Top

Saiba tudo sobre o Curso de Reciclagem para caminhoneiros

Saiba tudo sobre o Curso de Reciclagem para caminhoneiros

Imprevistos acontecem, principalmente quando você não está atento às regras de trânsito e rodovias. Com isso, é possível que você perca o direito de dirigir o seu bruto e a única saída é realizar o Curso de Reciclagem para motoristas infratores.

Segundo o Portal do Trânsito, o Curso de Reciclagem é uma penalidade imposta aos infratores, aplicada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e que é obrigatória ao infrator que está com o direito de dirigir suspenso, ou que tenha provocado acidente grave, que tenha sido condenado por delito de trânsito, ou ainda, que tenha a CNH cassada. 

CURSO DE RECICLAGEM PARA CAMINHONEIROS

Os caminhoneiros que não estão em dia com as suas aulas de reciclagem podem perder a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. Essa medida segue a Lei 13.154, e vale para os profissionais que somam 14 pontos em penalidades no período de um ano.

O Curso de Reciclagem para caminhoneiros permite aos condutores rever alguns conceitos e regras aprendidos durante as aulas teóricas ao tirar a carteira de habilitação pela primeira vez.

Com a correria e falta de atenção, várias infrações podem ser cometidas no trânsito todos os dias, por isso, o Curso de Reciclagem se torna uma solução para que a sua CNH seja zerada e toda a sua pontuação retirada. Ao chegar aos 14 pontos, o motorista tem sua carteira suspensa, sendo impossibilitado de trabalhar dirigindo o seu pesado. 

Tornar-se um condutor melhor não trará benefícios só para você, caminhoneiro, mas também para toda a sociedade, já que evitará acidentes e não colocará outros condutores e pedestres em risco. 

COMO FUNCIONA O CURSO

O Curso de Reciclagem conta com a carga horária de 30 horas de aula, que abordam questões relacionadas a primeiros socorros no trânsito, direção defensiva, relações interpessoais, regras e boas condutas no trânsito e legislação.

Após assistir a todo o conteúdo, o motorista precisa obter pelo menos 70% de aproveitamento em uma prova aplicada pelo Detran. Se o motorista for reprovado uma vez, é possível tentar acertar o número de questões novamente. No entanto, caso você reprove pela segunda vez, deverá assistir a todo o curso teórico, ou seja, 30 horas de aula novamente.

Dependendo da infração cometida pelo motorista, também pode ser exigida prova prática e testes psicotécnicos para que a pessoa tenha direito novamente à sua CNH.

DETRAN OFERECE CURSO ON-LINE

A realização do curso também pode ser feita a distância (EAD). Essa modalidade é permitida por vários estados no Brasil, no entanto, só é confiável quando ministrada por instituições que são homologadas e credenciadas pelo Detran. As empresas registradas em Minas Gerais, por exemplo, podem ser conhecidas no site do Detran-MG. Consulte as instituições que são credenciadas no Detran da sua cidade! 

A versão on-line do curso é igual à presencial, já que as matérias teóricas e a carga horária são as mesmas. Sua vantagem é não precisar se deslocar até uma autoescola para assistir às aulas e organizar o tempo de estudos diários de acordo com a sua rotina. 

É importante lembrar que ao final do curso, seja na autoescola, seja a distância, o motorista com a carteira suspensa precisa ser aprovado em um exame presencial, que é aplicado pelo Detran, para ter novamente o direito de dirigir.

Conhece alguém que está precisando realizar o Curso de Reciclagem? Compartilhe este blogpost com seus amigos caminhoneiros!

Até a próxima! 

Iveco Brasil