Topo

Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho

Em 27 de julho, comemoramos o Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho. Neste dia, ressaltamos a importância maior de nosso trabalho que é o de cuidar da vida e integridade física das pessoas com quem trabalhamos.  

A adoção de medidas relacionadas à prevenção tem uma importância fundamental na redução e precaução contra acidentes e doenças decorrentes do trabalho e, quando se torna prioridade, deixa o ambiente mais leve, fazendo com que as pessoas se sintam mais motivadas e valorizadas, consequentemente, aumentando a produtividade. Em tempos de pandemia, o cuidado com a saúde e segurança deve ser reforçado a todo momento, uma vez que vivemos diferentes realidades no ambiente de trabalho, como pessoas exercendo suas atividades em home office, e outras, presencialmente. Em ambos os casos, a saúde e a segurança passaram a ganhar ainda mais importância com as ações de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

A CNH  valoriza a Segurança e Saúde de seus funcionários, proporcionando um clima organizacional mais favorável e seguro, o que tem se refletido em resultados positivos. Buscamos, cada vez mais, adotar e implementar práticas de segurança, através de programas de sistema de gestão, monitoramento de riscos, investimentos em treinamentos e promoção do bem-estar dos funcionários. Queremos incentivar as ações de cada indivíduo no desempenho de suas funções e dar feedbacks das ações obtidas no trabalho e processo, práticas voltadas ao desenvolvimento, crescimento e segurança. Temos trabalhado na eliminação de riscos, para proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Dicas para prevenir acidentes:

  1. UTILIZAÇÃO ADEQUADA DO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) 

É de fundamental importância o uso adequado do EPI, de acordo com os riscos apresentados.

  1. COMUNICAR AS OCORRÊNCIAS

Sempre que identificar algum problema, a primeira providência a ser tomada é informar aos seus superiores sobre o fato, prevenindo, assim, futuros riscos de acidente.

  1. EVITE A PRESSA

Como diz o ditado “a pressa é inimiga da perfeição”. Muitos problemas são desenvolvidos a partir da falta de atenção dos profissionais, ao realizarem tarefas sob pressão, longe de pensar com clareza ou refletir sobre o que estão fazendo.

  1. EVITE BRINCADEIRAS NO TRABALHO

O local de trabalho deve ser um lugar onde devemos evitar distrações. Portanto, evite a desorganização e as brincadeiras, deixando sua atenção voltada, estritamente, às atividades que estiver executando. 

  1. CUIDADO COM FERRAMENTAS

Não improvisar ferramentas ou descuidar de equipamentos que podem oferecer sérios riscos a você, no desenvolvimento de suas atividades.

  1. COMPETÊNCIA E AUTORIZAÇÃO

Não realizar atividades para as quais você não foi treinado e autorizado pela empresa.

  1. DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA DEVEM ESTAR OPERANTES

Não opere máquinas e equipamentos com os dispositivos de segurança inoperantes. Caso identifique essa situação, deve-se comunicar à liderança imediata, para acionar a equipe de manutenção.

O cuidado com a segurança e saúde de nosso trabalhador deve ser o nosso maior foco de negócio, em que, a todo momento, devemos praticar o cuidado ativo que consiste em cuidar de si mesmo, cuidar do outro, e se deixar cuidar.

Segurança no trabalho é atitude e responsabilidade de todos!

Conteúdo por Renata de Freitas Paula, Técnica em Segurança do Trabalho da CNH Industrial – Sete Lagoas

Sem Comentários

Postar um Comentário