Topo

As vantagens da manutenção preditiva

Esses dias, lendo as matérias presentes no blog da Iveco, vi uma matéria falando sobre a manutenção preditiva no programa de manutenção dos caminhões.

Confesso que gostei muito de me deparar com o texto, pois acompanho sempre que posso o universo dos aviões e a expressão “manutenção preditiva” é muito comum por lá, justamente pelo fato da segurança ser um assunto sério na aviação. Tudo é redundante no quesito prevenção de acidentes, e a manutenção preditiva se torna ideal neste quesito.

A chegada desta modalidade no TRC (Transporte Rodoviário de Carga), mostra que o setor esta ficando cada vez mais profissional e produtivo. Ao implantar esse controle, os estudos em cima das peças que compõe o caminhão são controlados a fundo, envolvendo testes, ultrassom, inspeções e acompanhamento, evitando assim, desmontagens e trocas desnecessárias, e consequentemente a parada do caminhão.

A partir da implantação do sistema, imediatamente é obtido aumento de produtividade e desempenho da frota, sem contar ganhos com segurança, disponibilidade e aumento da vida útil do equipamento. Existem palavras mais bonitas que essas quando o assunto é controle dos gastos com o caminhão?

Enfim, para quem nunca ouviu, ou mesmo não sabe do que se trata, fiquem ligados que o modal manutenção preditiva irá se tornar cada vez mais comum no transporte.

Sou apaixonado por  tecnologia. Ao relembrar as mudanças que os cargueiros vieram sofrendo ao longo destes anos, fica nítido o avanço tecnológico, deixando os caminhões cada vez mais interessantes, e este tipo de manutenção vem tirar proveito de toda esta tecnologia embarcada, pois tudo que é subutilizado, tem dinheiro jogado fora, e investir em veículos que custam milhares de reais e não aproveitar seu pacote de soluções embarcadas e consequentemente ganhar segurança com ele, pode ser um desastre financeiro.

Caminhoneiro ou frotista, invistam na manutenção. No futuro a médio e longo prazo, colherá excelentes frutos.

Até a próxima.

Sem Comentários

Postar um Comentário