Topo

Férias, criançada na boleia. Como garantir a segurança?

Ê época boa essa de férias de criança, né? Janeiro é o mês para matar a saudade dos pequenos e ainda sofrer os danos para dar uma volta dentro da boleia. Por isso, amigo (a), é muito importante o tema que vamos falar neste texto!

Para começar, uma superdica para embalar os passeios com aquela “sonzera” sem estilo e muita animação: a nossa playlist para uma criançada na boleia! Se você tem o Deezer, pode acessar aqui: https://www.deezer.com/playlist/7077123964?utm_source=deezer&utm_content=playlist-7077123964&utm_term=3192194384_1578499342&utm_medium=web E, para o Spotify, está agora disponível: https: open.spotify.com/playlist/6WuU1jmnHjxyea2Qc8hyBY?si=nBldhhp1SCOlc1RdBBSveg

Colocaram os cintos? Vamos começar. Aliás, falando neles, vamos relembrar algumas coisas primeiro.

Os caminhões, muitas vezes, têm apenas dois ou três cintos de segurança, e todo mundo sabe que o seu uso é imprescindível durante a viagem. Então, se vai viajar com a sua filha ou filho e eles têm a idade entre 1 e 4 anos, use cadeirinha! Lembrando que, até 1 ano de idade, é obrigatório o uso de bebê conforto. E, de 4 a 7 anos, é necessário o uso do assento elevatório. 

Mesmo que a frequência do passeio não seja constante, é extremamente importante andar com segurança. O uso do  cinto de segurança reduz em 40% o risco de traumatismo craniano encefálico (TCE) e diminui o risco de morte em 50%, de acordo com o Instituto de Segurança no Trânsito (fonte aqui). 

Após essas informações importantíssimas, vamos entrar nas dicas para evitar sustos durante o passeio e garantir a segurança dos pequenos e também da família.

1- Como distrair as crianças?

Crianças são curiosas e inquietas, principalmente após ficar muito tempo no mesmo ambiente. Aproveite a nossa dica de playlist e escute com os pequenos. Quando começamos a ouvir música, as ondas sonoras que saem do rádio ou fones de ouvido, por exemplo, fazem os nossos tímpanos vibrarem. 

Mas, espera aí, o que isso tem a ver? Então, nesse movimento, vários sinais eletroquímicos atingem o córtex auditivo e, a partir daí, o som é analisado em relação ao tom, ritmo, volume, timbre, harmonia, localização espacial e ressonância. Além disso, o córtex auditivo nos ajuda a entender o ritmo e a ativar outras áreas do cérebro, como o movimento, a memória, a atenção e por aí vai…

2- Assim como você, seu filho também precisa de paradas!

Você já sabe, amigo(a), que é necessário fazer um intervalo de 30 minutos a cada 6 horas de direção, sendo proibido dirigir por mais de 5 horas e meia seguidas, sem pausa. E que somente nessas paradas é possível descansar e voltar ao seu nível de atenção ao normal. Então, paradas são importantes. Especialmente se você estiver acompanhado dos filhos e família.

3- Brincadeiras

Quando se é criança, o enjoo por uma mesma brincadeira é algo normal. Passa um tempo e logo já querem mudar a brincadeira. Por isso, não se desespere! 

Brincar com os seus filhos é a parte mais legal para eles. Por isso, durante as paradas para descansar divirta a criançada com jogos interativos que as fazem refletir ou soltar a imaginação. Existem vários jogos antigos que ainda fazem muito sucesso e não precisam de internet para serem jogados. 

Por exemplo:

  1. Come-come (brincadeira do papel quadrado onde você abre e fecha fazendo perguntas com uma tentativa de adivinhar o futuro). Para um Tutorial de como fazer o come-come, acesse: http://bit.ly/36YGF9J ;
  2. Adedanha (brincadeira antiga e fácil de ser jogada porque precisa apenas de papel, lápis ou caneta). Você tenta preencher a tabela com palavras que tenham a primeira letra que sortearam. Para as crianças, é muito educativa porque pode ensinar várias palavras novas;
  3. Mímica (tente adivinhar um nome de filme, novela, objeto ou animal. O jogo rende boas risadas porque é preciso demonstrar até alguém adivinhar);
  4. Quebra-cabeça (na verdade, esse jogo precisa ser comprado e, geralmente, custa em média R$ 20,00. Tem o objetivo de formar a imagem juntando as peças. Isso prende bastante a atenção da criançada durante as viagens);
  5. Jogo da forca (no jogo você tenta adivinhar qual é palavra a partir da quantidade de traços escritos. A cada acerto, a letra que você falou aparece e vai formando a palavra. A cada erro, uma parte do corpo preenche a forca);
  6. Batata quente (você escolhe um objeto e fica passando para a outra pessoa enquanto canta. Quando para de cantar, a pessoa que está com o objeto, naquele momento, perde).

 

4- Segurança dentro da boleia

Já falamos acima sobre o cinto de segurança e seu papel fundamental na segurança dos pequenos. Mas, além disso, também existem outros fatores que precisam de muita atenção. 

 

Vidros abertos

 

Toda criança é criativa e esperta. É preciso ficar atento a ela. Pois, no mesmo momento em que ela está brincando com algo, você mal vira e olha pra outro lado, e ela já está pulando para outro lado ou pegando algum outro brinquedo. Na boleia do caminhão, isso não é diferente. Por isso, mantenha sempre os vidros fechados, pois os pés ou as mãos dos pequenos podem ficar para fora ou até mesmo algum brinquedo pode sair repentinamente pela janela. 

 

Não precisa fechar tudo, ok? Aqui, é essencial também levar em conta a idade do seu filho. Pode deixar uma pequena fresta, para ajudar na ventilação do caminhão. 

 

Criança no colo

 

Mas o quê? Criança no colo durante o passeio na boleia? Pode não, amigo(a)! Além de ser arriscado, você ainda comete uma infração, ok?

Atenção ao espaço! Se a família for muito grande, faça um revezamento no passeio! Não ultrapasse o limite que a sua cabine suporta e nada de colocar até os cachorros e periquitos no passeio.

Mas, afinal, seguir essas regras vale a pena?

Curtir o passeio com os filhos é um momento mágico. Por isso, pensar na segurança deles é um ponto fundamental para aproveitar ainda mais a viagem. Outro fator importante é que, se você seguir todas as dicas, mais prazeroso será e menos arriscado para cometer uma infração. 

Não se esqueça de ter consciência e respeitar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além de você, outras pessoas também estão aproveitando a época para viajar em família. Então, bora viajar com os pequenos ou passear cumprindo todas as dicas! Aproveite para deixar nos comentários a sua sugestão e, em seguida, tenha em conta que você gosta da família ou das crianças que curtiram nossa playlist!

Sem Comentários

Postar um Comentário