Top

10 mandamentos da direção econômica

10 mandamentos da direção econômica

Quando se fala em economia, logo vem à cabeça a ideia de conforto e leveza, principalmente ao bolso. Nossos amigos do Blog Deva publicaram recentemente os 10 Mandamentos da Direção Econômica. A gente achou tão legal que resolveu trazer para cá. Veja algumas dicas abaixo:

1.Acelerar com suavidade

Ao pisar fundo no acelerador, o consumo aumenta, pois, o motor injeta mais combustível para a queima. Por isso, é importante dosar o acelerador, não pisando mais que o necessário.

2. Diminuir a velocidade

Altas velocidades fazem com que a rotação do motor aumente e, crescendo também o consumo de combustível. Também, quanto maior a velocidade, maior a resistência do ar sobre o veículo, o que exige mais força do motor para vencer esse arraste.

3.Descer engrenado

Naquela ladeira difícil de descer, mantenha o caminhão sempre engrenado. Com a injeção eletrônica, quando você tira o pé do acelerador, o motor recebe ainda mais combustível para manter a rotação das rodas em marcha lenta.

4.Antecipar um obstáculo

Notou que logo à frente existe um semáforo, um pedágio ou um posto de pesagem? Não espere chegar perto para frear e antecipe a redução de velocidade anteriormente, tirando o pé do acelerador para que o veículo perca velocidade gradativamente. Assim, você economizará combustível por cortar o consumo mais cedo.

5.Desligar o ar-condicionado

O ar-condicionado consome parte da potência do motor e você acaba obrigado a acelerar mais para compensar a perda. Evite usar o ar-condicionado em dias mais frios e prefira a ventilação natural sempre que possível.

6.Usar marchas mais altas

Sempre que possível, em terrenos planos, ou leves declives, mantenha marchas mais altas a fim de buscar uma menor rotação do motor. Durante uma aceleração ou retomada de velocidade suba as marchas antes, garantindo maior economia de combustível, pois quanto o menor a rotação do motor, menor o consumo para uma mesma velocidade.

7.Calibrar os pneus

A calibração correta e constante dos pneus é essencial para ter a aderência adequada e a segurança para rodar. Além disso, ela ajuda no consumo de combustível.

8.Evitar carregar peso desnecessário

Um caminhão vazio tem um comportamento totalmente diferente de quando está carregado. O desempenho e o consumo são bem melhores quando o carro está mais leve. Assim, evite carregar pesos desnecessários.

9.Andar em dia com a manutenção

A manutenção garante um bom desempenho do motor e, consequentemente, um bom consumo de combustível. Faça as revisões do seu veículo conforme a recomendação do fabricante.

10.Evitar horários de pico

De maneira geral, nas regiões metropolitanas, o horário de pico acontece entre 7h e 9h e entre 17h e 20h. Programe-se, sempre que possível, para evitar trafegar nesses horários de congestionamento que não só aumentam o tempo da viagem, como também elevam (e muito) o consumo de combustível.

 

Iveco Brasil