Topo

Dakar 2023: IVECO pronta para encarar novos caminhos no rali mais desafiador da história

Preparados para competir na 45ª edição do Rally Dakar, brutos IVECO reforçam sua potência e confiabilidade com duas novas equipes: Boss Machinery Team de Rooy IVECO e Eurol Team de Rooy IVECO.

Se você é daqueles que gosta de adrenalina no modo turbo, segura que o Rally Dakar 2023 está de volta!  A corrida de rali mais radical do mundo ocorrerá pela quarta vez na Arábia Saudita, entre os dias 31 de dezembro e 15 de janeiro de 2023. Desta vez, a IVECO participa da histórica competição com duas novas equipes: Boss Machinery Team de Rooy IVECO e Eurol Team de Rooy IVECO, que já estão aquecendo os motores no terreno. 

Conheça a rota do Dakar 2023

Esta edição do Dakar – que terá 365 veículos competindo– volta à Arábia Saudita com um novo percurso, que será uma verdadeira prova de extrema resistência. Os competidores percorrerão uma distância total de mais de 8.500 km em terreno perigoso, começando nas margens do Mar Vermelho e cruzando a linha de chegada em Damman, no lado oposto da Península Arábica. 

Do Mar Vermelho à Damman, trajeto do Dakar 2023 promete ser épico

Como já era de se esperar, o nível de dificuldade voltou a subir para esta edição que vai colocar os pilotos à prova, com cerca de 5.000 km de especiais embalados no prólogo da competição e 14 etapas, que incluem uma incursão de quatro dias no oceano de dunas do Quadrante Vazio e uma etapa “Maratona”, onde as equipes e os caminhões de rali vão competir sem assistência. Já imaginou? Pois é, quem conhece e acompanha o Dakar já sabe: o esporte foge de tudo que é fácil e vai até o limite da dificuldade!

Vale destacar que o Quadrante vazio (do inglês Empty Quarter) da Península Arábica, também conhecido como Rub ‘al Khali, é considerado o maior mar de areia do mundo, com cerca de metade da areia de todo o deserto do Saara. Ao todo, o local cobre 583.000 quilômetros quadrados, e se estende por partes dos territórios da Arábia Saudita, Iêmen, Omã e Emirados Árabes Unidos. 

Rota do Dakar 2023 inclui uma incursão de quatro dias no oceano de dunas do Quadrante Vazio, maior mar de areia do mundo
Foto: ? A.S.O / @horaciocabilla

Equipes IVECO no Rally Dakar 2023

Este será o 11º ano com participação da IVECO, que será a fornecedora das duas equipes, disponibilizando veículos, motores e peças de reposição. Todos os caminhões IVECO Powerstar possuem motores IVECO Cursor 13 com até 1.000 cv especialmente projetados pela FPT Industrial – marca irmã da IVECO no IVECO Group e líder global especializada em tecnologias avançadas de powertrain – com as últimas atualizações em configuração de suspensão e sistemas de inflação de pneus. 

A expectativa por aqui já está a 200/hora. Confira abaixo o que disse o Diretor de Marketing e Gestão de Produto da Unidade de Negócios de Caminhões IVECO, Fabio Santiago: 

 “Mal podemos esperar para ver nossos caminhões IVECO Powerstar mostrarem do que são capazes naquele que será o mais difícil dos ralis Dakar da Arábia Saudita. Nossas equipes se destacam por sua poderosa mistura de experiência e talento jovem, com pilotos que compartilham sua fome de competir e determinação para levar a si mesmos – e seus veículos – ao limite. Juntando-se aos nossos comprovados caminhões IVECO Powerstar de alto desempenho, somos uma combinação vencedora e estamos ansiosos para enfrentar o desafio!”

As equipes Boss Machinery Team de Rooy IVECO e Eurol Team de Rooy IVECO estão testando seus limites e treinando pesado para essa aventura inesquecível que promete ser a mais desafiadora da história do Dakar. Os pilotos Janus van Kasteren jr e Vick Versteijnen e e a dupla pai-filho Martin e Mitchel van den Brink correrão ao volante de quatro caminhões IVECO Powerstar Dakar.

Bora conhecer um pouco dos feras que vão acelerar junto com a IVECO nas dunas do Dakar 2023? 

Boss Machinery Team de Rooy IVECO

Janus van Kasteren jr é piloto de rally e vai disputar o Dakar pela quarta vez ao volante de um IVECO Powerstar (veículo #502) com o navegador Marcel Snijders e o mecânico Darek Rodewald. Seu objetivo é capitalizar a experiência adquirida nas edições anteriores e melhorar o 5º lugar alcançado na edição de 2022.

