Topo

Como cultivar alimentos em casa

A poucos dias da Agrishow, prepare-se para adentrar no universo do cultivo agrícola fazendo a sua própria horta doméstica.

Imagine ter sempre à disposição uma hortaliça para complementar o almoço ou um simples alecrim para temperar uma refeição. Cultivar alguns alimentos em casa é possível, mesmo para quem dispõe de pouco espaço. O CicloVivo traz hoje uma série de informações sobre o assunto que vão te auxiliar a perder o medo de colocar a mão na massa, ou melhor, a mão na terra! 

A grande vantagem de plantar alimentos em casa é certamente o impacto na saúde. Com uma horta, é possível consumir alimentos frescos produzidos localmente e ainda orgânicos – uma vez que será possível escolher o próprio adubo livre de agrotóxicos. Aqui nesse texto da Iveco a gente fala um pouco sobre a compostagem e como é possível obter um composto fértil para suas plantas a partir dos restos dos alimentos consumidos em casa.

Outros benefícios incluem economia no bolso e reconexão com a natureza – uma vez que será necessário prestar atenção nos ciclos naturais para entender a demanda de cada plantio. Para muitos, plantar é ainda uma forma de terapia, aliviando o estresse cotidiano. 

Além do cultivo em casa, outra ideia é se unir aos vizinhos e, se houver um terreno baldio no bairro, desenvolver uma horta comunitária. Esta é uma forma de implantar uma rede de cultivo mais potente e fortalecer os laços com a comunidade. O primeiro passo é buscar apoio da prefeitura, pois caso a área abandonada pertença ao município será possível pleitear o uso do espaço. Atualmente, muitas gestões têm incentivado a agricultura urbana. Veja mais aqui sobre como dar os primeiros passos para criar uma horta comunitária

Como cultivar alimentos em casa

Para quem já se convenceu das vantagens de cultivar os próprios alimentos, mas não sabe por onde começar, confira abaixo dicas práticas: 

Uma das primeiras questões é o que começar a plantar. Na dúvida, comece pelo mais fácil. Algumas espécies requerem poucos cuidados e possuem um ciclo de desenvolvimento rápido. Bons exemplos são as hortaliças como rabanete, rúcula, alface e alguns temperos como salsinha, cebolinha, coentro e manjericão.

Na escolha do local, saiba que as plantas não devem ficar expostas ao sol o dia inteiro ou receber ventos fortes. Por isso, dê preferência a áreas com incidência de luz solar pela manhã, próximas a janelas ou mais ventiladas. 

Para quem possui pouco espaço, além de vasos, comece reaproveitando baldes de tintas, vasilhas de manteiga, garrafas pets, caixotes, estruturas de tábuas, tubos PVC. Caso escolha um recipiente onde a água escoe com muita facilidade, como no caso do caixote de madeira, forre o fundo com um tecido. Pode ser TNT, manta bidim fina, saco de batata ou até mesmo uma camiseta velha. O importante é que o tecido deixe a água passar. 

Outro ponto fundamental do plantio é ter um solo saudável. Para evitar a proliferação de fungos ou bactérias, por exemplo, jamais regue até que o solo fique encharcado. Mantenha o nível ideal de umidade do solo, controlando-o com cobertura seca. Para nutri-lo, use adubos orgânicos e, durante o desenvolvimento das plantas, retire apenas ervas daninhas que competem por nutrientes. 

Incluir hortelã, citronela ou arruda em seu cultivo pode ajudar a afastar pragas, uma vez que elas funcionam como repelentes naturais. 

Cada espécie possui sua necessidade de rega, é preciso buscar informações em cada caso. Mas, em geral, muitos pecam pelo excesso, então lembre-se: a terra deve estar úmida, nunca encharcada. Para saber se uma determinada planta precisa de água, o teste não poderia ser mais simples: basta colocar o dedo e sentir se o solo está seco ou não. 

Ainda no quesito rega, uma técnica é molhar as mãos na água e sacudi-las sobre as culturas imitando o efeito da chuva. Esta é uma alternativa para não machucar as mudas mais sensíveis, como a alface, o tomilho e a hortelã. De todo modo, os melhores momentos para rega são pela manhã ou ao final da tarde.

Tendo em mente todas essas dicas, você já pode finalmente partir para o primeiro plantio: coloque uma camada de argila expandida para drenagem no recipiente escolhido, uma segunda camada de areia de água doce e complete com uma mistura de terra argilosa, areia e húmus orgânico. A proporção básica é de um terço para cada ingrediente. 

É importante sempre buscar informações específicas sobre cada plantio. Espécies de regiões secas geralmente gostam de solo arenoso, enquanto as que necessitam de mais água, gostam da terra mais argilosa.  

Dicas bônus: a argila pode ser substituída por brita, cascalho ou até tijolos ou telhas quebradas; na hora de podar galhos, corte sempre na diagonal e próximo a nós e, por fim, faça a adubação orgânica a cada três meses.

Agricultura inteligente

Todas as informações que compartilhamos aqui são acessíveis para você testar em casa, porém o universo do plantio é gigantesco e cada vez mais tecnológico. Entre os dias 1 a 5 de maio de 2023, acontece em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, a Agrishow – uma feira internacional de tecnologia agrícola. O evento é uma oportunidade de adentrar neste mundo das tecnologias que garantem eficiência e sustentabilidade no campo. 

Com mais de 800 marcas do Brasil e exterior, o Agrishow contará com a presença da IVECO, que levará aos produtores rurais suas inovações no setor de transportes. Dos leves aos extrapesados, a IVECO possui veículos para o transporte de cargas e de passageiros para atender às diversas demandas do mercado agrícola. 

Saiba mais sobre a IVECO na Agrishow clicando aqui.

Acompanhe as nossas redes sociais durante o evento!

2 Comentários

Postar um Comentário