Topo

Dia das crianças na natureza: saiba como e por que incentivar

Desconectar das telas e buscar a conexão com a natureza é essencial para os pequenos

Fala amigos(as)! O tema do blog de hoje é como aproveitar as brincadeiras com a criançada na natureza! Sim, longe de celulares e jogos de videogame. Bora continuar lendo e conferir o que o Ciclo Vivo preparou para esse tema?

Crianças que crescem próximo a áreas verdes são mais inteligentes e têm menos problemas de concentração. É o que afirma um estudo realizado na Bélgica – uma das inúmeras pesquisas que atestam os benefícios do contato com a natureza. 

Entretanto, os pequenos estão cada vez mais distantes das áreas verdes e mais próximos das telas digitais. Reatar a conexão com o mundo natural é a chave para o desenvolvimento pleno das crianças.

Foto retirada do Unsplash, autoria de Kelly Sikkema

Uma pesquisa britânica aponta que uma hora por dia na natureza já resulta em efeitos poderosos: melhora o bem-estar da criança, sua motivação e autoconfiança. Os pequenos ainda apresentam maiores níveis de satisfação e sentimento de integração com o mundo à sua volta. 

Outro estudo, conduzido em Hong Kong e Auckland, detectou que estar próximo a áreas verdes ajuda-as a serem menos hiperativas e terem menos dificuldades comportamentais, o que acarreta em vários outros benefícios consequentes. 

A natureza é um universo rico para as crianças. A diversidade de plantas, cheiros e animais (mesmo os de pequeno porte) instiga a curiosidade, a criatividade e promove sensações únicas que não podem ser reproduzidas pela internet. O simples fato de estar em uma área verde já contribui para que elas deixem um pouco a tela de lado. 

Foto retirada do Unsplash, autoria de Markus Spiske

Conexão com o que realmente importa 

Apesar dos aparelhos digitais serem parte da vida cotidiana, o uso precoce e excessivo da tecnologia é um fenômeno recente. Para Ana Lúcia Machado, pesquisadora da cultura da infância e arte na educação, as crianças estão vivendo em um “estado de anestesiamento diante da vida real”. Isso porque muitas só realizam tarefas básicas, como se alimentar, dormir ou ir ao banheiro, com o smartphone do lado. 

Ana Lúcia, entretanto, aponta um caminho simples como solução: buscar na natureza a distração perfeita. Subir em árvores, mexer na terra, na areia ou simplesmente correr por amplos espaços rodeados de árvores. Ou seja, sem nenhum brinquedo pronto, elas dispõem de todos os elementos necessários para brincar e construir o próprio mundo: galho vira espada, flores viram coroa, areia vira castelo e lama vira bolo de chocolate. 

Foto retirada do Unsplash, autoria de Annie Spratt

Dia das Crianças na natureza

Quem terá folga no próximo Dias das Crianças, comemorado em 12 de outubro, pode aproveitar a data para levar a criançada para um passeio na praça ou no parque. Uma alternativa também é tirar do papel a ideia de cultivar uma horta caseira e colocar os pequenos para ajudarem a colocar a mão na massa. Confira aqui 6 alimentos ideais para cultivar com as crianças. 

Foto retirada do Unsplash, autoria de Sandie Clarke

Uma ótima opção também para se divertir ao ar livre é acampar em família. É possível montar uma barraca no quintal ou em Parques Nacionais e outros lugares apropriados para acampamentos, por exemplo.

Para evitar o consumismo associado ao Dia das Crianças, uma solução é, ao invés de comprar mais brinquedos, se unir a outros pais os responsáveis para realizar uma feira de trocas. Organize o encontro em um espaço ao ar livre e, se possível, aproveite para fazer um piquenique. Mas, se for presentear, dê preferência a livros e revistas que falem sobre natureza. 

Brincadeiras antigas 

Quem convive com crianças sabe que a imaginação delas não tem limites, mas que tal apresentar algo que fez parte da sua infância? Muitas brincadeiras antigas permanecem ao longo do tempo porque são passadas entre as gerações. Confira abaixo algumas sugestões:

  • Cama de Gato

É só preciso um barbante e força nos dedos. A ideia é trançar um cordão entre os dedos das suas mãos formando alguns desenhos, a brincadeira continua à medida que cada um vai tentando passar o barbante para sua mão. 

  • Meu mestre mandou

Um dos participantes é o mestre e dá as ordens aos demais, que deverão obedecê-las. Uma dica aqui é experimentar a brincadeira em lugares diferentes, como praças, parques e jardins, reunindo a família e sugerindo desafios diversos. 

  • Brincadeiras cantadas

Crianças adoram música. Aqui vale desde cantigas de roda da sua infância até rimas infantis, como as parlendas: 

“Hoje é domingo, pede cachimbo.

O cachimbo é de ouro, bate no touro.

O touro é valente, bate na gente.

A gente é fraco, cai no buraco.

O buraco é fundo, acabou-se o mundo.” 

Seja qual for a forma escolhida para aproveitar a data, deixe que as crianças abusem da imaginação: gravetos, sementes, folhas, pedrinhas – tudo pode virar brinquedo! E não deixe que o mau tempo limite o passeio. Se o sol estiver intenso, basta protegê-las com boné, protetor solar e roupas leves. Em dias de chuva, bota e capa de chuva. Também não tenha receio de sujeira: se sujar faz parte e ainda contribui para aumentar a imunidade dos pequenos.

Foto retirada do Unsplash, autoria de Alexandre Dummer

As dicas aqui expostas não só valem para o Dia das Crianças, mas para colocar em prática sempre que possível. Balancear o tempo gasto entre as atividades corriqueiras e proporcionar momentos de lazer ao ar livre é essencial para que as crianças cresçam saudáveis, felizes e comprometidas com o cuidado e a conservação dos recursos naturais. 

E aí, curtiu o conteúdo que o Ciclo Vivo preparou para você? Aproveite para compartilhar com quem você conhece para aproveitar o Dia das Crianças de uma forma diferente!

Sem Comentários

Postar um Comentário