Topo

Novembro Azul: não siga pelo caminho do preconceito. Siga pelo caminho do autocuidado, pois esse sim te leva a algum lugar

Eita, que já estamos há dois meses de 2021! Fala aí, você também está com a sensação que o ano começou ontem? Rapaz, passou foi voando! Parece até que era carga horária. ?

2020 nos reservou muitos desafios e provocou transformações nos quatro cantos do país. Agora, com o futuro “clareando”, os cuidados da saúde contra o novo coronavírus precisam continuar. Evite aglomeração, use sempre a máscara em locais públicos, tenha sempre com você um álcool em gel ou até uma misturinha de água e sabão. É importante manter as mãos sempre limpas e evitar o contato das mãos nos olhos, nariz e boca.

Novembro Azul

Agora, vamos conversar sério aqui! Você com certeza já ouviu sobre o Novembro Azul que, assim como o Outubro Rosa, tem campanha todos os anos para conscientizar a população sobre o câncer de próstata. Antes de te contar mais sobre os dados da doença, queria te fazer uma pergunta: você sabe por que a campanha do Novembro Azul começou?

Vamos voltar alguns anos, lá em 2003, na Austrália, quando iniciou o movimento Novembro Azul. O objetivo foi a conscientização do diagnóstico de doenças que atingem a população masculina. Aqui no Brasil a ação começou em 2008.

Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula presente nos homens, que fica próxima à bexiga. Em homens jovens, o órgão tem o tamanho de uma ameixa, mas, com o passar da idade, ele vai aumentando. O câncer de próstata se dá quando as células se multiplicam de forma descontrolada e, muitas vezes, a doença não apresenta sintomas, aumentando o risco do câncer crescer e se espalhar para outros órgãos.

De acordo com a pesquisa do INCA, Estimativa 2020 – Incidência de Câncer no Brasil, em 2020, serão contabilizados cerca de 65 mil novos casos, sendo o segundo câncer que mais mata homens no país.

Diferente do câncer de mama que não existe uma causa específica, no câncer de próstata, a idade, sobrepeso/obesidade e o histórico de câncer de próstata na família são os principais fatores para a evolução da doença. 

Prevenindo o câncer de próstata

Assim como outras doenças, é possível evitar que o câncer de próstata se desenvolva realizando uma atividade física, mantendo o peso adequado, não fumando e não ingerindo bebida alcoólica.

A gente sabe que na vida corrida não pensamos muito no que estamos comendo, se estamos nos exercitando, etc. Mas, mesmo que por dez minutos, faça uma caminhada diariamente. No restaurante, escolha alimentos mais saudáveis que possuam menos gordura, sódio e conservantes. 

Como identificar o câncer de próstata?

A próstata também pode ser afetada por alguma doença bacteriana que possui sintomas parecidos com o do câncer de próstata, por isso, o recomendável é realizar o Antígeno Prostático Específico (PSA), um exame de sangue que mede a quantidade de proteína produzida pela próstata ou, além disso, realizar o toque retal na próstata.

Nesse ponto, eu quero chamar a atenção para uma coisa: o preconceito que existe em cima desse exame.

Muitos homens acham que esse exame pode ser invasivo e dizer algo sobre a sua personalidade, mas, o que poucos sabem é que o exame não demora nem 10 segundos para ser realizado, ou seja, o tempo que você gasta trocando a marcha do seu bruto é mais demorado do que o toque retal. Na verdade, o que costuma demorar em uma consulta é a conversa que você vai ter com o seu médico e o preparativo para o exame. 

Não siga pelo caminho do preconceito. Siga pelo caminho do autocuidado, pois esse sim te leva a algum lugar.

Mesmo fazendo os dois exames, ainda é necessário realizar uma biópsia da próstata para que as células sejam analisadas em laboratório e aí sim fazer a identificação da doença.

Rede de Apoio

Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul existe para a conscientização de todos. Entender sobre o câncer pode contribuir para um tratamento mais tranquilo, diminuindo os receios e medos que cercam a doença. Converse com os amigos, familiares e filhos sobre a campanha e incentive que eles façam o acompanhamento médico e exames preventivos. 

A IVECO reconhece a importância de abraçar a causa

Nós sabemos do compromisso que temos com todos(as) os(as) caminhoneiros(a) e motoristas do Brasil, por isso, convidamos especialistas do Instituto Mário Penna, instituição filantrópica de saúde especializada em tratamentos contra o câncer em Belo Horizonte/MG, para reforçar os cuidados, prevenção e tratamento do câncer de próstata. Carregados de informação, os vídeos serão divulgados ao longo do mês de novembro, em nossas redes sociais.

Fique ligado para não perder nenhum conteúdo para desmistificar a doença. Aproveite e compartilhe este blog com seus amigos e familiares.

Sem Comentários

Postar um Comentário