Idade: 35 anos
Último recorde: 5º lugar em 2022
Caminhão: IVECO PowerStar

— Janus van Kasteren jr – RESPONDE —
Expectativas para esse ano

“Claro que estamos tentando vencer este ano e acredito que isso será possível. Há uma grande chance, especialmente com este poderoso motor IVECO.”

O que achou do novo caminhão?
A sensação foi muito boa. Ele é muito poderoso. Você escala uma super subida e é como se ele nunca fosse parar. “

Como você planeja ganhar?
Temos uma grande equipe e isso é o básico para conseguir um resultado muito bom este ano.”

Novo design do IVECO PowerStar de Janus van Kasteren and Vick Versteijnen

Vick Versteijnen, da Holanda, estreou no rali Dakar em 2015, e vai competir num IVECO Powerstar (veículo #504) com o navegador Teun Van Dal e o mecânico Andreas Van Der Sande. Ele se juntou a IVECO em 2022 e terminou com uma excelente colocação em 8º lugar!

Idade: 37 anos
Último recorde: 8º lugar em 2022
Caminhão: IVECO PowerStar

— Vick Versteijnen – RESPONDE —

Qual será o maior desafio deste ano?
“O maior desafio deste ano será fazermos eventos durante 14 dias este ano. Portanto, será um rali longo, longo e com muitos obstáculos e temos que nos manter em boas condições. E também o caminhão, é claro.”

Você está pronto para o Dakar?

“Fizemos muita preparação na academia este ano, e também um teste técnico na França. Então sentimos muito bem o que o caminhão estava fazendo com a suspensão e a condição dos pneus e todas as coisas que verificamos. Então estou pronto para trabalhar, e isso é necessário para vencer o Dakar.”

Eurol Team de Rooy IVECO

Mitchel van den Brink estreou nas corridas com apenas 16 anos, quando se juntou ao pai Martin como mecânico/navegador no Dakar 2019, sendo, na época, o piloto mais jovem a participar de uma corrida de rali. Ele vai competir em um IVECO Powerstar (veículo nº 511) com o navegador Moises Torrallardona e o mecânico Jarno Van De Pol.

Idade: 20 anos
Último recorde:
10º lugar em 2022.
Caminhão:
IVECO PowerStar

  Mitchel van den Brink – RESPONDE —

Qual sua estratégia para ganhar a corrida?
Na minha opinião, para vencer o rali Dakar, é preciso ficar fora de problemas e pegar o ritmo durante o rali.”

Você está pronto para o DAKAR?
“Este ano, nos preparamos muito bem, porque fizemos um teste longo no Marrocos. Tive oportunidade de me habituar ao caminhão, porque, para mim, foi a primeira vez que conduzi ele e também com uma caixa de velocidades automática. Mas estou muito confortável com o caminhão, com minha equipe, e fisicamente também nos preparamos muito bem. Fizemos muitos esportes e preparo físico. Então, sim, estou ansioso pelo rali Dakar.”

Novo design do IVECO PowerStar de Martin and Mitchel van den Brink’s

Martin van den Brink, uma lenda do Dakar desde 2009, vai participar com o navegador Rijk Mouw e o mecânico Erik Kofman. Tendo terminado o Dakar 2021 na 8ª posição e em 6ª posição em 2022, ele vai competir aos comandos de um IVECO Powerstar (veículo #506), ambicionando uma finalização ainda melhor.

Idade: 52 anos
Último recorde: 6º lugar em 2022
Caminhão: IVECO PowerStar

— Martin van den Brink – RESPONDE —

Algum treino especial?
“2 vezes por semana, eu treino com um peso no pescoço para dificultar e absorver mais choques, e se você absorve mais choques, significa que você pode pilotar mais rápido.”

O que acha do seu filho competindo?
Vamos lutar e, no final, se eu puder ajudá-lo, eu o farei. E acho que temos que lutar, com o Team de Rooy, e fazer com que a IVECO tente ter o melhor resultado, e o melhor resultado significa que temos que lutar pelo pódio, e é claro que vamos fazer isso!”

PRÓLOGO, ETAPA 1 E ETAPA 2

Neste final de semana tivemos o início do Rally Dakar 2023, direto do deserto de Dammam, na Arábia Saudita. No sábado, dia 31/12, nossos pilotos participaram do prólogo, percorrendo 13km e mostraram muita garra e preparo ao enfrentar os primeiros desafios.

