Top

Transporte em foco e as áreas de descanso da BR-163

Transporte em foco e as áreas de descanso da BR-163

Olá! No Facebook, junto com alguns amigos, participo da comunidade Transporte em foco. O grupo é antigo, vem da época do Orkut, e mantemos constantes diálogos sobre os problemas do transporte rodoviário de carga e suas possíveis soluções. O grupo é incrível, pois cada um compartilha suas experiências e vivências e transfere isso para a tentativa da melhora de qualidade na profissão. Diversos assuntos são abordados e até comparados com mercados mais ricos e evoluídos, como os EUA, já que um dos participantes é o Marcos Ténéré, motorista carreteiro nos Estados Unidos.

Com as constantes mudanças que a internet vem sofrendo, tentamos manter atualizado nosso grupo, criando outras plataformas para sempre facilitar nossa comunicação. Com isso surgiu recentemente o grupo também no WhatsApp. E é justamente neste aplicativo de mensagens que recebemos uma foto do nosso amigo Marcio Bertotto mostrando as áreas de descanso na BR-163, se é que podemos chamar aquilo de área de descanso.

Eu passei pelo trecho algumas vezes na época que estavam sendo implantados. Existiam placas informando sobre o local de parada, mas eram apenas placas laranjas com um acostamento um pouco mais largo, mas tinham sinais de que ainda estavam em obras. Tentei imaginar como ficariam após o término e, para minha surpresa, as anunciadas áreas estavam do mesmo jeito que eu vi, apenas com um acostamento mais largo. Um absurdo!  Local sem segurança e suporte algum para o caminhoneiro. Isolado, sem o mínimo de estrutura, ausência de banheiros, local para alimentação, telefones, ou seja, um pequeno espaço no acostamento no meio do nada!

E ainda aparecerão políticos para dizer que as obras para benefício do motorista profissional foram realizadas e provavelmente usarão isso como material de campanha. Todo esse fato serve para mostrar como o governo não enxerga a importância do setor para um crescimento continuo, e fica clara a incompetência eterna da política brasileira, totalmente diferente dos registros do Marcos diretos dos EUA, onde ele, por meio do seu canal no YouTube ( Vlog18rodas), nos brinda sempre com as áreas de descanso, as chamadas Rest Áreas, com muita infraestrutura para o caminhoneiro cumprir seu tempo de descanso e até pernoitar.

O Brasil tem que urgentemente entender que essas áreas são fundamentais, pois os maiores usuários das rodovias são os caminhoneiros, que quase sempre enfrentam longos trechos, e precisam de um local apropriado para parar, além de refletir em segurança para os demais usuários.

Enquanto o governo não acordar para suas obrigações, iremos continuar dialogando e tentando achar soluções no grupo Transporte em Foco.

Até a próxima.

Wagner Araújo Wagner Araújo – Carreteiro e responsável pelo blog Wagner Caminhões http://wagnercaminhoes.blogspot.com.br/

 

Iveco Brasil