Topo

Frases de para-choque: como surgiu essa tradição e porque ela está acabando

Conheça a história por trás das famosas frases de caminhão e descubra porque está cada vez mais raro encontrá-las na estrada

Quem nunca se pegou lendo e sorrindo com as frases criativas nos para-choques dos caminhões? Hoje, vamos fazer uma viagem especial pela história dessas frases que fazem parte do universo estradeiro.

Mais do que meras palavras, as frases de para-choque são expressões da alma e do coração dos caminhoneiros, carregadas de humor, sabedoria e muitos sentimentos. 

Continue a leitura a seguir e prepare-se para explorar a origem e a importância dessa tradição tão característica das nossas estradas, e entenda porque ela está chegando ao fim. 

Como tudo começou

A jornada dessas frases começa na Argentina, em Buenos Aires, com a arte do filateado, nascida no início dos anos 50. O filateado era uma arte vibrante, marcada por cores fortes, simetria, sombras, perspectivas e efeitos tridimensionais, além de pedras, flores e folhas.

​​

Esta manifestação artística era utilizada para decorar carroças, um dos principais meios de transporte no século 19. Aos poucos, a arte se popularizou em Buenos Aires até que, no início dos anos 70, ocorreu a primeira exposição do filete.

Nessa época, nossos irmãos argentinos começaram a incorporar frases inspiradoras nas pinturas, como frases e provérbios escritos em letras cursivas e góticas. 

Com o passar do tempo, as carroças foram substituídas pelos ônibus e caminhões e a arte foi mantida nesses novos meios de transporte. E foi assim que essa moda argentina atravessou as fronteiras até chegar ao Brasil, nos caminhões que visitavam o país para carregar e descarregar mercadorias.

A explosão no Brasil

Não se sabe ao certo quando a tradição começou aqui no país, mas foi nos anos 80 que ela ganhou força entre os caminhoneiros brasileiros, que encontraram um novo meio de expressão e uma maneira de deixar o “bruto” com a sua cara e personalidade. Se você é caminhoneiro(a) desde essa época, você com certeza deve se lembrar do boom. 

Enquanto o transporte rodoviário crescia, com os caminhões cada vez mais movimentando a economia do país, as frases foram sendo cada vez mais difundidas. Cada motorista de caminhão tinha a liberdade (mediante autorização da empresa, quando necessário) de personalizar o para-choque com algo que o representasse.

Muito mais que uma frase 

Além de transportar cargas por todo o país, o caminhão passou a carregar também uma mensagem do próprio caminhoneiro. Alguns optavam por textos religiosos, nomes de familiares como forma de prestar uma homenagem ou reflexões profundas sobre a vida. 

Outros utilizavam o espaço para desabafar e protestar, fazer piadas ou até mesmo declarações de amor. Os mais criativos chegavam, inclusive, a criar seus próprios bordões, espalhando por aí, de maneira autêntica, sua forma peculiar de ver a vida na boleia. 

Muito além de simples palavras pintadas, essas frases passaram a representar a cultura e o espírito do caminhoneiro. Em cada frase, havia uma história, uma lição ou uma risada esperando para ser compartilhada. 

E quem é caminhoneiro das antigas sabe: essas mensagens se tornaram uma forma de se manter a conexão com a casa, a família e os valores, mesmo estando longe, ou até mesmo de encontrar um senso de pertencimento e comunidade com outros colegas de profissão. 

Por onde andam as frases de para-choque? 

Você já deve ter reparado que está cada vez mais raro encontrar nossas queridas frases pela estrada. Mas, afinal, para onde está indo esta tradição? 

Embora não exista uma proibição explícita, uma resolução de 2003 do Denatran estabeleceu a obrigatoriedade de os motoristas aplicarem faixas reflexivas brancas e vermelhas nos para-choques, além de limitar o tamanho dos textos.

O propósito dessa medida foi “reduzir os danos materiais na parte superior do compartimento de passageiros dos veículos que colidirem com a traseira de veículos de carga, prevenindo ou minimizando os traumas nas partes superiores dos corpos das vítimas”, conforme descrito na resolução.

Por conta disso, alguns caminhoneiros transferiram as mensagens para outras áreas do veículo, enquanto outros acabaram abandonando a tradição.

Bom, se é para garantir mais segurança nas estradas para todos, faz parte deixar para trás essa tradição que nos marcou tanto. Mas uma coisa é certa: 

elas vão deixar saudades! 

E você? Que memória tem dessas frases? Qual frase você leu e nunca se esqueceu? Qual era a sua frase de para-choque? Compartilhe com a gente nos comentários, afinal, recordar é viver. 

4 Comentários
  • Oswaldo Luiz Rodrigues

    Não falta caminhoneiro as exigências é que estão demais pra pouco salário.

    21/02/2024 no 3:35 pm Responder
    • gestoriveco

      Olá, Oswaldo! Tudo bem?
      Valorizamos profundamente o papel dos caminhoneiros e entendemos que é uma profissão com muitos desafios. É inegável a importância dessa profissão para o nosso país!

      Estamos comprometidos em dar visibilidade aos desafios enfrentados pelos profissionais desse setor e em buscar soluções colaborativas. Acreditamos que, através do diálogo aberto, podemos contribuir para melhorias significativas.
      Um abraço!

      22/02/2024 no 2:28 pm Responder
  • Jose Roberto Leme

    Olá sou caminhoneiro a 42 anos tenho um caminhão baú no truk, e posso dizer pq esta acabando essa maravilhosa e necessária profissão, são vários fatores , o risco com ladrões a perseguição da PRF o acúmulo de cursos na maioria das vezes desnecessários o valor dos fretes incompatíveis com a distância rodada, exigência das transportadoras a necessidade de se colocar rastreadores sempre absurdamente caros e embora estejam no caminhão e pago pelo proprietário do mesmo, ele só protege a carga, e esses são apenas alguns fatores mais perceptíveis a ainda muitos outros a enumerar , como parada pra descanso nos postos q mudou td e se a PRF te pega fora do horário de descanso já sabe né e assim vai acabando esse proficional, desculpem mais aproveitei pra um desabafo como disse sou um veterano porém não ganho uma medalha sou sim posto de lado pelo sistema por conta da idade, meu currículo não conta nem mesmo a experiência obtida ao longo destes 42 anos forte abraço.

    22/02/2024 no 6:28 pm Responder
    • gestoriveco

      Olá, Jose Roberto! Tudo bem?
      Agradecemos por compartilhar com a gente um pouco da sua experiência adquirida no trecho!Valorizamos profundamente o papel dos caminhoneiros e entendemos que é uma profissão com muitos desafios. É inegável a importância dessa profissão para o nosso país!

      Estamos comprometidos em dar visibilidade aos desafios enfrentados pelos profissionais desse setor e em buscar soluções colaborativas. Acreditamos que, através do diálogo aberto, podemos contribuir para melhorias significativas.
      Um abraço!

      23/02/2024 no 12:59 pm Responder

Postar um Comentário