Topo

Energia renovável é opção para reduzir conta de luz

Saiba quais as fontes de energia renováveis e como usá-las em casa

Fala, amigo(a)! Hoje o Ciclo Vivo preparou um assunto muito interessante pra você que quer economizar na conta de luz. Bora conferir?

Se você sente que a conta de luz está cada vez mais cara, não é uma impressão. Para além das oscilações entre bandeiras tarifárias, o fato é que a conta de luz subiu mais do que o dobro da inflação nos últimos sete anos, entre 2015 e 2021.

Uma possível solução para a população brasileira reduzir a dependência das empresas concessionárias que distribuem energia elétrica é apostar na implantação de energias renováveis. 

Antes de falar sobre as energias renováveis é importante entender que o Brasil está bem posicionado neste setor por investir em usinas hidrelétricas, isto é, na produção de energia a partir da força das águas de represas.

Trata-se de uma fonte energética menos poluente, se considerarmos as usinas de carvão, e também renovável, uma vez que depende das chuvas. Porém, existem diversos problemas relacionados a esta forma de gerar energia.

A construção de reservatórios, para a produção hidrelétrica, implica em diversos impactos, tais como: espécies de peixes de uma determinada região que podem ser extintos (afetando a pesca e a biodiversidade), desmatamento de vegetação nativa para alagamento e composição das barragens, além dos modos de vida das populações que residem no local serem afetadas, sendo muitas vezes o caso de ribeirinhos, indígenas e quilombolas – populações que já vivem em condições de vulnerabilidade.  

Outro ponto é que, em um cenário de mudanças climáticas, a água também é cada vez mais escassa. Com certa frequência, a falta de chuvas leva à subida nas contas de luz. Isso ocorre porque a água dos reservatórios acaba não sendo suficiente para produzir energia equivalente à demanda e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) precisa recorrer às usinas termelétricas – mais caras e mais poluentes. Qual seria então a solução? Para especialistas do setor energético, o melhor é diversificar os investimentos buscando fontes de energia renovável.

O que são as energias renováveis

Além da energia hidrelétrica, as fontes de energia renovável são provenientes de recursos que são naturalmente supridos e renovados pela natureza, como o sol (energia solar), o vento (energia eólica) e as marés (energia maremotriz). Há ainda a energia que gera vapor aproveitando o calor proveniente do subsolo, chamado de energia geotérmica. 

Outras fontes são aquelas que se renovam por meio da intervenção apropriada do ser humano. É o caso dos biocombustíveis, setor em que o Brasil se destaca como maior empregador no mundo. No país, os biocombustíveis mais comuns são o etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar) e o biodiesel (oriundo da soja). Outra forma ecológica de produzir biodiesel é a partir de óleo de cozinha usado. Para saber mais sobre fontes alternativas ao petróleo, confira também este artigo

Como aplicar energias renováveis em casa 

As fontes de energia renováveis emitem menos poluentes na atmosfera e ainda podem diminuir drasticamente a conta de luz. Mas, como obtê-las em casa? Felizmente, hoje estão ampliando as possibilidades das residências abastecerem suas necessidades energéticas com opções renováveis, sobretudo pela energia solar. 

Por meio da instalação de painéis solares no telhado de casa, é possível captar a luz do sol para transformá-la em energia elétrica. A pessoa interessada deve realizar a compra do kit de equipamentos, composto por painéis solares, string box, cabos, conectores, inversor e estruturas de fixação. 

A instalação é uma tarefa que precisa de alguns cuidados técnicos específicos, por isso o melhor é buscar uma empresa especializada para prestar o serviço. 

Cabe ao interessado também procurar a empresa de energia elétrica local para realizar o processo de conexão do sistema solar à rede. Desta forma, é possível gerar toda a energia necessária para consumo e o excedente é revertido em créditos (para diminuir a fatura dos meses seguintes) e pode ser usado em até 60 meses. Ou seja, o abastecimento energético é assegurado continuamente mesmo à noite ou em dias nublados, de baixa ou nenhuma produção de energia solar. 

Mas, como garantir que o sistema irá suprir todas as necessidades? Para isso, o primeiro passo é saber exatamente o quanto você consome de energia, sendo recomendado o cálculo da média de consumo dos últimos 12 meses. Assim será possível dimensionar e orçar um sistema que irá atender ao consumo.  Consequentemente, o valor do investimento vai variar, porém o tempo útil de um painel – estimado em 25 a 30 anos – abate e supera o gasto inicial com a economia obtida na conta de luz ao passar dos anos.

Outra solução doméstica inclui os micro e minigeradores eólicos, ou seja, pequenos sistemas de geração elétrica a partir da força dos ventos. A alternativa é composta por um rotor de duas, três ou mais pás, sendo responsável por capturar e transmitir a força mecânica dos ventos para o gerador. Apesar de menos popular do que a energia solar, um estudo da USP comprovou que os centros urbanos têm potencial para gerar energia eólica e o CicloVivo já mostrou o exemplo de uma casa, em Balneário Camboriú, abastecida por esta fonte renovável. 

Outros modos de utilizar fontes alternativas de energia em casa é buscar por serviços de assinatura, autoconsumo remoto e geração compartilhada:

  • Por assinatura: Mesmo sem ter painéis instalados em casa, é possível usufruir da energia solar por meio de empresas que prestam este serviço. O consumidor recebe o desconto diretamente em sua conta de luz mensalmente.
  • Autoconsumo remoto: É possível instalar um microgerador (seja solar ou eólico) em um endereço (uma casa no campo ou na praia) e usar os créditos gerados para compensar o consumo em outro local (um apartamento no centro da cidade, por exemplo).
  • Geração compartilhada: Consumidores podem formar um consórcio ou cooperativa que pode reunir pessoas físicas ou jurídicas para repartir a energia gerada por um gerador eólico ou solar.

Gerar a própria energia elétrica é uma maneira de poupar o bolso e ainda fazer parte do movimento em prol das fontes renováveis, responsáveis por gerar 12,7 milhões de empregos no mundo em 2021. 

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com outras pessoas também!

Sem Comentários

Postar um Comentário