Topo

Inspeção veicular: o que é e para que serve?

Para o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é obrigatório a inspeção veicular em todo o país. Mas você sabe o que isso significa?

 

A inspeção veicular é uma vistoria dos itens de segurança de um automóvel. Ela é feita por meio de equipamentos altamente sofisticados, que avaliam, com precisão, as reais condições de rodagem de um veículo leve ou pesado.

 

Visando identificar irregularidades nas conduções em uso, ela diagnostica as falhas de manutenção e alterações do projeto original que provoquem aumento na emissão de poluentes e que possam provocar acidentes mecânicos.

 

Assim, é possível despertar o motorista ou empresário sobre a importância da manutenção preventiva dos veículos como forma de evitar imprevistos e não poluir o meio ambiente. Regulando a frota circulante no país, é possível que o índice de acidentes provocados por falhas mecânicas chegue próximo a zero e que a população tenha uma melhor qualidade de vida.

 

A inspeção pode ser feita, no máximo, uma vez ao ano. Os valores devem ser cobrados dos proprietários dos veículos e as taxas são estabelecidas pelo órgão de trânsito local. Quando o transporte for reprovado, terá de passar por ajuste e, somente então, será submetido a outra análise.

 

Esse artigo foi útil para você? Deixe o seu comentário para a gente!

Sem Comentários

Postar um Comentário