comentário