Topo

No Dia Mundial da Água, Iveco Group apresenta nova meta de reaproveitamento do recurso natural

O consumo desenfreado e irracional de água traz consequências severas para todo o planeta. Consciente de seu papel na sociedade,  a Iveco Group apresenta, no Dia Mundial da Água, medidas efetivas para reutilização do recurso de forma inteligente, com metas e ações alinhadas ao ODS 6 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU) – Água Potável e Saneamento, que busca garantir disponibilidade e manejo sustentável do recurso e saneamento para todos.

 Uma dessas metas foi alcançada no ano passado, quando a empresa reaproveitou 61% de todo o recurso utilizado no complexo industrial de Sete Lagoas, na região central de Minas Gerais, onde estão as plantas da IVECO e da FPT Industrial. O objetivo para este ano é ampliar os números e dar uma nova destinação a 65% do recurso utilizado nas fábricas.

“Ano após ano, revisamos nossas metas, tanto de consumo quanto de reúso, para torná-las mais desafiadoras, buscando reduzir ao máximo nosso impacto. Aqui, tratamos a economia de água com máxima prioridade, sempre desenvolvendo projetos de redução de consumo e maximização do reaproveitamento, tudo isso alinhado ao ODS 6 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU) – Água Potável e Saneamento, que busca garantir disponibilidade e manejo sustentável do recurso e saneamento para todos”, explica Irio Grossi, gerente de EHS (Meio ambiente, Saúde e Segurança) para a América Latina.

A água reaproveitada na planta de Sete Lagoas é direcionada para uma série de atividades rotineiras, como limpeza dos pisos das fábricas e manutenção dos jardins e das torres de resfriamento, que abastecem tubulações responsáveis por manter equipamentos sob baixa temperatura. O recurso também é usado nos tanques onde são feitos os testes hídricos dos veículos de defesa. Cada estrutura tem capacidade para 804m³ de água e consome, mensalmente, cerca de 2,5 milhões de litros.

A IVECO também otimiza o manejo da água por meio de um sistema de captação de chuva. Todos os anos, são coletados cerca de 150m³, o equivalente a 150 mil litros de água – quantidade suficiente para o consumo de 45 pessoas durante um mês inteiro. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros por dia) para terem atendidas as necessidades de consumo e higiene.

A empresa trata a economia de água com máxima prioridade, sempre desenvolvendo projetos de redução de consumo e maximização do reaproveitamento.

Sem Comentários

Postar um Comentário