Topo

AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO DIFERENCIAIS NA PROFISSÃO

Fala, turma! 

Quem é motorista de caminhão e tem anos de experiência na área já sabe, a profissão exige várias habilidades além da permissão específica para dirigir, cursos específicos, idade e escolaridade mínima. É preciso responsabilidade, cuidado e, claro, dirigir com prudência e segurança. Mas, hoje, além disso, está sendo cada vez mais necessário saber lidar com a tecnologia mais avançada, presente em veículos mais novos. Por isso, quem é motorista de caminhão precisa se atualizar e quem deseja exercer a profissão precisa se capacitar para as novas exigências do setor.

A escassez das vagas

Como consequência, a falta de profissionais qualificados no mercado é uma realidade nas empresas. Há profissionais, mas a maioria não está preparada e apta à modernização dos caminhões.

Em uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC) ligado ao Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Região (Setcesp), foi identificado que 81% das 41 empresas consultadas encontram dificuldades para contratar motoristas de caminhão qualificados, e 38% das empresas estão com parte da frota parada por falta de profissionais. Essa carência cíclica existe no país inteiro.

O problema não se limita apenas à ausência de mão de obra e ao pouco interesse em tirar a carteira C, mas se deve muito à falta de profissionais capacitados e especializados. Hoje em dia, as operações estão mais modernas, e os veículos e sistemas estão equipados com tecnologias embarcadas das quais é preciso ter o conhecimento básico para manuseá-las. O profissional precisa ter certa intimidade para estar apto a operar os sistemas de controle mais modernos e tecnologia avançada.

Muitas empresas estão com parte da frota parada por não encontrarem motoristas disponíveis e habilitados. A nova geração está na mira das empresas para equilibrar o quadro de colaboradores, mas ainda há pouco interesse dos jovens em seguir a profissão. Para atrair essa turma, as empresas estão abrindo o leque de benefícios oferecidos e investindo em estruturas que proporcionem mais qualidade de vida. Como estratégia para conseguir preencher as vagas, as empresas estão investindo também na formação de novos condutores, mas existem dois fatores que não permitem o avanço da contratação: a baixa procura pela vaga e o índice de reprovação alto.

Motoristas com mais experiência e especializações saem na frente

Na contramão da dificuldade em encontrar estes profissionais, há a vasta oferta de cursos voltados à capacitação de motoristas de caminhão e à sua integração com o mundo digital e  novas tendências. Além de proporcionarem a especialização, os cursos agregam novos conhecimentos, ajudam a enfrentar novos desafios, contribuem para o crescimento na carreira e podem dar mais destaque no mercado de trabalho. Acompanhar as novas tecnologias e estar em contínuo processo de aprendizado e preparação são instrumentos de valorização do profissional. 

Para ajudar quem deseja se tornar um motorista de caminhão ou quer se especializar, vai uma dica: o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Social de Aprendizagem do Transporte) possui uma grade extensa de cursos que são voltados para o mundo digital e novas tendências. Clique, acesse o site e confira! 

Sempre em busca de novos talentos e que dividam os mesmos valores que a empresa, você, que deseja fazer parte da IVECO, pode cadastrar ou enviar seu currículo em nosso site!  

Sem Comentários

Postar um Comentário