Prologue

No dia 1, com o percurso de 602.56 km, os times IVECO continuaram acelerando pelas dunas em SEA CAMP. O piloto Mitchel van den Brink (#511), garantiu o terceiro lugar para a equipe Eurol Team de Rooy IVECO com o tempo de 4h06m36s e Janus van kasteren (#502) da equipe Boos Machinery Team de Rooy IVECO, ficou em quinto lugar com 4h12m46s.

No palco de hoje, indo do Mar Vermelho para AlUla, os competidores enfrentaram um grande desafio. Os pilotos IVECO enfrentaram um trecho de muita emoção, desfiladeiros magníficos, velocidade, suor, furos e super dunas de areia. Driblando vários desafios, o piloto Janus van Kasteren (#502), garantiu o segundo lugar no estágio 2 da competição.

Shakedown

As provas do rally Dakar colocam os pilotos a toda prova. Após problemas no motor o piloto Victor Versteijnen (#504) não largou nessa segunda etapa, retirando o seu IVECO Powerstar da competição.

Confira abaixo as posições dos nossos pilotos no ranking geral após as primeiras etapas e continue acompanhando com a gente essa corrida no deserto!

2023 Ranking após estágio 02
Total distância percorrida: 589.07 km

2º 502 Janus van Kasteren 9h52m54s
4º 506 Martin van den Brink 10h15m57s
11º 511 Mitchel van den Brink 12h09m28s

ETAPA 3 e ETAPA 4

Stage 3 Al Ula – Ha’il

A terceira etapa foi agitada!
Após o excelente desempenho, o Boss Machinery Team De Rooy IVECO largou ontem, 3/01, como segundo. Um protesto oficial foi apresentado à FIA ??contra a penalidade de tempo de Janus van Kasteren. Esta penalidade de tempo está atualmente sob investigação.

Devido ao agravamento das condições do clima e à impossibilidade de garantir a segurança, a organização decidiu parar a prova no CP3. Até então, as diferenças entre os caminhões eram muito pequenas.

Em termos de tempos intermediários, o IVECO Powerstar com número de largada 502 rodou por muito tempo nas posições 4 e 5. Na última parte até o CP3, Van Kasteren perdia cada vez mais tempo. Parece um problema eletrônico no motor, talvez causado pelo excesso de água. Isso atrapalhou consideravelmente a direção e ele perdeu tempo.

2023 Ranking Geral após estágio 04

Total distância percorrida: 574.01 km

2º 506 Martin van den Brink 19h56m43
5º 502 Janus van Kasteren 20h28m02s
6º 511 Mitchel van den Brink 21h35m52s

ETAPA 5 E 6

Na quinta etapa, a equipe da Boss Machinery Team De Rooy IVECO, que largou em décimo, imediatamente atacou e ultrapassou o primeiro waypoint com o quarto tempo mais rápido!

Stage 5 Ha’il – Ha’il

O tempo no segundo waypoint indicava que eles eram os mais rápidos na pista e ao longo da etapa a liderança continuou a crescer. Correu muito bem e o motor funcionou como um relógio.

A tripulação do IVECO Powerstar número #502 não alcançou o céu imediatamente após a última etapa desafiadora de ontem, devido a um pneu furado pouco antes do ponto oito.

Stage 5 Ha’ il – Ha’ il

O excelente e consistente Martin van den Brink terminou em segundo, Van Kasteren jr. terceiro e o outro piloto do Team De Rooy, Mitchel van den Brink, conseguiu um excelente quarto lugar.

Janus van Kasteren sobre a etapa de hoje: “Antes da parada, os primeiros duzentos quilômetros eram dunas de nível 1. Então são fáceis de atravessar, mas com areia bem pesada”

Na sexta etapa, Martin van den Brink garantiu o primeiro lugar na prova, sendo que a primeira parte da prova foi em pistas onde a velocidade era alta. Mas, mesmo assim foi um dia fantástico para o Team De Rooy, que também conta com o novo líder da classificação Martin van den Brink. Janus e sua equipe da Boss Machinery Team De Rooy Iveco subiram para o terceiro lugar devido ao bom resultado de hoje

A emoção está crescendo entre os pilotos. O que o amanhã trará? Quem sabe! De qualquer forma, este dia terminou de forma muito positiva para o Team De Rooy.

