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Já fez o balanço de quanto faturou em 2015?

Amigos, graças a Deus chegamos ao fim de mais um ano!

E, apesar de ter sido um ano com alguns contratempos econômicos e com frete barato, espero que tenha sido no “azul” seu fechamento. Falando em contas, você sabia que o maior custo, depois do diesel, são os pneus?

Nossos caminhões leves, quando estão novos, chegam com sete pneus “cabeludos”, como no dito popular, e existe a necessidade de se fazer rodízio periodicamente. Se feito corretamente, esses pneus terminam sua vida útil ao mesmo tempo. Como as contas normalmente andam apertadas para todos, teremos sete carcaças para serem reformadas e compramos dois pneus novos para frente.

Nesse caso já não é possível fazer um rodízio como recomendado no manual, mas de outra forma: a cada 10000 quilômetros rodados, troca-se os lados. Depois os pneus são virados na roda, sempre conferindo o balanceamento, sucessivamente, até o limite TWI.

Mas, temos um problema comum nos leves: a ondulação e desgaste irregular.

Depois de muitos anos apanhando desse problema, o Nato, um técnico em balanceamento e alinhamento de uma empresa de pneus em Ourinhos, me ensinou uma boa dica: os pneus novos devem rodar no eixo de tração por 12 a 15 mil quilômetros antes de irem para a dianteira. Fazendo dessa forma, tenho conseguido atingir até 80 mil quilômetros com meus pneus na dianteira, com desgaste regular.

Lembre-se de conferir a pressão dos pneus ainda frios e siga as recomendações do fabricante!

Um abençoado final de ano e que Deus derrame suas ricas bênçãos sobre o nosso amado País em 2016! Ao team Iveco, desejo sucesso, saúde e paz em 2016!

Cristiano Bueno

Cristiano Bueno – Dono do canal vlog8rodas, no Youtube.

 

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