Top

IVECO: Modernidade e Inovação para transportar o Brasil

IVECO: Modernidade e Inovação para transportar o Brasil

Olá, amigo(a)! Hoje, dia 19 de outubro, é comemorado no Brasil, o Dia da Inovação. A data foi criada por iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia – o MCT, aprovada pelo Congresso Nacional em 2009 e sancionada pela Lei nº12.193, em 14 de janeiro de 2010.

O Dia Nacional da Inovação surgiu com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade para incentivar o avanço da inovação como contribuição para o desenvolvimento do país. E também para reforçar a importância do desenvolvimento tecnológico, que vai da inteligência artificial à investigação de códigos genéticos, tudo isso para o Brasil ser um país mais competitivo, sustentável e economicamente atrativo. 

O nascimento dessa data foi inspirado no brasileiro Alberto Santos Dumont, que venceu o Prêmio Deutsch, voltado para competição com outros inventores, em 19 de outubro de 1901. Nessa data, Santos Dumont conseguiu cumprir o percurso estabelecido pelo regulamento do Prêmio, dando a volta ao redor da Torre Eiffel, em Paris, com o balão Brasil nº 6, fato que não alcançou com os balões anteriores da série. Incrível, né?!

Mas e para você, o que é inovação? Aqui na IVECO, a gente leva esse assunto a sério. Por isso, te convidamos a saber mais sobre como a inovação é aplicada diariamente em nossos processos! 

CDP DA IVECO

Se você acompanha o nosso blog, você já leu por aqui sobre o nosso Centro de Desenvolvimento de Produto. Mas, vamos recapitular: ele foi criado em 2008, com a intenção de continuar sempre inovando. Está localizado no Complexo Industrial Integrado de Sete Lagoas (MG) e é o único centro de engenharia da IVECO fora da Europa. Lá, a IVECO desenvolve e cria novos caminhões pensando nas necessidades e diferenciais de seus clientes. O CDP congrega o trabalho de cerca de 120 engenheiros e 200 técnicos, mecânicos, motoristas, eletricistas e ferramenteiros e também conta com uma pista de provas especiais de 2.500 metros de extensão.

Para continuar entre os maiores players do mercado, a IVECO não para de investir no desenvolvimento de produtos para o setor de transportes de cargas no país. 

IVECO CONNECT

Não dá para falar de inovação e não citar tecnologia, não é mesmo? Para você e seu negócio rodarem melhor, foi criado o IVECO Connect


Ele é um sistema completo de gerenciamento do veículo a distância que atende aos pequenos, médios e grandes frotistas, assim como quem trabalha com um único veículo. Além de registrar os principais dados, há serviços de controle operacional das viagens com indicadores de desempenho e produtividade, monitoramento com auxílio em ocorrências mecânicas e parceria da IVECO no cuidado remoto do caminhão, em tempo real.

A leitura dos códigos de falha remotamente agiliza a reparação do veículo, além de aumentar a segurança e reduzir custos operacionais. Esta conexão ajuda a extrair o máximo do seu veículo a cada quilômetro rodado do seu pesado. 

A GENTE NÃO PARA 

A IVECO atravessa uma das melhores fases no Brasil desde a chegada ao país em 1997. No ano passado, a montadora, com uma nova estrutura na América do Sul comandada por Márcio Querichelli, registrou crescimento de 30% nas vendas em um mercado que teve queda de 11%. Agora, o próximo passo é ampliar a participação da marca no segmento de transportes, por meio do desenvolvimento de produtos e serviços e da ampliação da Rede de Concessionárias, com foco total no cliente.

Recentemente, a montadora inaugurou concessionárias em João Pessoa (PB) – Grupo Audax; Araguaína (TO) – Grupo Covezi; Vitória da Conquista (BA) – Grupo Gallotti; e em Senador Canedo (GO) – Grupo Covezi; além do ponto assistencial em Santa Maria (RS) – Grupo Mattana, totalizando 80 pontos de atendimento de norte a sul do Brasil. 

A IVECO fechou o balanço do primeiro semestre de 2021 com números positivos. Os dados posicionam a montadora como a marca full-liner que mais cresce no Brasil.

Os destaques ficam por conta da liderança no segmento de chassi-cabine, que tem na Daily o principal player da categoria que atende ao e-commerce – setor que registra alta demanda no país. Nos médios e nos semipesados, a IVECO teve um crescimento considerável devido à versatilidade da linha Tector, que se destaca pela robustez e pelo baixo consumo de combustível. Já o crescimento no segmento de pesados, puxado pela força do agronegócio, demonstra cada vez mais a preferência dos clientes pelas linhas Hi-Road e Hi-Way, pelo melhor custo total de operação (TCO) do mercado.

NOVIDADES? SEMPRE!

Para manter o crescimento de forma sustentável e ir além, a IVECO se atenta a uma série de fatores, como o desenvolvimento de modelos movidos a combustíveis alternativos. Essa evolução dos produtos IVECO acontece graças a uma série de constantes estudos e pesquisas em parceria com a FPT Industrial, marca que produz os motores dos veículos.

Sempre em busca de entregar produtos que garantem robustez e economia de combustível, a IVECO criou o Brasil Natural Power, um programa que tem o objetivo de adaptar o conhecimento de alternativas sustentáveis de acordo com as condições brasileiras, garantindo a solução mais completa nesta área para os clientes. 

Além disso, IVECO Group é o nome da nova divisão On-Highway do Grupo CNH Industrial, que está presente em diversos segmentos, como o de motores e geradores, caminhões, ônibus, veículos de construção e veículos de defesa. A gente não para mesmo! 

MAIS INOVADORA DO BRASIL 

Os projetos e os produtos da IVECO contribuíram diretamente para a CNH Industrial ser eleita como uma das empresas mais inovadoras do Brasil. A empresa foi condecorada na categoria Setor Automotivo e Veículos de Grande Porte. O reconhecimento foi concedido pela pesquisa Valor Inovação 2018, do jornal Valor Econômico, em parceria com a consultoria Strategy&. Além da liderança no seu segmento, o estudo classificou a companhia entre as 13 melhores de um ranking que analisou 216 empresas de 21 setores.

E para você, o que é inovação?
Conta pra gente aqui nos comentários.

Até a próxima!

Iveco Brasil