2023 Ranking Geral após estágio 06

Total distância percorrida: 358 km

1º 506 Martin van den Brink
3º 502 Janus van Kasteren
6º 511 Mitchel van den Brink

ETAPA 7 E 8

O final de semana foi agitado! Pelo terceiro dia consecutivo, o piloto da Boss Machinery Team De Rooy IVECO, Janus van Kasteren jr., teve que deixar a vitória para Mitchel. A sétima etapa levou os pilotos por um percurso de conexão de nada menos que 288 quilômetros até o início da especial. Em uma distância de 333 quilômetros, eles lutaram por cada metro de velocidade.

“Nós apenas cortamos cantos onde podíamos. Aí não conseguimos mais sair, porque os outros vão seguir nossos rastros. Colocar essas faixas também leva um pouco de tempo, mas feliz por termos chegado primeiro hoje. E estamos nos aproximando do primeiro lugar novamente.” diz Janus Van Kasteren.

Já na etapa 8, após um percurso de 95 quilômetros, os participantes aguardavam uma especial de 346km. No que diz respeito às superfícies, havia um pouco de tudo: pedra, caminhos de cascalho, mas também algumas dunas.

Que o rali Dakar é o rali mais difícil do mundo ficou claro mais uma vez hoje. Depois da euforia de ontem, o Boss Machinery Team De Rooy IVECO, agora teve que fazer dois furos. Nos primeiros 70 quilômetros, os homens do Iiveco Powerstar ficaram sem pneus.

Janus: “Muitas pedras no começo. Pensávamos que tínhamos um pneu vazio na frente à direita. Não conseguíamos manter a pressão do ar alta o suficiente, então em algum momento decidimos trocar o pneu porque a temperatura do pneu subiu de 90 para 100 graus. Obviamente, é mais fácil trocar um pneu quando ele ainda está inteiro e não completamente destruído. “

Confira o ranking geral até agora!

2023 Ranking Geral após estágio 08

Total distância percorrida: 822.94 km

2º 506 Martin van den Brink
3º 502 Janus van Kasteren
5º 511 Mitchel van den Brink

DESCANSO, ETAPAS 9 E 10

Após um dia de descanso para os pilotos da IVECO, tudo pronto para retomar a segunda semana e continuar pelas provas desafiadoras do rali Dakar.

A nona etapa foi marcada por 686km de rotas complicadas e extremas. Janus van Kasteren perdeu um bom tempo arrumando a roda logo no início, para logo após encarar um rio assim como os outros pilotos.

Martin van den Brink e seu filho, Mitchel não tiveram tanta sorte e ficaram presos no rio, perdendo 41 minutos do seu tempo.

Na etapa 10, Martin van den Brink perdeu por pouco a vitória da etapa! Ficando 22 segundos atrás da vitória na etapa. Mesmo assim, o experiente piloto disse que o caminhão não sofreu nada e que iria para a etapa 11 com tudo.

Acidente no Rally Dakar

O líder da classificação Ales Loprais, deixou o rali após se envolver em um acidente fatal na terça-feira, atropelando um espectador que estava assistindo a prova. “É muito lamentável o que aconteceu. Enquanto isso, a corrida continua. Acho que ainda temos todas as chances. Amanhã começa a fase decisiva com a maratona. Então saberemos mais.”

ETAPA 11

 A primeira parte da etapa maratona rendeu um confronto sensacional. Martin van den Brink venceu a etapa e se aproximou do companheiro de equipe Janus van Kasteren na classificação geral para apenas 72 segundos.

“Que etapa”, disse Martin esta tarde no acampamento da maratona logo após sua vitória. “No início ficámos perto do Mitchel e conseguimos seguir bem as pistas. Ganhamos a etapa e estamos muito felizes com isso. É uma pena que estejamos a apenas 1 minuto e 12 segundos de assumir a liderança. Você pode imaginar isso? Depois de um dia tão difícil.

Confira abaixo como está a classificação geral dos nossos pilotos da equipe Eurol Team de Rooy IVECO e Boss Machinery Team de Rooy IVECO.

Acompanhe com a gente! 

Já deu para sentir que o Rally Dakar 2023 é épico e imperdível, né? Para ficar de olho em toda a aventura, e torcer pelas equipes IVECO Dakar, acompanhe o perfil do Dakar no Instagram, o site oficial, e o nosso perfil IVECO Brasil. Não deixe de se ligar aqui no blog também, pois iremos atualizar as informações deste artigo a cada etapa! 

Quer saber sobre as curiosidades dessa competição? Clique aqui.

Nós já estamos prontos! E você?  Vamos juntos levantar poeira na Arábia Saudita! 

Sem Comentários

Postar um Comentário